logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2024

Plano de Aula Educação Infantil Com Sequência Didática: Branca de Neve e Os Sete Anões

Plano de Aula Educação Infantil Com Sequência Didática: Branca de Neve e Os Sete Anões

Seja bem vindo querido educador! Hoje gostaríamos de compartilhar com você dois planos de aula (semanal e diário) que é uma sequencia didática da história Branca de neve e os sete anões: Maternal e Pré-escola educação infantil. No final do post você poderá baixar o arquivo gratuitamente editável no word.

Baixe sugestões de atividades para esse plano aqui: Baixar atividades da sequência didática Branca de Neve e Os sete Anões

    Para quem são os planos?

    Preparamos dois planos incríeveis para Maternal e Pré-escola:

        • Maternal: 2 e 3 anos

          • Pré escola: 4 e 5 anos

        Todos os planos já estão com os códigos da BNcc, que são os objetivos de aprendizagem.


        Plano de Aula Semanal – Sequência Didática: Branca de Neve e Os Sete Anões ( 2 e 3 anos)

        Data: [Inserir a data]
        Turma: Educação Infantil (2 a 3 anos)

        Direitos de Aprendizagem:

            • Participar

            • Conviver

            • Brincar

            • Explorar

          Campos de Experiência:

              • O Eu, o Outro e o Nós

              • Corpo, Gesto e Movimento

              • Traços, Sons, Cores e Formas

              • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação


            Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

                1. (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

                1. (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los, mesmo que de forma não verbal.

                1. (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

                1. (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

                1. (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.

                1. (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.


              Segunda-feira – Introdução à História de Branca de Neve

              Atividades:

                  1. Exploração Sensorial com Objetos: As crianças exploram objetos relacionados à história, como uma maçã (de brinquedo ou real), uma coroa e fantoches dos personagens (Branca de Neve, Rainha Má, anões). A professora introduz os personagens mostrando as imagens.
                        • Objetivo: EI02EO01

                    1. Roda de Conversa Simples: A professora mostra as ilustrações da história, perguntando às crianças o que acham dos personagens e suas cores. A ideia é que as crianças apontem ou toquem nas imagens enquanto a história é contada.
                          • Objetivo: EI02EF03

                      1. Desenho Livre: As crianças fazem um desenho livre com tintas, representando as cores que viram na história de Branca de Neve, com ajuda da professora.
                            • Objetivo: EI02CG05


                      Terça-feira – Movimentos e Sons da História

                      Atividades:

                          1. Brincadeira de Imitar os Personagens: As crianças imitam os personagens da história, fazendo gestos simples como “caminhar como Branca de Neve” ou “dançar como os anões”. A professora guia os movimentos.
                                • Objetivo: EI02CG03

                            1. Música e Sons da História: As crianças criam sons utilizando instrumentos simples, como chocalhos e tambores, para representar as ações dos personagens (sons suaves para Branca de Neve e sons altos para a Rainha Má).
                                  • Objetivo: EI02TS01

                              1. Desenho com Colagem: As crianças colam pedaços de papel colorido para montar o vestido da Branca de Neve, desenvolvendo a habilidade de colagem e pintura ao mesmo tempo.
                                    • Objetivo: EI02CG05


                              Quarta-feira – Arte e Expressão Corporal

                              Atividades:

                                  1. Pintura Coletiva: As crianças participam de uma grande pintura coletiva, desenhando uma floresta (cenário da história) onde Branca de Neve vive. Elas podem pintar árvores, flores e o castelo, com ajuda da professora.
                                        • Objetivo: EI02CG05

                                    1. Exploração dos Movimentos da História: A professora propõe uma atividade de movimento, onde as crianças “caminham pela floresta” imitando os passos lentos ou rápidos dos personagens.
                                          • Objetivo: EI02CG03

                                      1. Roda de Histórias: A professora conta a história mais uma vez, utilizando objetos e fantoches para prender a atenção das crianças, e as incentiva a fazer sons e gestos para acompanhar a história.
                                            • Objetivo: EI02EF03


                                      Quinta-feira – Construção e Criação Lúdica

                                      Atividades:

                                          1. Criação de Personagens com Massa de Modelar: As crianças usam massa de modelar para criar formas simples, representando os personagens da história, como os anões ou a Branca de Neve. Elas podem modelar bolinhas para fazer o corpo dos personagens.
                                                • Objetivo: EI02CG05

                                            1. História com Sons e Movimentos: A professora utiliza um tambor ou chocalho para acompanhar a narração da história, criando sons para cada ação dos personagens. As crianças imitam as ações e gestos.
                                                  • Objetivo: EI02TS01

                                              1. Exploração com Lâminas de Papel: As crianças colam pedaços de papel colorido para decorar os personagens. A professora orienta o uso de diferentes texturas e cores para representar cada personagem.
                                                    • Objetivo: EI02CG05


