Plano de Aula Educação Infantil Com Sequência Didática: Branca de Neve e Os Sete Anões
Seja bem vindo querido educador! Hoje gostaríamos de compartilhar com você dois planos de aula (semanal e diário) que é uma sequencia didática da história Branca de neve e os sete anões: Maternal e Pré-escola educação infantil. No final do post você poderá baixar o arquivo gratuitamente editável no word.
Baixe sugestões de atividades para esse plano aqui: Baixar atividades da sequência didática Branca de Neve e Os sete Anões
- Baixe o livro ilustrado aqui: Baixar livro branca de neve pdf
- Baixe centenas de livros infantis ilustrados aqui: Baixar livros infantis ilustrados PDF
- Veja outros planos de aulas aqui: Planos de aulas prontos educação infantil
SUMÁRIO
TogglePara quem são os planos?
Preparamos dois planos incríeveis para Maternal e Pré-escola:
- Maternal: 2 e 3 anos
- Pré escola: 4 e 5 anos
Todos os planos já estão com os códigos da BNcc, que são os objetivos de aprendizagem.
Plano de Aula Semanal – Sequência Didática: Branca de Neve e Os Sete Anões ( 2 e 3 anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (2 a 3 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los, mesmo que de forma não verbal.
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.
- (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
Segunda-feira – Introdução à História de Branca de Neve
Atividades:
- Exploração Sensorial com Objetos: As crianças exploram objetos relacionados à história, como uma maçã (de brinquedo ou real), uma coroa e fantoches dos personagens (Branca de Neve, Rainha Má, anões). A professora introduz os personagens mostrando as imagens.
- Objetivo: EI02EO01
- Exploração Sensorial com Objetos: As crianças exploram objetos relacionados à história, como uma maçã (de brinquedo ou real), uma coroa e fantoches dos personagens (Branca de Neve, Rainha Má, anões). A professora introduz os personagens mostrando as imagens.
- Roda de Conversa Simples: A professora mostra as ilustrações da história, perguntando às crianças o que acham dos personagens e suas cores. A ideia é que as crianças apontem ou toquem nas imagens enquanto a história é contada.
- Objetivo: EI02EF03
- Roda de Conversa Simples: A professora mostra as ilustrações da história, perguntando às crianças o que acham dos personagens e suas cores. A ideia é que as crianças apontem ou toquem nas imagens enquanto a história é contada.
- Desenho Livre: As crianças fazem um desenho livre com tintas, representando as cores que viram na história de Branca de Neve, com ajuda da professora.
- Objetivo: EI02CG05
- Desenho Livre: As crianças fazem um desenho livre com tintas, representando as cores que viram na história de Branca de Neve, com ajuda da professora.
Terça-feira – Movimentos e Sons da História
Atividades:
- Brincadeira de Imitar os Personagens: As crianças imitam os personagens da história, fazendo gestos simples como “caminhar como Branca de Neve” ou “dançar como os anões”. A professora guia os movimentos.
- Objetivo: EI02CG03
- Brincadeira de Imitar os Personagens: As crianças imitam os personagens da história, fazendo gestos simples como “caminhar como Branca de Neve” ou “dançar como os anões”. A professora guia os movimentos.
- Música e Sons da História: As crianças criam sons utilizando instrumentos simples, como chocalhos e tambores, para representar as ações dos personagens (sons suaves para Branca de Neve e sons altos para a Rainha Má).
- Objetivo: EI02TS01
- Música e Sons da História: As crianças criam sons utilizando instrumentos simples, como chocalhos e tambores, para representar as ações dos personagens (sons suaves para Branca de Neve e sons altos para a Rainha Má).
- Desenho com Colagem: As crianças colam pedaços de papel colorido para montar o vestido da Branca de Neve, desenvolvendo a habilidade de colagem e pintura ao mesmo tempo.
- Objetivo: EI02CG05
- Desenho com Colagem: As crianças colam pedaços de papel colorido para montar o vestido da Branca de Neve, desenvolvendo a habilidade de colagem e pintura ao mesmo tempo.
Quarta-feira – Arte e Expressão Corporal
Atividades:
- Pintura Coletiva: As crianças participam de uma grande pintura coletiva, desenhando uma floresta (cenário da história) onde Branca de Neve vive. Elas podem pintar árvores, flores e o castelo, com ajuda da professora.
- Objetivo: EI02CG05
- Pintura Coletiva: As crianças participam de uma grande pintura coletiva, desenhando uma floresta (cenário da história) onde Branca de Neve vive. Elas podem pintar árvores, flores e o castelo, com ajuda da professora.
- Exploração dos Movimentos da História: A professora propõe uma atividade de movimento, onde as crianças “caminham pela floresta” imitando os passos lentos ou rápidos dos personagens.
- Objetivo: EI02CG03
- Exploração dos Movimentos da História: A professora propõe uma atividade de movimento, onde as crianças “caminham pela floresta” imitando os passos lentos ou rápidos dos personagens.
- Roda de Histórias: A professora conta a história mais uma vez, utilizando objetos e fantoches para prender a atenção das crianças, e as incentiva a fazer sons e gestos para acompanhar a história.
- Objetivo: EI02EF03
- Roda de Histórias: A professora conta a história mais uma vez, utilizando objetos e fantoches para prender a atenção das crianças, e as incentiva a fazer sons e gestos para acompanhar a história.
Quinta-feira – Construção e Criação Lúdica
Atividades:
- Criação de Personagens com Massa de Modelar: As crianças usam massa de modelar para criar formas simples, representando os personagens da história, como os anões ou a Branca de Neve. Elas podem modelar bolinhas para fazer o corpo dos personagens.
- Objetivo: EI02CG05
- Criação de Personagens com Massa de Modelar: As crianças usam massa de modelar para criar formas simples, representando os personagens da história, como os anões ou a Branca de Neve. Elas podem modelar bolinhas para fazer o corpo dos personagens.
- História com Sons e Movimentos: A professora utiliza um tambor ou chocalho para acompanhar a narração da história, criando sons para cada ação dos personagens. As crianças imitam as ações e gestos.
- Objetivo: EI02TS01
- História com Sons e Movimentos: A professora utiliza um tambor ou chocalho para acompanhar a narração da história, criando sons para cada ação dos personagens. As crianças imitam as ações e gestos.
- Exploração com Lâminas de Papel: As crianças colam pedaços de papel colorido para decorar os personagens. A professora orienta o uso de diferentes texturas e cores para representar cada personagem.
- Objetivo: EI02CG05
- Exploração com Lâminas de Papel: As crianças colam pedaços de papel colorido para decorar os personagens. A professora orienta o uso de diferentes texturas e cores para representar cada personagem.
Sexta-feira – Encerramento da Semana com Atividades Lúdicas
Atividades:
- Brincadeira Livre com Fantoches: As crianças brincam livremente com fantoches dos personagens, recriando partes da história de Branca de Neve. A professora incentiva a interação e o cuidado entre as crianças.
- Objetivo: EI02EO01
- Brincadeira Livre com Fantoches: As crianças brincam livremente com fantoches dos personagens, recriando partes da história de Branca de Neve. A professora incentiva a interação e o cuidado entre as crianças.
- Dança dos Personagens: A professora toca uma música suave e as crianças imitam a dança dos personagens. Elas se movimentam livremente pela sala, imitando Branca de Neve e os anões.
- Objetivo: EI02CG03
- Dança dos Personagens: A professora toca uma música suave e as crianças imitam a dança dos personagens. Elas se movimentam livremente pela sala, imitando Branca de Neve e os anões.
- Atividade Escrita: Com a ajuda da professora, as crianças desenham a parte da história que mais gostaram e tentam colar pedaços de papel para representar seus personagens favoritos.
- Objetivo: EI02CG05
- Atividade Escrita: Com a ajuda da professora, as crianças desenham a parte da história que mais gostaram e tentam colar pedaços de papel para representar seus personagens favoritos.
Recursos Utilizados:
- Fantoches e objetos relacionados à história
- Massa de modelar
- Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)
- Lâminas de papel colorido para colagem
- Tintas, pincéis e papéis para atividades artísticas
Avaliação:
A avaliação será contínua, observando a participação das crianças nas atividades propostas, sua interação com os colegas e a forma como respondem às histórias, movimentos e expressões. A professora avaliará a capacidade de manuseio dos materiais e a atenção nas atividades de música e história.
Esse plano de aula semanal foi adaptado para crianças da educação infantil de 2 a 3 anos alinhado à BNCC, proporcionando uma sequência lúdica e interativa sobre a história de “Branca de Neve”, com foco em expressões sensoriais e motoras, além de atividades de criação artística e música.
Baixe os planos editáveis no word aqui: (plano e sequência didática branca de neve e os sete anões)
Plano de aula com códigos da BNCC – Sequência Didática Branca de Neve e Os Sete Anões (4 e 5 anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Expressar
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, personagens e a estrutura da história.
- (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Segunda-feira – Introdução à História de Branca de Neve
Atividades:
- Roda de Conversa sobre a História: A professora apresenta o conto de “Branca de Neve” para as crianças, mostrando imagens dos personagens principais (Branca de Neve, Rainha Má, os Sete Anões) e perguntando o que elas já sabem sobre a história.
- Objetivo: EI03EO04
- Roda de Conversa sobre a História: A professora apresenta o conto de “Branca de Neve” para as crianças, mostrando imagens dos personagens principais (Branca de Neve, Rainha Má, os Sete Anões) e perguntando o que elas já sabem sobre a história.
- Exploração Sensorial com Elementos da História: As crianças tocam e exploram objetos que remetem à história, como uma maçã (artificial ou real), uma coroa, e fantoches dos anões.
- Objetivo: EI03CG01
- Exploração Sensorial com Elementos da História: As crianças tocam e exploram objetos que remetem à história, como uma maçã (artificial ou real), uma coroa, e fantoches dos anões.
- Desenho Livre: As crianças desenham sua personagem favorita da história, utilizando giz de cera e lápis de cor para criar uma cena do conto.
- Objetivo: EI03TS02
- Desenho Livre: As crianças desenham sua personagem favorita da história, utilizando giz de cera e lápis de cor para criar uma cena do conto.
Terça-feira – Movimentos e Emoções dos Personagens
Atividades:
- Brincadeira de Imitar Personagens: As crianças imitam os personagens de “Branca de Neve” através de gestos e movimentos. Elas podem “andar como os anões”, “dançar como Branca de Neve” ou “fazer poses da Rainha Má”.
- Objetivo: EI03CG01
- Brincadeira de Imitar Personagens: As crianças imitam os personagens de “Branca de Neve” através de gestos e movimentos. Elas podem “andar como os anões”, “dançar como Branca de Neve” ou “fazer poses da Rainha Má”.
- Contação de História: A professora conta a história de “Branca de Neve” em um formato interativo, onde as crianças participam, fazendo sons ou imitando gestos enquanto a história é contada.
- Objetivo: EI03EF04
- Contação de História: A professora conta a história de “Branca de Neve” em um formato interativo, onde as crianças participam, fazendo sons ou imitando gestos enquanto a história é contada.
- Atividade Escrita: As crianças desenham os anões e tentam escrever ou identificar os números de cada anão (de 1 a 7). A professora pode ajudar a numerar e escrever o nome de cada um.
- Objetivo: EI03ET07
- Atividade Escrita: As crianças desenham os anões e tentam escrever ou identificar os números de cada anão (de 1 a 7). A professora pode ajudar a numerar e escrever o nome de cada um.
Quarta-feira – Arte e Criatividade com Branca de Neve
Atividades:
- Pintura e Colagem dos Personagens: As crianças criam retratos dos personagens utilizando tinta e materiais de colagem (papel colorido, lã, entre outros), representando Branca de Neve, os anões e a Rainha Má.
- Objetivo: EI03TS02
- Pintura e Colagem dos Personagens: As crianças criam retratos dos personagens utilizando tinta e materiais de colagem (papel colorido, lã, entre outros), representando Branca de Neve, os anões e a Rainha Má.
- Jogo de Sequência com Números: A professora propõe um jogo onde as crianças devem colocar em ordem cartões numéricos representando os anões, de 1 a 7, relacionando a sequência à história.
- Objetivo: EI03ET07
- Jogo de Sequência com Números: A professora propõe um jogo onde as crianças devem colocar em ordem cartões numéricos representando os anões, de 1 a 7, relacionando a sequência à história.
- Desenho Coletivo: As crianças trabalham juntas para desenhar uma grande cena da floresta onde Branca de Neve encontra os anões. Elas devem discutir e decidir onde colocar cada personagem.
- Objetivo: EI03EO04
- Desenho Coletivo: As crianças trabalham juntas para desenhar uma grande cena da floresta onde Branca de Neve encontra os anões. Elas devem discutir e decidir onde colocar cada personagem.
Quinta-feira – Explorando a História de Branca de Neve
Atividades:
- Vídeo da História de Branca de Neve: As crianças assistem a um vídeo curto e lúdico sobre a história de Branca de Neve. Após o vídeo, elas discutem o que mais gostaram e recontam suas partes favoritas.
- Objetivo: EI03EF04
- Vídeo da História de Branca de Neve: As crianças assistem a um vídeo curto e lúdico sobre a história de Branca de Neve. Após o vídeo, elas discutem o que mais gostaram e recontam suas partes favoritas.
- Encenação com Fantoches: As crianças utilizam fantoches dos personagens e recriam as cenas da história, recontando os principais eventos com a ajuda da professora.
- Objetivo: EI03EF04
- Encenação com Fantoches: As crianças utilizam fantoches dos personagens e recriam as cenas da história, recontando os principais eventos com a ajuda da professora.
- Atividade Escrita: As crianças desenham uma cena do vídeo assistido e a professora ajuda a escrever pequenas frases sobre o que acontece naquela parte da história.
- Objetivo: EI03EF03
- Atividade Escrita: As crianças desenham uma cena do vídeo assistido e a professora ajuda a escrever pequenas frases sobre o que acontece naquela parte da história.
Sexta-feira – Encerramento da Semana: Branca de Neve
Atividades:
- Recontagem da Semana com Fantoches: As crianças recontam a história de “Branca de Neve” usando fantoches ou pequenos objetos representando os personagens. Elas são incentivadas a falar e descrever as ações dos personagens.
- Objetivo: EI03EF04
- Recontagem da Semana com Fantoches: As crianças recontam a história de “Branca de Neve” usando fantoches ou pequenos objetos representando os personagens. Elas são incentivadas a falar e descrever as ações dos personagens.
- Dança dos Personagens: A professora coloca músicas alegres, e as crianças escolhem um personagem da história para imitar seus movimentos, dançando e se movimentando conforme as características do personagem.
- Objetivo: EI03CG01
- Dança dos Personagens: A professora coloca músicas alegres, e as crianças escolhem um personagem da história para imitar seus movimentos, dançando e se movimentando conforme as características do personagem.
- Atividade Escrita: As crianças desenham a cena que mais gostaram da história e escrevem uma pequena legenda com a ajuda da professora. Elas podem contar oralmente o que desenharam para a turma.
- Objetivo: EI03EF03
- Atividade Escrita: As crianças desenham a cena que mais gostaram da história e escrevem uma pequena legenda com a ajuda da professora. Elas podem contar oralmente o que desenharam para a turma.
Recursos Utilizados:
- Imagens dos personagens de Branca de Neve
- Fantoches e objetos simbólicos (maçã, coroa)
- Materiais para colagem (papel colorido, lã, etc.)
- Cartões numéricos para atividades de sequência
- Vídeos curtos sobre Branca de Neve
- Tintas, pincéis e papéis para atividades de colagem e pintura
Avaliação:
A avaliação será contínua, observando a participação das crianças nas atividades de encenação, nas produções artísticas e na capacidade de expressar-se oralmente e através de desenhos. A professora observará a interação entre os colegas e a compreensão da história recontada pelas crianças.
Esse plano de aula semanal foi criado para envolver as crianças em atividades dinâmicas e lúdicas sobre a história de “Branca de Neve” alinhado à BNCC, incentivando a criatividade e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais.
BAIXE OS PLANOS E EDITE NO WORD
Baixe os planos editáveis no word aqui: (plano e sequência didática branca de neve e os sete anões)
Atividades Branca de Neve Educação Infantil
Conclusão
Trabalhar temas de histórias infantis, como a clássica “Branca de Neve”, é uma excelente maneira de envolver as crianças em atividades lúdicas que estimulam não apenas a imaginação, mas também o desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
Histórias infantis permitem que as crianças se conectem com personagens e situações, desenvolvendo empatia, criatividade e habilidades de comunicação. Ao explorar narrativas através de brincadeiras, artes, movimentos e sons, os pequenos são capazes de compreender conceitos importantes, como solidariedade, respeito e cuidado com o próximo, de forma natural e divertida.
Além disso, ao adaptar essas histórias para atividades dinâmicas, como as propostas neste post, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem que incentiva a participação ativa das crianças, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, a expressão artística e a alfabetização emocional.
O uso de histórias clássicas no contexto escolar, portanto, é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para interagir com o mundo de maneira mais criativa e consciente.
Uma resposta