logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2024

“Olá, professor! Para te ajudar a planejar suas aulas de maneira dinâmica e envolvente, preparei 3 planos de aula especialmente pensados para a Educação Infantil.

Cada plano de aula especialmente para educação infantil aborda um tema diferente, trazendo atividades lúdicas, interativas e alinhadas ao desenvolvimento das crianças.

Você encontrará sugestões criativas que incentivam a participação, o aprendizado e o encantamento dos pequenos. Vamos juntos transformar o aprendizado em momentos inesquecíveis?

Confira abaixo os planos de aula prontos para inspirar suas próximas atividades!”

1- Plano de Aula Diário – Tema: Os Animais da Floresta

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)

Direitos de Aprendizagem:

  • Participar
  • Conviver
  • Brincar
  • Explorar

Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Corpo, Gesto e Movimento

Objetivos de Aprendizagem:

  1. Desenvolver a habilidade de reconhecer e identificar os animais da floresta por meio de imagens, histórias e músicas.
  2. Expressar ideias e sentimentos sobre os animais utilizando desenhos, pinturas e dramatizações.
  3. Criar sons e ritmos que representem os animais da floresta.
  4. Participar de brincadeiras coletivas e jogos que envolvam cooperação e imaginação.

Rotina do Dia

1. Acolhida (20 minutos)

  • As crianças são recebidas com músicas relacionadas aos animais da floresta, como sons de passarinhos e rugidos de leões.
  • Roda de conversa: A professora apresenta imagens de alguns animais da floresta (macaco, onça, papagaio, etc.) e pergunta se as crianças já os viram antes e o que sabem sobre eles.

2. Atividade de Contação de História (30 minutos)

  • História:A Aventura de Leo, o Leãozinho
    A professora conta uma história simples sobre um leão curioso que explora a floresta e encontra outros animais. Durante a narração, ela imita os sons dos animais e convida as crianças a repetir.
  • Interação: As crianças escolhem um animal da história e falam como ele se move ou que som ele faz.

3. Atividade Lúdica – Brincadeira de Movimento (30 minutos)

  • Jogo: “Imitando os Animais da Floresta”
    As crianças caminham, pulam ou rastejam imitando os movimentos dos animais enquanto a professora diz o nome de cada um. Por exemplo:
    • “Quem é o macaco?” (as crianças pulam como macacos).
    • “Quem é a cobra?” (as crianças rastejam).

4. Atividade Artística (40 minutos)

  • Pintura e Colagem: Cada criança escolhe um animal da floresta e cria uma máscara usando papelão, papel colorido, cola e tinta.
  • Durante a criação, a professora ajuda as crianças a identificar as cores associadas ao animal escolhido.

5. Música e Ritmos (30 minutos)

  • Música: A professora apresenta uma música simples sobre os animais da floresta e as crianças batem palmas ou tocam instrumentos (chocalhos e tambores) acompanhando o ritmo.
  • Elas experimentam criar sons para cada animal representado na música (ex: bater devagar para o elefante, rápido para o macaco).

6. Encerramento (20 minutos)

  • Exposição: As crianças mostram suas máscaras e falam sobre o animal que escolheram.
  • Relaxamento: A professora coloca uma música suave com sons da floresta para finalizar o dia.

Recursos Utilizados:

  • Imagens de animais da floresta
  • Livros de histórias infantis
  • Papelão, papéis coloridos, cola e tinta para máscaras
  • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)
  • Música gravada com sons de animais

Avaliação:

A avaliação será contínua, observando o interesse das crianças durante a contação de histórias, a participação nos jogos e a criatividade nas atividades artísticas. A professora também registrará como as crianças identificam os animais e suas características.

Este plano de aula utiliza atividades interativas e lúdicas para estimular o aprendizado sobre os animais da floresta, promovendo o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças.

Planejamento diário da educação infantil de acordo com a BNCC

2- Plano de Aula Diário – Tema: Jogos e Brincadeiras

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)
Direitos de Aprendizagem: Participar, Conviver, Brincar, Explorar
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gesto e Movimento; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Objetivos de Aprendizagem:

  1. (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  2. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos e emoções.
  3. (EI03CG05) Demonstrar progressivamente o controle corporal em atividades motoras, como corridas, saltos e lançamentos.
  4. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem e modelagem.
  5. (EI03EF01) Expressar ideias e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.

Rotina do Dia:

1. Acolhida (20 minutos)
Recepção com música animada para criar um ambiente acolhedor. Roda de conversa: A professora pergunta às crianças quais brincadeiras elas gostam de fazer e por que são suas favoritas.