                                              Sexta-feira – Encerramento da Semana com Atividades Lúdicas

                                              Atividades:

                                                  1. Brincadeira Livre com Fantoches: As crianças brincam livremente com fantoches dos personagens, recriando partes da história de Branca de Neve. A professora incentiva a interação e o cuidado entre as crianças.
                                                        • Objetivo: EI02EO01

                                                    1. Dança dos Personagens: A professora toca uma música suave e as crianças imitam a dança dos personagens. Elas se movimentam livremente pela sala, imitando Branca de Neve e os anões.
                                                          • Objetivo: EI02CG03

                                                      1. Atividade Escrita: Com a ajuda da professora, as crianças desenham a parte da história que mais gostaram e tentam colar pedaços de papel para representar seus personagens favoritos.
                                                            • Objetivo: EI02CG05


                                                      Recursos Utilizados:

                                                          • Fantoches e objetos relacionados à história

                                                          • Massa de modelar

                                                          • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)

                                                          • Lâminas de papel colorido para colagem

                                                          • Tintas, pincéis e papéis para atividades artísticas


                                                        Avaliação:

                                                        A avaliação será contínua, observando a participação das crianças nas atividades propostas, sua interação com os colegas e a forma como respondem às histórias, movimentos e expressões. A professora avaliará a capacidade de manuseio dos materiais e a atenção nas atividades de música e história.


                                                        Esse plano de aula semanal foi adaptado para crianças da educação infantil de 2 a 3 anos alinhado à BNCC, proporcionando uma sequência lúdica e interativa sobre a história de “Branca de Neve”, com foco em expressões sensoriais e motoras, além de atividades de criação artística e música.

                                                        Baixe os planos editáveis no word aqui: (plano e sequência didática branca de neve e os sete anões)

                                                        Plano de aula com códigos da BNCC – Sequência Didática Branca de Neve e Os Sete Anões (4 e 5 anos)

                                                        Data: [Inserir a data]
                                                        Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)

                                                        Direitos de Aprendizagem:

                                                            • Participar

                                                            • Conviver

                                                            • Expressar

                                                            • Brincar

                                                            • Explorar

                                                          Campos de Experiência:

                                                              • O Eu, o Outro e o Nós

                                                              • Corpo, Gesto e Movimento

                                                              • Traços, Sons, Cores e Formas

                                                              • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação


                                                            Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

                                                                1. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

                                                                1. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

                                                                1. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                                                                1. (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

                                                                1. (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, personagens e a estrutura da história.

                                                                1. (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.


                                                              Segunda-feira – Introdução à História de Branca de Neve

                                                              Atividades:

                                                                  1. Roda de Conversa sobre a História: A professora apresenta o conto de “Branca de Neve” para as crianças, mostrando imagens dos personagens principais (Branca de Neve, Rainha Má, os Sete Anões) e perguntando o que elas já sabem sobre a história.
                                                                        • Objetivo: EI03EO04

                                                                    1. Exploração Sensorial com Elementos da História: As crianças tocam e exploram objetos que remetem à história, como uma maçã (artificial ou real), uma coroa, e fantoches dos anões.
                                                                          • Objetivo: EI03CG01

                                                                      1. Desenho Livre: As crianças desenham sua personagem favorita da história, utilizando giz de cera e lápis de cor para criar uma cena do conto.
                                                                            • Objetivo: EI03TS02


                                                                      Terça-feira – Movimentos e Emoções dos Personagens

                                                                      Atividades:

                                                                          1. Brincadeira de Imitar Personagens: As crianças imitam os personagens de “Branca de Neve” através de gestos e movimentos. Elas podem “andar como os anões”, “dançar como Branca de Neve” ou “fazer poses da Rainha Má”.
                                                                                • Objetivo: EI03CG01

                                                                            1. Contação de História: A professora conta a história de “Branca de Neve” em um formato interativo, onde as crianças participam, fazendo sons ou imitando gestos enquanto a história é contada.
                                                                                  • Objetivo: EI03EF04

                                                                              1. Atividade Escrita: As crianças desenham os anões e tentam escrever ou identificar os números de cada anão (de 1 a 7). A professora pode ajudar a numerar e escrever o nome de cada um.
                                                                                    • Objetivo: EI03ET07


                                                                              Quarta-feira – Arte e Criatividade com Branca de Neve

                                                                              Atividades:

                                                                                  1. Pintura e Colagem dos Personagens: As crianças criam retratos dos personagens utilizando tinta e materiais de colagem (papel colorido, lã, entre outros), representando Branca de Neve, os anões e a Rainha Má.
                                                                                        • Objetivo: EI03TS02

