
Se você está buscando um plano de aula adaptado para alunos com autismo, chegou ao lugar certo. Neste post, você vai encontrar um exemplo prático, claro e fácil de aplicar, pensado especialmente para atender as necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com foco no acolhimento, comunicação e estímulo à autonomia.
SUMÁRIO
TogglePlano de aula adaptado para alunos com autismo – Educação Infantil
Turma: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Tema: Emoções e sentimentos
Campos de experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
Habilidades da BNCC:
- EI03EO02: Perceber que suas ações têm consequências e reconhecer as emoções, próprias e as das outras pessoas, com base em vivências e situações do cotidiano.
- EI03CG05: Criar movimentos livres com o corpo, experimentando diferentes formas de expressar sensações e sentimentos.
Objetivo:
Reconhecer e nomear emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, medo) por meio de atividades sensoriais e visuais, promovendo a expressão de sentimentos com apoio visual e corporal.
Metodologia:
- Atividades com apoio visual (figuras, pictogramas)
- Organização em pequenos grupos ou dupla
- Utilização de objetos concretos para facilitar a compreensão
- Rotina visual fixada no quadro
Recursos didáticos:
- Cartazes com carinhas de emoções
- Espelho pequeno para autorreconhecimento
- Tinta guache
- Música suave (sem letra)
- Tapete ou colchonete
- Caixa sensorial com objetos que remetem a sensações (ex: bolinha macia, papel amassado, massinha)
Desenvolvimento passo a passo:
- Roda de conversa adaptada: Mostrar as figuras das emoções. Nomear cada uma com ajuda dos alunos. Perguntar: “Você já ficou assim?”, apontando para a imagem.
- Atividade sensorial: Apresentar a caixa sensorial. A criança toca um objeto e tenta dizer (ou escolher no painel de figuras) como aquilo a faz se sentir.
- Pintando a emoção: Usar tinta para pintar com os dedos uma carinha feliz, triste, brava ou com medo em um prato de papelão ou folha. O professor modela a fala e nomeia.
- Expressão corporal: Colocar uma música suave. Cada criança se move livremente no espaço, expressando como está se sentindo.
- Fechamento: Sentar em roda e mostrar no espelho uma expressão facial. A criança diz (ou aponta) como está agora.
Avaliação:
Observação contínua: a criança demonstra compreensão das emoções apresentadas? Consegue identificar no outro ou em si? Usa recursos visuais ou gestuais para expressar?
Dicas para adaptar o ambiente
- Evite estímulos visuais ou sonoros em excesso.
- Ofereça fones abafadores, se possível, como alternativa sensorial.
- Utilize a rotina visual diariamente.
- Ofereça um canto do acolhimento com almofada ou tenda para pausas.
Atividades para implementar ao plano de aula
Conclusão
O plano de aula adaptado para alunos com autismo precisa ser sensível, visual, concreto e previsível. Neste post, você recebeu um exemplo pronto para aplicar com sua turma da Educação Infantil, respeitando o tempo e as necessidades de cada criança.