Plano de Aula Educação Infantil: Minha Cor, Minha História
Olá profs! Bem vindos a mais um plano de aula elaborado especialmente para alunos da educação infantil: maternal e pré escola.
Você irá encontrar 2 opções de planos com seus respectivos objetivos de aprendizagem de acordo com a BNCC. Um plano específico para crianças de 2 e 3 anos de idade e outro plano para crianças de 4 e 5 anos de idade.
Ao final do post você encontrará a opção de baixar o plano editável no Word.
- Baixe centenas de livros infantis ilustrados aqui: Baixar livros infantis ilustrados PDF
- Veja outros planos de aulas aqui: Planos de aulas prontos educação infantil
- Faça um curso de contação de história aqui: Curso de contaçãode história – turma da Tia Tati
SUMÁRIO
TogglePlano de Aula Semanal – Tema: Minha Cor, Minha História (4 e 5 anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Corpo, Gesto e Movimento
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos e emoções.
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e encenações.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem e outras formas de expressão artística.
Segunda-feira – Introduzindo a Diversidade das Cores
Atividades:
Roda de Conversa sobre a Cor da Pele: A professora apresenta um espelho e incentiva as crianças a observarem suas próprias cores de pele. Ela fala sobre como cada cor é especial e faz parte da história de cada um.
- Objetivo: (EI03EO01)
Exploração de Tintas em Diferentes Tons: As crianças exploram tintas em diferentes tons de marrom, bege, rosa e outras cores que representam a pele. Elas podem pintar autorretratos com suas cores de pele.
- Objetivo: (EI03TS02)
Atividade Escrita Assistida: As crianças escrevem a primeira letra do seu nome no desenho do autorretrato, com ajuda da professora, para personalizar a arte.
- Objetivo: (EI03EF01)
Terça-feira – Letras, Cores e Histórias
Atividades:
História sobre Diversidade: A professora lê um livro ilustrado que aborda as diferentes cores de pessoas ao redor do mundo, mostrando imagens e falando sobre a importância da diversidade.
- Objetivo: (EI03EF04)
Explorando as Letras do Alfabeto: As crianças usam cartões com as letras do alfabeto e associam cada letra a uma palavra que descreva diversidade ou sentimentos (ex: A para “Amizade”, C para “Cor”).
- Objetivo: (EI03EF01)
Desenho e Pintura: As crianças desenham cenas do livro lido, usando cores que representam as diferentes tonalidades de pele vistas na história.
- Objetivo: (EI03TS02)
Quarta-feira – Expressando Sentimentos e Respeito
Atividades:
Brincadeira de “Quem Sou Eu?”: As crianças formam pares e descrevem características um do outro, como cor da pele e cabelo, com palavras gentis. A professora incentiva o uso de palavras mágicas como “obrigado” e “por favor”.
- Objetivo: (EI03EO01)
Música sobre Diversidade: A professora canta uma música sobre respeito e diversidade, e as crianças acompanham com palmas e gestos que representam união e empatia.
- Objetivo: (EI03CG01)
Atividade Escrita: As crianças escrevem com ajuda a frase “Eu sou especial” e colam em um cartaz junto com seu autorretrato pintado anteriormente.
- Objetivo: (EI03EF01)
Quinta-feira – Reconhecendo Números e Cores
Atividades:
Contagem de Amigos: As crianças participam de uma atividade de contagem onde contam quantas crianças têm cada cor de cabelo, olhos ou pele na sala, reforçando a diversidade.
- Objetivo: (EI03EF01)
Jogo de Números e Cores: Com cartões numerados de 1 a 10, as crianças associam cada número a uma quantidade de objetos coloridos que representam diversidade (ex: bonecos de diferentes cores).
- Objetivo: (EI03EF01)
Desenho de Números com Cores da Pele: As crianças desenham os números de 1 a 10 e pintam usando cores que representam diferentes tons de pele.
- Objetivo: (EI03TS02)
Sexta-feira – Encerramento e Celebração da Diversidade
Atividades:
- Recontagem da Semana: As crianças recontam a história lida no início da semana com a ajuda da professora, usando bonecos ou fantoches que representam diferentes pessoas.
Objetivo: (EI03EF04)
- Mural da Diversidade: As crianças criam um mural coletivo com todos os autorretratos pintados, decorando com palavras que representam respeito e amizade.
- Objetivo: (EI03TS02)
Atividade de Desenho e Escrita Final: Cada criança desenha sua família ou amigos e escreve a inicial do nome de cada um, destacando a diversidade que existe ao seu redor.
- Objetivo: (EI03EF01)
Recursos Utilizados:
- Espelhos para observação
- Livros ilustrados sobre diversidade
- Tintas em tons variados para pintura
- Cartões com letras do alfabeto
- Cartões numerados de 1 a 10
- Materiais de colagem e papel para mural
Avaliação:
A avaliação será contínua, observando a participação das crianças nas atividades e a compreensão do respeito e da valorização da diversidade. A professora observará como as crianças expressam suas ideias e interagem com os colegas ao falar sobre suas histórias e cores.
