logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2026

Plano de aula infantil sobre respeito

PLano de aula educação infantil sobre respeito alinhado à bncc

Plano de aula infantil sobre respeito é fundamental para a formação social e emocional das crianças na Educação Infantil, especialmente na Pré-escola, pois contribui para a construção de valores como empatia, cooperação e convivência harmoniosa. 

Trabalhar o respeito desde cedo favorece relações mais saudáveis, o reconhecimento das diferenças e o desenvolvimento da autonomia moral. 

Este post apresenta um plano de aula semanal completo, organizado e alinhado à BNCC, com propostas práticas que auxiliam o professor a promover experiências significativas sobre respeito mútuo no cotidiano escolar.

PLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO

Cronograma Semanal

Dia da semanaCampos de ExperiênciaHabilidades (códigos)
Segunda-feiraO eu, o outro e o nósEI03EO01, EI03EO03
Terça-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI03EF01, EI03EF04
Quarta-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS02
Quinta-feiraCorpo, gestos e movimentosEI03CG01, EI03CG03
Sexta-feiraO eu, o outro e o nósEI03EO05, EI03EO07

Segunda-feira

Tema
Respeito ao colega e às diferenças

Campos de Experiência
O eu, o outro e o nós

Habilidades da BNCC
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

Objetivo
Promover atitudes de respeito e empatia nas interações entre as crianças.

Metodologia
Roda de conversa mediada, com escuta ativa e valorização das falas infantis.

Recursos Didáticos

      • Cartazes ilustrados

      • Imagens de crianças em diferentes situações

      • Tapete para roda

    Atividades

        • Conversa inicial sobre o que é respeitar o colega

        • Observação de imagens e identificação de atitudes respeitosas

        • Relato de situações do cotidiano da turma

        • Combinados coletivos de convivência

      Desenvolvimento passo a passo
      Organizar a turma em roda, apresentar imagens que retratem interações diversas e questionar as crianças sobre o que observam. Incentivar que relatem experiências pessoais, mediando falas que valorizem a escuta e o respeito. Registrar com o grupo combinados de convivência para a semana.

      Avaliação
      Observação das interações e participação nas discussões, considerando atitudes de escuta e respeito.

      Terça-feira

      Tema
      Respeito nas palavras e na comunicação

      Campos de Experiência
      Escuta, fala, pensamento e imaginação

      Habilidades da BNCC
      (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
      (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de encenações, definindo contextos, personagens e a estrutura da história.

      Objetivo
      Estimular o uso de palavras respeitosas nas interações diárias.

      Metodologia
      Contação de história seguida de diálogo orientado.

      Recursos Didáticos

          • Livro infantil sobre respeito

          • Fantoche ou boneco

          • Espaço para dramatização

        Atividades

            • Escuta da história

            • Identificação de falas respeitosas e desrespeitosas

            • Reconto coletivo

            • Dramatização de situações cotidianas

          Desenvolvimento passo a passo
          Realizar a leitura do livro, explorando ilustrações e diálogos. Conversar sobre as atitudes dos personagens e propor que as crianças reencenem situações, escolhendo palavras que demonstrem respeito.

          Avaliação
          Análise da participação oral e da capacidade de expressar sentimentos e opiniões de forma respeitosa.

          Quarta-feira

          Tema
          Respeito expresso pela arte

          Campos de Experiência
          Traços, sons, cores e formas

          Habilidades da BNCC
          (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

          Objetivo
          Representar o respeito por meio de produções artísticas.

          Metodologia
          Atividade prática com livre expressão.

          Recursos Didáticos

              • Papel sulfite

              • Tintas e pincéis

              • Giz de cera

            Atividades

                • Desenho sobre atitudes de respeito

                • Pintura coletiva

                • Socialização das produções

              Desenvolvimento passo a passo
              Disponibilizar os materiais e propor que cada criança represente, por meio do desenho, uma situação de respeito. Ao final, promover a socialização das produções, incentivando comentários positivos.

              Avaliação
              Observação do envolvimento e da capacidade de expressar ideias por meio da arte.

              Quinta-feira

              Tema
              Respeito nas brincadeiras e no corpo

              Campos de Experiência
              Corpo, gestos e movimentos

              Habilidades da BNCC
              (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções em brincadeiras, dança, teatro e música.
              (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras e atividades artísticas.

              Objetivo
              Vivenciar o respeito por meio de jogos cooperativos.

              Metodologia
              Brincadeiras orientadas em grupo.

              Recursos Didáticos

                  • Espaço amplo

                  • Bolas

                  • Cordas

                Atividades

                    • Jogos cooperativos

                    • Brincadeiras em dupla

                    • Conversa sobre regras e respeito

                  Desenvolvimento passo a passo
                  Organizar jogos que exijam cooperação, reforçando a importância de respeitar o espaço e o tempo do outro. Intervir quando necessário, retomando combinados.

                  Avaliação
                  Registro das atitudes durante as brincadeiras, considerando cooperação e respeito às regras.

                  Sexta-feira

                  Tema
                  Respeito às diferenças

                  Campos de Experiência
                  O eu, o outro e o nós

                  Habilidades da BNCC
                  (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros, com os quais convive.
                  (EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

                  Objetivo
                  Reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas.

                  Metodologia
                  Roda de conversa e atividade reflexiva.

                  Recursos Didáticos

                      • Espelho

                      • Imagens diversas

                      • Cartolina

                    Atividades

                        • Observação de si e do outro

                        • Conversa sobre diferenças

                        • Construção de mural coletivo

                      Desenvolvimento passo a passo
                      Propor a observação no espelho e a identificação de características pessoais. Apresentar imagens variadas e dialogar sobre diferenças, finalizando com um mural que represente a diversidade da turma.

                      Avaliação
                      Acompanhamento das falas e atitudes diante das diferenças.

                      A importância de trabalhar o respeito na Educação Infantil

                      Ao longo da semana, o plano de aula infantil sobre respeito possibilita experiências que fortalecem valores essenciais para a convivência social. Trabalhar o respeito de forma contínua e integrada aos campos de experiência contribui para o desenvolvimento integral das crianças, favorecendo relações mais empáticas, conscientes e colaborativas desde a Educação Infantil.

                      Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                      POSTS RECENTES