logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2026

Plano de aula infantil letras do alfabeto de a até z

Plano de aula infantil letras do alfabeto de a até z alinhado à bncc

Plano de aula infantil letras do alfabeto de a até z é essencial para ampliar o contato das crianças com a linguagem escrita, favorecendo o reconhecimento de letras, o desenvolvimento da consciência fonológica e a ampliação das possibilidades de comunicação. 

Trabalhar o alfabeto de forma lúdica fortalece a construção das bases da leitura e da escrita, permitindo que as crianças explorem símbolos, sons e significados em situações reais de aprendizagem. 

Este post apresenta um plano de aula semanal completo, cuidadosamente estruturado e alinhado à BNCC, com propostas práticas, organizadas e adequadas à Educação Infantil.

PLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO

Cronograma Semanal

Dia da SemanaCampos de ExperiênciaHabilidades (Códigos)
Segunda-feiraEscuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoEI03EF01, EI03EF03, EI03EF09
Terça-feiraTraços, Sons, Cores e FormasEI03TS02, EI03TS01
Quarta-feiraEspaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesEI03ET04, EI03ET07
Quinta-feiraCorpo, Gestos e MovimentosEI03CG02, EI03CG05
Sexta-feiraO Eu, o Outro e o Nós / Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoEI03EO04, EI03EF04, EI03EF06

Planos Diários

Segunda-feira — Descobrindo as letras

Tema: Apresentação das letras do alfabeto de A a Z
Campos de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades da BNCC:

      • EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, fotos, desenhos e outras formas de expressão. HABILIDADES PRE ESCOLA

      • EI03EF03: Escolher e folhear livros, orientando-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas. HABILIDADES PRE ESCOLA

      • EI03EF09: Levantar hipóteses sobre a linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos por meio da escrita espontânea. HABILIDADES PRE ESCOLA

    Objetivo:
    Introduzir o alfabeto completo, promovendo reconhecimento visual das letras e estimulando a curiosidade pela escrita.

    Metodologia:
    Atividade expositiva-dialogada com exploração de materiais visuais e estímulo à oralidade.

    Recursos Didáticos:

        • Cartaz do alfabeto

        • Livros ilustrados

        • Letras móveis

        • Cartões com figuras iniciadas por cada letra

      Atividades:

          1. Conversa sobre o que são letras e para que servem.

          1. Exploração do cartaz do alfabeto, identificando formas e sons.

          1. Associação entre letras e imagens correspondentes.

          1. Registro espontâneo em folha, permitindo que as crianças tentem escrever algumas letras.

        Desenvolvimento passo a passo:
        Apresente o cartaz e convide as crianças a observar suas cores e formatos. Nomeie cada letra devagar, permitindo repetições. Mostre cartões com imagens e peça que identifiquem letras iniciais. Em seguida, ofereça letras móveis para que formem pequenas combinações, mesmo que espontâneas. Finalize com uma produção livre, incentivando que tentem registrar letras que mais chamaram atenção.

        Avaliação:
        Acompanhamento contínuo, observando interesse, reconhecimento de letras e envolvimento na exploração gráfica.

        Terça-feira — Letras em traços e cores

        Tema: Representação gráfica das letras
        Campos de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas
        Habilidades da BNCC:

            • EI03TS02: Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções diversas. HABILIDADES PRE ESCOLA

            • EI03TS01: Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras e criações. HABILIDADES PRE ESCOLA

          Objetivo:
          Estimular a experimentação de diferentes materiais para representar letras de formas criativas.

          Metodologia:
          Proposta prática com exploração artística e construção de traços.

          Recursos Didáticos:

              • Tintas e pincéis

              • Giz de cera e lápis coloridos

              • Massa de modelar

              • Cartolina

            Atividades:

                1. Modelagem de letras com massa.

                1. Pintura das letras em cartolina.

                1. Desenho livre incorporando letras nas ilustrações.

              Desenvolvimento passo a passo:
              Disponibilize a massa de modelar e convide as crianças a formar letras com apoio visual. Em seguida, entregue pincéis e tintas para que pintem grandes letras em cartolina. Estimule que criem desenhos que incluam letras, como iniciais do próprio nome ou de objetos preferidos.

              Avaliação:
              Registro da habilidade motora fina, participação e interesse em criar formas relacionadas às letras.