2. Atividade Principal – Jogo de Cooperação (40 minutos)
Nome da Atividade: “Carrinho de Amigo”
As crianças trabalham em duplas. Uma criança se senta em um pedaço de papelão ou caixa de papelão enquanto a outra puxa o “carrinho” pelo chão. A professora orienta a troca dos papéis para que todos experimentem puxar e ser puxados.
Habilidade: Desenvolver controle corporal e cooperação com os colegas.
Objetivo: (EI03CG01), (EI03CG05)

3. Atividade Artística – Desenhando Brincadeiras (30 minutos)
Após a brincadeira, as crianças desenham a atividade que mais gostaram. A professora incentiva que usem cores vibrantes e que, com ajuda, escrevam uma palavra sobre o que sentiram (ex.: “alegria”, “amizade”).
Objetivo: (EI03TS02), (EI03EF01)

4. Atividade de Movimento – Circuito de Brincadeiras (40 minutos)
A professora organiza um circuito com diferentes estações:
Estação 1: Pular em círculos desenhados no chão.
Estação 2: Correr para pegar bolas e colocá-las em caixas.
Estação 3: Imitar movimentos de animais.
Cada criança passa por todas as estações, praticando habilidades motoras e imaginativas.
Objetivo: (EI03CG05)

5. Encerramento (20 minutos)
Relaxamento e Reflexão: A professora coloca uma música calma e pede que as crianças deitem no chão. Elas refletem sobre as brincadeiras do dia, compartilhando o que mais gostaram na roda de conversa final.
Mensagem Final: A professora destaca a importância de brincar, aprender e respeitar os amigos durante as brincadeiras.

Recursos Utilizados:

Pedaços de papelão ou caixas para o “Carrinho de Amigo”; Materiais de desenho e pintura (papéis, lápis de cor, tintas); Bolas e caixas para o circuito; Músicas para acolhida e relaxamento

Avaliação:

A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças nas atividades. A professora verificará como elas interagem com os colegas, demonstram controle corporal e expressam suas ideias e sentimentos por meio do desenho e da fala.

Este plano incentiva o trabalho em equipe, o desenvolvimento motor e a expressão criativa, tornando o aprendizado uma experiência divertida e significativa!

3- Plano de Aula Diário – Tema: Meios de Transporte

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)
Direitos de Aprendizagem: Participar, Conviver, Brincar, Explorar
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós; Corpo, Gesto e Movimento; Traços, Sons, Cores e Formas; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Objetivos de Aprendizagem:

  1. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos e emoções.
  2. (EI03CG05) Demonstrar progressivamente o controle corporal em atividades motoras, como corridas, saltos e imitações de movimentos.
  3. (EI03EF01) Expressar ideias e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  4. (EI03EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir histórias e textos, diferenciando escrita de ilustrações.
  5. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem e modelagem.

Rotina do Dia:

1. Acolhida (20 minutos)
Recepção com músicas de sons de meios de transporte, como carros, trens e aviões. Roda de conversa: A professora pergunta às crianças quais meios de transporte elas já usaram e quais gostariam de conhecer.

2. Atividade Principal – Brincando de Meios de Transporte (40 minutos)
Nome da Atividade: “Pilotos e Passageiros”
As crianças se revezam em brincar de motoristas, pilotos e passageiros. Com caixas grandes ou cadeiras, criam “ônibus”, “carros” e “aviões”. Cada grupo finge dirigir ou viajar, enquanto a professora narra a viagem.
Habilidade: Desenvolver a imaginação, interação social e controle corporal.
Objetivo: (EI03CG01), (EI03CG05)

3. Atividade Artística – Desenhando e Montando Veículos (30 minutos)
As crianças desenham ou montam modelos de meios de transporte usando materiais como caixas, papel colorido e tinta. A professora incentiva que cada criança explique o veículo criado e como ele é usado.
Objetivo: (EI03TS02), (EI03EF01)

4. Contação de História – Uma Viagem de Trem (30 minutos)
A professora narra a história “A Grande Viagem de Trem”, onde os personagens viajam por paisagens diversas, como montanhas e cidades. Durante a leitura, as crianças acompanham a narração imitando os sons do trem e reagindo às descrições.
Objetivo: (EI03EF03)

5. Encerramento (20 minutos)
Roda de Música: A professora canta com as crianças a música “O Trenzinho da Alegria”, enquanto elas simulam ser vagões de um trem, andando em fila pela sala.
Mensagem Final: A professora reforça como os meios de transporte ajudam as pessoas a conhecer novos lugares e se conectarem umas às outras.

Recursos Utilizados:

Caixas de papelão para simular veículos; Materiais de desenho e pintura (papel, lápis de cor, tintas, cola); Músicas com sons de meios de transporte; Livros ilustrados sobre transporte

Avaliação:

A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças nas atividades. A professora verificará como elas interagem com os colegas, demonstram controle corporal e expressam suas ideias ao criar e descrever meios de transporte.

Este plano de aula promove o desenvolvimento da imaginação, habilidades motoras e sociais, usando o tema meios de transporte como base para atividades lúdicas e criativas!

Conclusão

Trabalhar com temas variados em um plano de aula da educação infantil é essencial para proporcionar um aprendizado significativo e envolvente.

Atividades que exploram o imaginário das crianças, como os meios de transporte, permitem desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas de forma lúdica.

Além disso, integrar música, histórias e arte ao planejamento garante que as crianças aprendam enquanto brincam e se divertem.

Com criatividade e objetivos bem definidos, o plano de aula da educação infantil se torna uma ferramenta poderosa para enriquecer o desenvolvimento dos pequenos e fortalecer o vínculo entre professor e aluno.

Veja outros planos de aulas aqui: Planos de aulas prontos educação infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =