logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula adaptados para alunos com autismo

Quando de ela é adaptada para aluno com autismo Um close também é atividades . Prontas para imprimir

Se você está buscando um plano de aula adaptado para alunos com autismo, chegou ao lugar certo. Neste post, você vai encontrar um exemplo prático, claro e fácil de aplicar, pensado especialmente para atender as necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco no acolhimento, comunicação e estímulo à autonomia.

Plano de aula adaptado para alunos com autismo – Educação Infantil

Turma: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)

Tema: Emoções e sentimentos

Campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos

Habilidades da BNCC:

  • EI03EO02: Perceber que suas ações têm consequências e reconhecer as emoções, próprias e as das outras pessoas, com base em vivências e situações do cotidiano.
  • EI03CG05: Criar movimentos livres com o corpo, experimentando diferentes formas de expressar sensações e sentimentos.

Objetivo:

Reconhecer e nomear emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, medo) por meio de atividades sensoriais e visuais, promovendo a expressão de sentimentos com apoio visual e corporal.

Metodologia:

  • Atividades com apoio visual (figuras, pictogramas)
  • Organização em pequenos grupos ou dupla
  • Utilização de objetos concretos para facilitar a compreensão
  • Rotina visual fixada no quadro

Recursos didáticos:

  • Cartazes com carinhas de emoções
  • Espelho pequeno para autorreconhecimento
  • Tinta guache
  • Música suave (sem letra)
  • Tapete ou colchonete
  • Caixa sensorial com objetos que remetem a sensações (ex: bolinha macia, papel amassado, massinha)

Desenvolvimento passo a passo:

  • Roda de conversa adaptada: Mostrar as figuras das emoções. Nomear cada uma com ajuda dos alunos. Perguntar: “Você já ficou assim?”, apontando para a imagem.
  • Atividade sensorial: Apresentar a caixa sensorial. A criança toca um objeto e tenta dizer (ou escolher no painel de figuras) como aquilo a faz se sentir.
  • Pintando a emoção: Usar tinta para pintar com os dedos uma carinha feliz, triste, brava ou com medo em um prato de papelão ou folha. O professor modela a fala e nomeia.
  • Expressão corporal: Colocar uma música suave. Cada criança se move livremente no espaço, expressando como está se sentindo.
  • Fechamento: Sentar em roda e mostrar no espelho uma expressão facial. A criança diz (ou aponta) como está agora.

Avaliação:

Observação contínua: a criança demonstra compreensão das emoções apresentadas? Consegue identificar no outro ou em si? Usa recursos visuais ou gestuais para expressar?

Dicas para adaptar o ambiente

  • Evite estímulos visuais ou sonoros em excesso.
  • Ofereça fones abafadores, se possível, como alternativa sensorial.
  • Utilize a rotina visual diariamente.
  • Ofereça um canto do acolhimento com almofada ou tenda para pausas.

Atividades para implementar ao plano de aula

Conclusão

O plano de aula adaptado para alunos com autismo precisa ser sensível, visual, concreto e previsível. Neste post, você recebeu um exemplo pronto para aplicar com sua turma da Educação Infantil, respeitando o tempo e as necessidades de cada criança.

POSTS RECENTES