
Trabalhar os números na Educação Infantil é um passo fundamental para despertar nas crianças o interesse pela matemática de forma lúdica e significativa.
Mais do que aprender a contar, esse processo envolve a compreensão de quantidades, relações, comparações e registros. Pensando nisso, preparamos um plano de aula semanal completo sobre os números de 1 a 5 para a Pré-escola (BNCC), com atividades práticas, divertidas e alinhadas aos campos de experiência.
Cada dia traz propostas detalhadas que facilitam a aplicação pelo professor e tornam a aprendizagem prazerosa para as crianças.
Cronograma Semanal – Números de 1 a 5 Pré-escola
Dia da semana | Tema do dia | Campos de Experiência | Habilidades BNCC |
---|---|---|---|
Segunda-feira | Número 1 | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações / Traços, sons, cores e formas | (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais. |
Terça-feira | Número 2 | Corpo, gestos e movimentos / Escuta, fala, pensamento e imaginação | (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. |
Quarta-feira | Número 3 | O eu, o outro e o nós / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação. (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Quinta-feira | Número 4 | Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos | (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
Sexta-feira | Número 5 | Escuta, fala, pensamento e imaginação / Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história. (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes. |
Segunda-feira
Tema: Número 1
Campos de Experiência:
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
- (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Objetivo: Reconhecer o número 1, relacionando-o à quantidade e representando-o por meio de atividades artísticas.
Metodologia: Atividades lúdicas, explorando objetos concretos, contagem e produção artística.
Recursos Didáticos:
- Cartaz com o número 1
- Objetos concretos (um lápis, uma bola, uma boneca, etc.)
- Papel pardo
- Lápis de cor, tinta guache, cola e pincéis
Desenvolvimento (passo a passo):
- Iniciar mostrando o cartaz com o número 1, conversando com as crianças sobre situações em que usamos “um” (um brinquedo, um amigo, um livro).
- Propor a observação e manipulação de objetos: entregar um objeto por vez e pedir que as crianças nomeiem.
- Entregar folhas com o número 1 grande desenhado e orientar a pintura ou colagem com pedacinhos de papel colorido.
- Montar um mural coletivo com todas as produções, chamando atenção para a ideia de “um”.
Avaliação: Observar se as crianças conseguem identificar e relacionar o número 1 com a quantidade, participando das atividades propostas.
Terça-feira
Tema: Número 2
Campos de Experiência:
- Corpo, gestos e movimentos
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades da BNCC:
- (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Objetivo: Identificar o número 2, associando-o a pares e explorando atividades motoras e de expressão.
Metodologia: Dinâmicas corporais, jogos e atividades manuais.
Recursos Didáticos:
- Cartaz com o número 2
- Brinquedos em pares (2 bolas, 2 bonecas, 2 carrinhos)
- Papel sulfite, lápis de cor e massinha
Desenvolvimento (passo a passo):
- Apresentar o número 2 em cartaz, explicando que “2 é quando temos um e mais um”.
- Propor a dinâmica “andar de dois em dois”: formar pares de crianças para realizar pequenos percursos (de mãos dadas).
- Oferecer brinquedos em pares, incentivando a nomeação (“duas bolas”, “dois carrinhos”).
- Atividade de registro: entregar folhas para que as crianças façam dois desenhos iguais (ex.: dois círculos, duas flores).
- Modelagem com massinha: cada criança deverá modelar dois objetos (ex.: duas frutas, dois bichinhos).
Avaliação: Verificar se a criança identifica a quantidade dois e se consegue representá-la em desenho ou modelagem.
Quarta-feira
Tema: Número 3
Campos de Experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC:
- (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
- (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Objetivo: Compreender o número 3 em diferentes contextos, valorizando o trabalho em grupo e a classificação de objetos.
Metodologia: Atividades em grupo, brincadeiras cooperativas e classificação de materiais.
Recursos Didáticos:
- Cartaz com o número 3
- Blocos de montar
- Figuras de animais, frutas ou brinquedos (em quantidade 3)
- Folhas e lápis de cor
Desenvolvimento (passo a passo):
- Mostrar o número 3 e conversar sobre exemplos (três patinhos, três amigos, três brinquedos).
- Atividade em trios: organizar as crianças em grupos de três para realizar pequenas tarefas (ex.: montar três blocos, cantar três palminhas).
- Distribuir cartões com figuras variadas e pedir que as crianças separem em grupos de três iguais.
- Registro: cada criança desenhará três objetos de sua preferência.
Avaliação: Observar se as crianças conseguem trabalhar em grupo e identificar a quantidade três em diferentes contextos.
Quinta-feira
Tema: Número 4
Campos de Experiência:
- Traços, sons, cores e formas
- Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
- (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Objetivo: Identificar o número 4, associando-o a brincadeiras rítmicas e movimentos corporais.
Metodologia: Jogos musicais, exploração de sons e atividades corporais.
Recursos Didáticos:
- Cartaz com o número 4
- Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores, latinhas com arroz)
- Papel pardo e giz de cera
Desenvolvimento (passo a passo):
- Mostrar o número 4 e relacionar a situações do cotidiano (quatro rodas do carro, quatro patas de animais).
- Propor uma batida rítmica com instrumentos: cada criança deverá repetir quatro sons.
- Brincadeira “quatro pulinhos”: ao ouvir o comando, as crianças deverão dar quatro pulos, quatro palmas, quatro giros.
- Registro artístico: desenhar quatro elementos iguais no papel (ex.: quatro estrelas, quatro bolas).
Avaliação: Identificar se as crianças compreendem o número 4, relacionando-o a sons, movimentos e registros visuais.
Sexta-feira
Tema: Número 5
Campos de Experiência:
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC:
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
- (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
Objetivo: Reconhecer o número 5 em histórias e atividades de registro, explorando a imaginação e a contagem.
Metodologia: Contação de histórias, roda de conversa, atividades de registro e artes.
Recursos Didáticos:
- Livro infantil “Os cinco patinhos” ou similar
- Cartaz com o número 5
- Papel sulfite e lápis de cor
- Massinha ou palitos de picolé
Desenvolvimento (passo a passo):
- Contar a história dos cinco patinhos, destacando o número 5 ao longo da narrativa.
- Roda de conversa: pedir que as crianças citem situações do dia a dia em que aparece o número 5 (cinco dedos, cinco pessoas da família).
- Atividade de registro: desenhar cinco objetos iguais no papel.
- Construção com massinha ou palitos: representar o número 5 de forma concreta.
Avaliação: Observar se a criança identifica o número 5 na história, no cotidiano e nos registros criados.
Conclusão
Esse plano de aula semanal sobre os números de 1 a 5 para a Educação Infantil oferece ao professor um material pronto, prático e repleto de atividades lúdicas.
Através de brincadeiras, contações de histórias, músicas e produções artísticas, as crianças exploram as primeiras noções matemáticas de maneira concreta e divertida.
Além de desenvolverem a contagem e o reconhecimento dos números, ampliam suas habilidades sociais, motoras e criativas, em total consonância com a BNCC.