logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2026

Descobrindo os sons da natureza com as crianças

plano aula infantil o som dos animais com as habilidades da bncc

Plano de aula infantil o som dos animais é uma proposta pedagógica que favorece o desenvolvimento da escuta, da linguagem oral, da imaginação e da interação social na Educação Infantil. 

Trabalhar os sons dos animais desperta a curiosidade natural das crianças, amplia o repertório sonoro e contribui para a construção de significados sobre o mundo ao redor.


Este conteúdo apresenta um plano de aula semanal completo, alinhado à BNCC, pensado para turmas de Maternal, com atividades lúdicas, intencionais e adequadas à faixa etária, integrando diferentes campos de experiência de forma prática e organizada.

PLANO DE AULA SEMANAL COMPLETO

Cronograma Semanal

Dia da semanaCampos de experiênciaHabilidades (BNCC)
Segunda-feiraEscuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoEI02EF01, EI02EF02
Terça-feiraTraços, Sons, Cores e FormasEI02TS01, EI02TS03
Quarta-feiraCorpo, Gestos e MovimentosEI02CG01, EI02CG03
Quinta-feiraEspaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesEI02ET02, EI02ET03
Sexta-feiraO Eu, o Outro e o NósEI02EO01, EI02EO04

Segunda-feira

Tema
Conhecendo os sons dos animais

Campos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Habilidades da BNCC
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

Objetivo
Estimular a escuta atenta e a linguagem oral por meio da identificação e imitação dos sons dos animais.

Metodologia
Roda de conversa, escuta ativa e interação oral mediada pelo professor.

Recursos Didáticos

     

      • Cartazes ou imagens de animais

      • Áudios com sons de animais

      • Caixa de som ou celular

    Atividades

       

        • Roda de conversa sobre animais conhecidos pelas crianças

        • Escuta de sons de animais e tentativa de identificação

        • Imitação coletiva dos sons ouvidos

        • Nomeação dos animais com apoio visual

      Desenvolvimento passo a passo
      O professor organiza as crianças em roda e apresenta imagens de animais, questionando quais elas conhecem. Em seguida, reproduz os sons correspondentes e estimula que as crianças tentem identificar e imitar cada som. Durante a atividade, o professor valoriza as tentativas de comunicação e amplia o vocabulário, nomeando os animais e seus sons.

      Avaliação
      Observação da participação, do interesse e das tentativas de comunicação oral durante as interações.

      Terça-feira

      Tema
      Produzindo sons como os animais

      Campos de Experiência
      Traços, Sons, Cores e Formas

      Habilidades da BNCC
      (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
      (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

      Objetivo
      Explorar diferentes sons e ritmos relacionados aos animais, ampliando a percepção sonora.

      Metodologia
      Exploração livre e dirigida de materiais sonoros.

      Recursos Didáticos

         

          • Instrumentos musicais simples

          • Objetos do cotidiano que produzam sons

          • Imagens de animais

        Atividades

           

            • Exploração dos sons dos instrumentos

            • Associação de sons a determinados animais

            • Produção coletiva de sons imitando animais

            • Brincadeira musical com ritmos variados

          Desenvolvimento passo a passo
          O professor apresenta os materiais sonoros e permite a exploração livre. Depois, propõe associações entre os sons produzidos e os sons de alguns animais, incentivando a criatividade. As crianças participam de uma brincadeira musical coletiva, alternando ritmos e sons.

          Avaliação
          Registro da exploração dos materiais e da participação nas propostas sonoras.

          Quarta-feira

          Tema
          Movimentando-se como os animais

          Campos de Experiência
          Corpo, Gestos e Movimentos

          Habilidades da BNCC
          (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
          (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

          Objetivo
          Estimular a coordenação motora e a expressão corporal por meio da imitação de movimentos de animais.

          Metodologia
          Brincadeiras corporais orientadas.

          Recursos Didáticos

             

              • Espaço amplo

              • Cartões ou imagens de animais

              • Música infantil

            Atividades

               

                • Imitação de movimentos de animais

                • Brincadeira de deslocamento no espaço

                • Dança livre inspirada nos animais

                • Jogos de parar e movimentar

              Desenvolvimento passo a passo
              O professor apresenta imagens de animais e propõe que as crianças imitem seus movimentos. Em seguida, organiza uma brincadeira de deslocamento pelo espaço, respeitando limites e orientações, finalizando com uma dança livre.

              Avaliação
              Observação do envolvimento, da coordenação e da resposta às orientações.

              Quinta-feira

              Tema
              Animais e a natureza

              Campos de Experiência
              Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

              Habilidades da BNCC
              (EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais.
              (EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

              Objetivo
              Promover a observação e o cuidado com os animais, relacionando-os ao ambiente natural.

              Metodologia
              Exploração do ambiente e conversa mediada.

              Recursos Didáticos

                 

                  • Imagens ou vídeos de animais

                  • Espaço externo da escola

                  • Livros ilustrados

                Atividades

                   

                    • Observação de imagens de animais

                    • Conversa sobre onde vivem os animais

                    • Passeio pelo espaço externo

                    • Leitura de livro ilustrado

                  Desenvolvimento passo a passo
                  O professor inicia com uma conversa sobre onde os animais vivem e como devemos cuidar deles. Em seguida, realiza um pequeno passeio pelo espaço externo, estimulando a observação da natureza, finalizando com a leitura de um livro relacionado ao tema.

                  Avaliação
                  Acompanhamento das falas e do interesse das crianças durante as observações.

                  Sexta-feira

                  Tema
                  Compartilhando descobertas sobre os animais

                  Campos de Experiência
                  O Eu, o Outro e o Nós

                  Habilidades da BNCC
                  (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
                  (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

                  Objetivo
                  Fortalecer a socialização e a comunicação ao compartilhar experiências vividas durante a semana.

                  Metodologia
                  Roda de conversa e atividade coletiva.

                  Recursos Didáticos

                     

                      • Cartazes produzidos ao longo da semana

                      • Imagens de animais

                      • Espaço para roda

                    Atividades

                       

                        • Roda de conversa sobre as atividades da semana

                        • Compartilhamento de sons e movimentos preferidos

                        • Relembrar animais trabalhados

                        • Atividade coletiva de encerramento

                      Desenvolvimento passo a passo
                      O professor organiza uma roda e incentiva as crianças a relembrar o que aprenderam sobre os sons dos animais. Cada criança é estimulada a se expressar, respeitando o tempo e a fala dos colegas, promovendo a interação.

                      Avaliação
                      Observação das interações sociais, da comunicação e do envolvimento coletivo.

                      A importância de trabalhar os sons dos animais na Educação Infantil

                      Trabalhar Plano de aula infantil o som dos animais ao longo da semana contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral das crianças do Maternal. A proposta favorece a escuta, a linguagem, o movimento, a criatividade e a convivência, respeitando as orientações da BNCC e as necessidades da faixa etária. Ao explorar sons, gestos e interações, a criança amplia sua compreensão do mundo, aprende brincando e constrói conhecimentos essenciais para seu percurso na Educação Infantil.

                      Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                      POSTS RECENTES