logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula sobre o folclore educação infantil alinhado à BNCC

Plano de aula sobre folclore para educação infantil

O folclore brasileiro é uma festa de cores, sons e histórias que encanta os pequenos e transforma a sala de aula num verdadeiro palco de magia e imaginação!

Para nós, professores da Educação Infantil, essa é uma oportunidade de ouro para trabalhar valores culturais, linguagem oral, coordenação motora, criatividade e ainda dar boas gargalhadas com os causos da Cuca, do Saci e da Iara.

Neste plano de aula alinhado à BNCC, o foco é trazer o folclore de forma divertida, significativa e cheia de vivências sensoriais. Prepare a cantiga, a contação de histórias, a tinta e a alegria, porque essa semana vai ser folcloricamente inesquecível!

Confira uma variedade de recursos para trabalhar folclore na educação infantil: (clique e confira)

Preparamos dois planos: um para MATERNAL e outro para PRÉ-ESCOLA. Confira abaixo:

PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL – MATERNAL (2 e 3 anos)

Tema: Folclore

Campos de experiência:

      • O eu, o outro e o nós

      • Traços, sons, cores e formas

    Habilidades da BNCC:

        • (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

        • (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

      Objetivo:

      Apresentar elementos do folclore brasileiro por meio de atividades sensoriais, despertando a curiosidade e incentivando a interação entre os colegas, com experiências que envolvem cor, forma, som e movimento.

      Metodologia:

      Aula vivencial e interativa, com estímulos visuais, táteis e sonoros. As crianças serão incentivadas a explorar, tocar, ouvir e manipular os materiais de forma livre, com apoio constante da professora e muita ludicidade.

      Recursos didáticos:

          • Fantoche ou boneco do Saci

          • Caixa sensorial com folhas secas, penas, tecidos e sementes

          • Massinha de modelar nas cores vermelho, verde e marrom

          • Imagens grandes e coloridas de personagens do folclore

          • Música instrumental suave com sons de natureza

        Desenvolvimento (passo a passo):

        Acolhida e ambientação:
        Receber as crianças com música suave. Estimular o toque e o abraço entre elas com apoio verbal: “Vamos dar bom dia com um tchauzinho?” – respeitando o tempo de cada criança.

        Apresentação do tema – personagem do dia (Saci):
        Apresentar um fantoche ou boneco do Saci. Fazer movimentos com o boneco e sons (como ventinho ou risadas do Saci), estimulando a atenção e a curiosidade. Dizer frases simples como: “Esse é o Saci. Ele é arteiro e pula com uma perna só!”

        Atividade sensorial com a caixa mágica do folclore:
        Entregar para pequenos grupos uma caixa sensorial com elementos naturais (folhas, penas, tecidos coloridos). Permitir que explorem livremente, com apoio verbal: “Olha a folha! Que cor tem? E essa peninha? É macia?”

        Atividade de modelagem – massinha do Saci:
        Entregar massinha nas cores vermelho (gorro do Saci) e marrom (pele). Estimular a manipulação livre, com incentivo à construção espontânea. Pode-se dizer: “Vamos fazer o nosso Saci?”, mesmo que as formas não se pareçam com o personagem.

        Momento de socialização:
        Reunir todos no tapete. Mostrar as criações com massinha e agradecer a participação de todos com palmas. Dizer: “Cada um fez o seu Saci, todos diferentes e muito lindos!”

        Avaliação:

        Observar o interesse das crianças pelos materiais apresentados, a participação nas atividades sensoriais, a interação com os colegas e o envolvimento nas explorações manuais. Valorizam-se as tentativas e expressões individuais, respeitando o tempo de cada criança.

        Confira uma variedade de recursos para trabalhar folclore na educação infantil: (clique e confira)

        PLANO DE AULA – EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA

        Tema: Folclore

        Campos de experiência:

        • O eu, o outro e o nós
        • Escuta, fala, pensamento e imaginação

        Habilidades da BNCC:

        • (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
        • (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

        Objetivo:

        Apresentar elementos do folclore brasileiro de forma lúdica, despertando nas crianças o respeito pela diversidade cultural, incentivando a imaginação, a escuta atenta e a expressão oral por meio de contação e reconto de histórias.

        Metodologia:

        Aula expositiva-dialogada com contação de histórias folclóricas brasileiras, roda de conversa e atividades artísticas. Uso de recursos visuais e sonoros, com envolvimento ativo das crianças por meio de dramatizações, recontos orais e produções criativas.

        Recursos didáticos:

        • Livro de história folclórica (ex: “O Saci” ou “A Cuca”)
        • Fantoches ou ilustrações dos personagens
        • Caixa surpresa com objetos folclóricos
        • Papel, lápis de cor, tinta, pincel
        • Fantasias ou acessórios simples (chapéu, lenço, etc.)

        Desenvolvimento (passo a passo):

        Acolhida e conversa inicial:
        Receber as crianças com música suave e perguntar: “Quem já ouviu falar do Saci? E da Iara? E da Cuca?”. Mostrar imagens desses personagens e conversar brevemente sobre suas origens e lendas.

        Contação de história:
        Contar uma lenda do folclore brasileiro com entonação envolvente, utilizando fantoches ou imagens. (Sugestão: “O Saci-Pererê” ou “A Cuca”).
        Pedir que as crianças fiquem atentas para contar o que mais gostaram no final.

        Roda de conversa:
        Após a contação, perguntar:
        — O que aconteceu na história?
        — Quem era o personagem principal?
        — Como você se sentiria se estivesse lá?
        Valorizar todas as falas, incentivando a escuta e o respeito pelo outro.

        Atividade artística – pintura folclórica:
        Oferecer papel e tinta para que cada criança pinte seu personagem preferido da história ou uma cena da lenda.

        Atividade de reconto:
        Em duplas ou pequenos grupos, convidar as crianças a “encenar” a história que ouviram. Os colegas assistem, incentivando a expressão oral e corporal. O professor pode registrar com fotos ou vídeos.

        Finalização:
        Montar um mural com os desenhos das crianças, intitulado “Nosso Folclore”.
        Cantar uma cantiga folclórica juntos para encerrar o dia (ex: “Sapo Cururu” ou “Ciranda, cirandinha”).

        Avaliação:

        Observar a participação ativa das crianças durante a contação e reconto da história, o interesse e respeito pelos personagens do folclore, a criatividade nas produções e a socialização nas rodas de conversa. Valorizar o progresso individual na escuta, expressão oral e envolvimento nas atividades.

        Conclusão

        Trabalhar o folclore na Educação Infantil é muito mais do que apresentar lendas e personagens. É valorizar a cultura popular, estimular a imaginação, desenvolver a linguagem e promover o respeito às diferentes tradições do nosso país.

        Com este plano de aula alinhado à BNCC, você garante uma semana rica em aprendizagens, cheia de música, histórias e atividades que fazem brilhar os olhinhos das crianças.

        Aproveite cada momento, porque o folclore é puro encantamento — e quando a educação se conecta com a cultura, o aprendizado acontece de forma natural, divertida e inesquecível!

        Confira uma variedade de recursos para trabalhar folclore na educação infantil: (clique e confira)

        POSTS RECENTES