
Plano de aula infantil o som dos animais é uma proposta pedagógica que favorece o desenvolvimento da escuta, da linguagem oral, da imaginação e da interação social na Educação Infantil.
Trabalhar os sons dos animais desperta a curiosidade natural das crianças, amplia o repertório sonoro e contribui para a construção de significados sobre o mundo ao redor.
Este conteúdo apresenta um plano de aula semanal completo, alinhado à BNCC, pensado para turmas de Maternal, com atividades lúdicas, intencionais e adequadas à faixa etária, integrando diferentes campos de experiência de forma prática e organizada.
SUMÁRIO
TogglePLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO
Cronograma Semanal
| Dia da semana | Campos de experiência | Habilidades (BNCC) |
|---|---|---|
| Segunda-feira | Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação | EI02EF01, EI02EF02 |
| Terça-feira | Traços, Sons, Cores e Formas | EI02TS01, EI02TS03 |
| Quarta-feira | Corpo, Gestos e Movimentos | EI02CG01, EI02CG03 |
| Quinta-feira | Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | EI02ET02, EI02ET03 |
| Sexta-feira | O Eu, o Outro e o Nós | EI02EO01, EI02EO04 |
Segunda-feira
Tema
Conhecendo os sons dos animais
Campos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Habilidades da BNCC
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
Objetivo
Estimular a escuta atenta e a linguagem oral por meio da identificação e imitação dos sons dos animais.
Metodologia
Roda de conversa, escuta ativa e interação oral mediada pelo professor.
Recursos Didáticos
- Cartazes ou imagens de animais
- Áudios com sons de animais
- Caixa de som ou celular
Atividades
- Roda de conversa sobre animais conhecidos pelas crianças
- Escuta de sons de animais e tentativa de identificação
- Imitação coletiva dos sons ouvidos
- Nomeação dos animais com apoio visual
Desenvolvimento passo a passo
O professor organiza as crianças em roda e apresenta imagens de animais, questionando quais elas conhecem. Em seguida, reproduz os sons correspondentes e estimula que as crianças tentem identificar e imitar cada som. Durante a atividade, o professor valoriza as tentativas de comunicação e amplia o vocabulário, nomeando os animais e seus sons.
Avaliação
Observação da participação, do interesse e das tentativas de comunicação oral durante as interações.
Terça-feira
Tema
Produzindo sons como os animais
Campos de Experiência
Traços, Sons, Cores e Formas
Habilidades da BNCC
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Objetivo
Explorar diferentes sons e ritmos relacionados aos animais, ampliando a percepção sonora.
Metodologia
Exploração livre e dirigida de materiais sonoros.
Recursos Didáticos
- Instrumentos musicais simples
- Objetos do cotidiano que produzam sons
- Imagens de animais
Atividades
- Exploração dos sons dos instrumentos
- Associação de sons a determinados animais
- Produção coletiva de sons imitando animais
- Brincadeira musical com ritmos variados
Desenvolvimento passo a passo
O professor apresenta os materiais sonoros e permite a exploração livre. Depois, propõe associações entre os sons produzidos e os sons de alguns animais, incentivando a criatividade. As crianças participam de uma brincadeira musical coletiva, alternando ritmos e sons.
Avaliação
Registro da exploração dos materiais e da participação nas propostas sonoras.
Quarta-feira
Tema
Movimentando-se como os animais
Campos de Experiência
Corpo, Gestos e Movimentos
Habilidades da BNCC
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Objetivo
Estimular a coordenação motora e a expressão corporal por meio da imitação de movimentos de animais.
Metodologia
Brincadeiras corporais orientadas.
Recursos Didáticos
- Espaço amplo
- Cartões ou imagens de animais
- Música infantil
Atividades
- Imitação de movimentos de animais
- Brincadeira de deslocamento no espaço
- Dança livre inspirada nos animais
- Jogos de parar e movimentar
Desenvolvimento passo a passo
O professor apresenta imagens de animais e propõe que as crianças imitem seus movimentos. Em seguida, organiza uma brincadeira de deslocamento pelo espaço, respeitando limites e orientações, finalizando com uma dança livre.
Avaliação
Observação do envolvimento, da coordenação e da resposta às orientações.
Quinta-feira
Tema
Animais e a natureza
Campos de Experiência
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Habilidades da BNCC
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais.
(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
Objetivo
Promover a observação e o cuidado com os animais, relacionando-os ao ambiente natural.
Metodologia
Exploração do ambiente e conversa mediada.
Recursos Didáticos
- Imagens ou vídeos de animais
- Espaço externo da escola
- Livros ilustrados
Atividades
- Observação de imagens de animais
- Conversa sobre onde vivem os animais
- Passeio pelo espaço externo
- Leitura de livro ilustrado
Desenvolvimento passo a passo
O professor inicia com uma conversa sobre onde os animais vivem e como devemos cuidar deles. Em seguida, realiza um pequeno passeio pelo espaço externo, estimulando a observação da natureza, finalizando com a leitura de um livro relacionado ao tema.
Avaliação
Acompanhamento das falas e do interesse das crianças durante as observações.
Sexta-feira
Tema
Compartilhando descobertas sobre os animais
Campos de Experiência
O Eu, o Outro e o Nós
Habilidades da BNCC
(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
Objetivo
Fortalecer a socialização e a comunicação ao compartilhar experiências vividas durante a semana.
Metodologia
Roda de conversa e atividade coletiva.
Recursos Didáticos
- Cartazes produzidos ao longo da semana
- Imagens de animais
- Espaço para roda
Atividades
- Roda de conversa sobre as atividades da semana
- Compartilhamento de sons e movimentos preferidos
- Relembrar animais trabalhados
- Atividade coletiva de encerramento
Desenvolvimento passo a passo
O professor organiza uma roda e incentiva as crianças a relembrar o que aprenderam sobre os sons dos animais. Cada criança é estimulada a se expressar, respeitando o tempo e a fala dos colegas, promovendo a interação.
Avaliação
Observação das interações sociais, da comunicação e do envolvimento coletivo.
A importância de trabalhar os sons dos animais na Educação Infantil
Trabalhar Plano de aula infantil o som dos animais ao longo da semana contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral das crianças do Maternal. A proposta favorece a escuta, a linguagem, o movimento, a criatividade e a convivência, respeitando as orientações da BNCC e as necessidades da faixa etária. Ao explorar sons, gestos e interações, a criança amplia sua compreensão do mundo, aprende brincando e constrói conhecimentos essenciais para seu percurso na Educação Infantil.