                                                                                    1. Jogo de Sequência com Números: A professora propõe um jogo onde as crianças devem colocar em ordem cartões numéricos representando os anões, de 1 a 7, relacionando a sequência à história.
                                                                                          • Objetivo: EI03ET07

                                                                                      1. Desenho Coletivo: As crianças trabalham juntas para desenhar uma grande cena da floresta onde Branca de Neve encontra os anões. Elas devem discutir e decidir onde colocar cada personagem.
                                                                                            • Objetivo: EI03EO04


                                                                                      Quinta-feira – Explorando a História de Branca de Neve

                                                                                      Atividades:

                                                                                          1. Vídeo da História de Branca de Neve: As crianças assistem a um vídeo curto e lúdico sobre a história de Branca de Neve. Após o vídeo, elas discutem o que mais gostaram e recontam suas partes favoritas.
                                                                                                • Objetivo: EI03EF04

                                                                                            1. Encenação com Fantoches: As crianças utilizam fantoches dos personagens e recriam as cenas da história, recontando os principais eventos com a ajuda da professora.
                                                                                                  • Objetivo: EI03EF04

                                                                                              1. Atividade Escrita: As crianças desenham uma cena do vídeo assistido e a professora ajuda a escrever pequenas frases sobre o que acontece naquela parte da história.
                                                                                                    • Objetivo: EI03EF03


                                                                                              Sexta-feira – Encerramento da Semana: Branca de Neve

                                                                                              Atividades:

                                                                                                  1. Recontagem da Semana com Fantoches: As crianças recontam a história de “Branca de Neve” usando fantoches ou pequenos objetos representando os personagens. Elas são incentivadas a falar e descrever as ações dos personagens.
                                                                                                        • Objetivo: EI03EF04

                                                                                                    1. Dança dos Personagens: A professora coloca músicas alegres, e as crianças escolhem um personagem da história para imitar seus movimentos, dançando e se movimentando conforme as características do personagem.
                                                                                                          • Objetivo: EI03CG01

                                                                                                      1. Atividade Escrita: As crianças desenham a cena que mais gostaram da história e escrevem uma pequena legenda com a ajuda da professora. Elas podem contar oralmente o que desenharam para a turma.
                                                                                                            • Objetivo: EI03EF03


                                                                                                      Recursos Utilizados:

                                                                                                          • Imagens dos personagens de Branca de Neve

                                                                                                          • Fantoches e objetos simbólicos (maçã, coroa)

                                                                                                          • Materiais para colagem (papel colorido, lã, etc.)

                                                                                                          • Cartões numéricos para atividades de sequência

                                                                                                          • Vídeos curtos sobre Branca de Neve

                                                                                                          • Tintas, pincéis e papéis para atividades de colagem e pintura


                                                                                                        Avaliação:

                                                                                                        A avaliação será contínua, observando a participação das crianças nas atividades de encenação, nas produções artísticas e na capacidade de expressar-se oralmente e através de desenhos. A professora observará a interação entre os colegas e a compreensão da história recontada pelas crianças.


                                                                                                        Esse plano de aula semanal foi criado para envolver as crianças em atividades dinâmicas e lúdicas sobre a história de “Branca de Neve” alinhado à BNCC, incentivando a criatividade e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

                                                                                                        BAIXE OS PLANOS E EDITE NO WORD

                                                                                                        Baixe os planos editáveis no word aqui: (plano e sequência didática branca de neve e os sete anões)

                                                                                                        Atividades Branca de Neve Educação Infantil

                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 6
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 8
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 7
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 5
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 4
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 2
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 16
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 15
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 14
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 13
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 12
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 11
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 10
                                                                                                        Sequência didática atividades branca de neve 9

                                                                                                        Conclusão

                                                                                                        Trabalhar temas de histórias infantis, como a clássica “Branca de Neve”, é uma excelente maneira de envolver as crianças em atividades lúdicas que estimulam não apenas a imaginação, mas também o desenvolvimento emocional, cognitivo e social. 

                                                                                                        Histórias infantis permitem que as crianças se conectem com personagens e situações, desenvolvendo empatia, criatividade e habilidades de comunicação. Ao explorar narrativas através de brincadeiras, artes, movimentos e sons, os pequenos são capazes de compreender conceitos importantes, como solidariedade, respeito e cuidado com o próximo, de forma natural e divertida.

                                                                                                        Além disso, ao adaptar essas histórias para atividades dinâmicas, como as propostas neste post, os professores podem criar um ambiente de aprendizagem que incentiva a participação ativa das crianças, promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, a expressão artística e a alfabetização emocional. 

                                                                                                        O uso de histórias clássicas no contexto escolar, portanto, é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para interagir com o mundo de maneira mais criativa e consciente.

                                                                                                        Uma resposta

                                                                                                        Deixe um comentário

                                                                                                        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                                                                                        13 + catorze =