Este plano de aula ensina as crianças a valorizar a diversidade, reconhecer a beleza nas diferenças e entender a importância de respeitar a individualidade de cada um, usando atividades artísticas, lúdicas e interativas.
Plano de Aula Semanal – Tema: Minha Cor, Minha História (2 e 3 anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (2 a 3 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los, mesmo que de forma não verbal.
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.
- (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
- (EI02EF02) Participar de brincadeiras e atividades que envolvem expressões de afeto e respeito aos colegas e adultos.
Segunda-feira – Introduzindo a Diversidade das Cores e Vogais
Atividades:
Roda de Conversa sobre Cores: A professora inicia uma conversa simples sobre as cores da pele e pergunta às crianças qual a cor favorita delas, incentivando a observação no espelho.
- Objetivo: (EI02EO01)
Pintura com as Mãos: As crianças usam tinta em diferentes tons de pele para fazer impressões de mãos em folhas de papel. Elas identificam as cores que usaram e praticam as vogais com a professora (ex: “A de amarelo”).
- Objetivo: (EI02CG05)
Atividade Escrita Assistida: As crianças colam adesivos com as vogais nas pinturas e tentam repetir os sons das vogais.
- Objetivo: (EI02EF03)
Terça-feira – Brincando com Cores e Números
Atividades:
Contagem de Brinquedos por Cor: A professora propõe que as crianças contem brinquedos da sala que sejam da mesma cor (ex: 2 bolas amarelas, 3 cubos vermelhos) até o número 5.
- Objetivo: (EI02ET01)
Canção das Vogais e Cores: As crianças aprendem uma música simples que combina vogais com cores (ex: “A de azul, E de vermelho”).
- Objetivo: (EI02TS01)
Desenho e Colagem: As crianças desenham ou colam papéis coloridos para criar uma cena com números e cores, ajudadas pela professora a identificar os números de 1 a 5.
- Objetivo: (EI02CG05)
Quarta-feira – Histórias e Expressão Corporal
Atividades:
Contação de História: A professora lê uma história ilustrada sobre diversidade de cores de pele e diferentes famílias. As crianças observam as imagens e são incentivadas a apontar as cores que reconhecem.
- Objetivo: (EI02EF03)
Brincadeira de Mímica com Cores: A professora fala uma cor e as crianças fazem gestos com o corpo, imitando o que essa cor faz elas sentirem (ex: pulos para o amarelo alegre).
- Objetivo: (EI02EO04)
Atividade Escrita com Adesivos: As crianças escolhem adesivos coloridos com vogais e colam em seus desenhos da história, tentando repetir as vogais em voz alta.
- Objetivo: (EI02EF02)
Quinta-feira – Jogos e Sons
Atividades:
Jogo de Reconhecimento de Números e Cores: As crianças jogam um jogo simples de apontar números de 1 a 5 e associá-los a cores (ex: número 3 com objetos azuis).
- Objetivo: (EI02ET01)
Música e Ritmo com Cores: A professora toca uma música onde as crianças devem levantar um cartão com a cor correspondente sempre que uma vogal da música é cantada.
- Objetivo: (EI02TS01)
Pintura de Círculos e Números: As crianças pintam círculos e escrevem dentro deles os números de 1 a 5, com ajuda da professora.
- Objetivo: (EI02CG05)
Sexta-feira – Encerramento da Semana com Arte e Revisão
Atividades:
Mural das Cores e Vogais: As crianças criam um mural coletivo com pinturas, colagens e adesivos de vogais. Cada criança contribui com sua cor favorita e a vogal correspondente.
- Objetivo: (EI02CG05)
Roda de Conversa Final: As crianças compartilham o que mais gostaram de fazer durante a semana e mostram suas produções.
- Objetivo: (EI02EO04)
Atividade de Desenho e Escrita Simples: As crianças desenham um objeto de sua cor favorita e a professora ajuda a escrever a vogal inicial do objeto.
- Objetivo: (EI02EF03)
Recursos Utilizados:
- Espelhos para observação
- Tintas e papéis coloridos
- Adesivos de vogais e números
- Livros ilustrados sobre diversidade
- Instrumentos musicais simples
Avaliação:
A avaliação será feita por meio da observação da participação das crianças nas atividades e da capacidade de identificar cores, números e vogais. A professora deve observar como as crianças interagem e se expressam ao reconhecer e aplicar os conceitos trabalhados.
Este plano de aula promove a valorização da diversidade, o reconhecimento de cores e a introdução lúdica das vogais e números de 1 a 5 de forma interativa e divertida.
Uma resposta