              Quarta-feira — Explorando letras no ambiente

              Tema: Identificação de letras no cotidiano
              Campos de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
              Habilidades da BNCC:

                  • EI03ET04: Registrar observações e manipulações usando desenho, números ou escrita espontânea. HABILIDADES PRE ESCOLA

                  • EI03ET07: Relacionar números às quantidades e identificar antes, depois e entre em sequência. (usada aqui no caráter sequencial das letras). HABILIDADES PRE ESCOLA

                Objetivo:
                Reconhecer letras presentes no ambiente escolar, valorizando a observação e o registro.

                Metodologia:
                Exploração guiada de espaços com busca ativa por letras.

                Recursos Didáticos:

                    • Pranchetas

                    • Folhas de registro

                    • Lápis

                    • Etiquetas com letras

                  Atividades:

                      1. Caça às letras pela sala.

                      1. Registro das letras encontradas.

                      1. Montagem da sequência do alfabeto com etiquetas.

                    Desenvolvimento passo a passo:
                    Prepare a sala com etiquetas escondidas contendo letras variadas. Peça que as crianças percorrem o espaço e identifiquem as letras encontradas. Ofereça uma folha para que registrem por desenho ou tentativa de escrita. Finalize montando a sequência de A a Z em conjunto.

                    Avaliação:
                    Verificação do reconhecimento visual, capacidade de localizar letras e participação coletiva.

                    Quinta-feira — Movimento com o alfabeto

                    Tema: Corpo e letras
                    Campos de Experiência: Corpo, Gestos e Movimentos
                    Habilidades da BNCC:

                        • EI03CG02: Demonstrar controle do corpo em brincadeiras, jogos e atividades artísticas. HABILIDADES PRE ESCOLA

                        • EI03CG05: Coordenar habilidades manuais de acordo com interesses e necessidades. HABILIDADES PRE ESCOLA

                      Objetivo:
                      Explorar o alfabeto por meio do movimento corporal e da coordenação motora.

                      Metodologia:
                      Atividades lúdicas envolvendo deslocamento e gestualidade.

                      Recursos Didáticos:

                          • Cartões grandes com letras

                          • Fitas adesivas

                          • Espaço aberto

                        Atividades:

                            1. Brincadeira “Pise na letra”.

                            1. Traçado corporal das letras no chão.

                            1. Jogos de coordenação com cartões.

                          Desenvolvimento passo a passo:
                          Cole letras grandes no chão. Convide as crianças a pisar na letra solicitada, nomeando-a. Proponha que formem as letras com o próprio corpo, de maneira coletiva. Finalize com um jogo de corrida leve, onde precisam entregar ao professor o cartão da letra chamada.

                          Avaliação:
                          Observação da coordenação motora, atenção e identificação das letras.

                          Sexta-feira — Histórias com letras

                          Tema: Produção de histórias com foco nas letras iniciais
                          Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós / Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
                          Habilidades da BNCC:

                              • EI03EO04: Comunicar ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. HABILIDADES PRE ESCOLA

                              • EI03EF04: Recontar histórias ouvidas, planejando coletivamente roteiros de vídeos e encenações. HABILIDADES PRE ESCOLA

                              • EI03EF06: Produzir histórias orais e escritas em situações com função social significativa. HABILIDADES PRE ESCOLA

                            Objetivo:
                            Estimular a construção narrativa a partir de letras iniciais e ampliar competências comunicativas.

                            Metodologia:
                            Roda de conversa e criação coletiva de histórias.

                            Recursos Didáticos:

                                • Imagens variadas

                                • Cartões com letras

                                • Quadro branco

                              Atividades:

                                  1. Seleção de letras para iniciar palavras da história.

                                  1. Criação coletiva da narrativa.

                                  1. Registro ilustrado da história.

                                Desenvolvimento passo a passo:
                                Disponha cartões com letras e peça que as crianças escolham algumas para iniciar palavras da história. Conduza a roda, convidando-as a sugerir personagens, ações e cenários. Registre no quadro, lendo em voz alta. Para finalizar, peça que façam desenhos representando momentos da narrativa.

                                Avaliação:
                                Participação oral, compreensão da proposta e envolvimento na criação coletiva.

                                Caminhos pedagógicos com o alfabeto na rotina

                                Trabalhar as letras do alfabeto de A a Z na Educação Infantil fortalece vínculos essenciais entre linguagem oral e escrita, estimula a criatividade e permite que as crianças avancem em suas hipóteses sobre o sistema alfabético. As propostas desta semana favorecem a exploração significativa das letras em diferentes contextos, conectando movimento, imaginação, expressão e descoberta, garantindo um processo formativo rico, diversificado e alinhado à BNCC.

                                Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                POSTS RECENTES