logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2024

Plano de Aula Educação Infantil: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa

Compartilhe:
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest

Olá amados professores! Elaboramos dois planos de aulas semanais e diários para a educação infantil:

      • 2 e 3 anos

      • 4 e 5 anos

    Porque elaboramos dois planos de aula? Elaboramos dois planos de aula pois as habilidades cobradas pela BNCC para alunos de 2 e 3 anos são diferentes das habilidades cobradas para as crianças de 4 e 5 anos.

    Sugestões de atividades no final.

    Plano de Aula – Tema: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa ( 2 e 3 Anos)

    Data: [Inserir a data]
    Turma: Educação Infantil (2 a 3 anos)

    Direitos de Aprendizagem:

        • Participar

        • Conviver

        • Brincar

        • Explorar

      Campos de Experiência:

          • O Eu, o Outro e o Nós

          • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

          • Corpo, Gesto e Movimento


        Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

            1. (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

            1. (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los, mesmo que de forma não verbal.

            1. (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

            1. (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

            1. (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.

            1. (EI02EF02) Participar de brincadeiras e atividades que envolvem expressões de afeto e respeito aos colegas e adultos.


          Segunda-feira – Introdução às Palavras Mágicas

          Atividades:

          História sobre as Palavras Mágicas: A professora conta uma história curta sobre situações onde os personagens usam “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. As crianças são incentivadas a repetir as palavras durante a história.

          Objetivo: (EI02EF03)

          Jogo de Expressões: A professora sugere uma situação (por exemplo, pedir um brinquedo) e mostra como usar a palavra mágica “por favor”. As crianças tentam imitar e repetem o gesto e a expressão facial da professora.

          Objetivo: (EI02EO04)

          Desenho Livre: As crianças desenham uma situação onde possam usar uma palavra mágica, como pedir um brinquedo, e depois explicam suas ideias com a ajuda da professora.

          Objetivo: (EI02CG05)


          Terça-feira – A Importância de “Por Favor” e “Obrigado”

          Atividades:

          Brincadeira com Troca de Brinquedos: A professora ensina as crianças a pedir brinquedos com “por favor” e a agradecer com “obrigado”. Elas participam de uma brincadeira em duplas, trocando brinquedos e praticando as palavras mágicas.

          Objetivo: (EI02EO01)

          Canção das Palavras Mágicas: As crianças aprendem uma canção simples que inclui as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. Elas podem bater palmas ou tocar instrumentos enquanto cantam, reforçando o ritmo e a musicalidade.

          Objetivo: (EI02TS01)

          Atividade de Colagem: Cada criança cola pedaços de papel colorido para montar um desenho onde alguém pede ou agradece algo, como um brinquedo ou uma ajuda.

          Objetivo: (EI02CG05)


          Quarta-feira – Expressando “Desculpa” de Forma Divertida

          Atividades:

          Brincadeira de “Esbarrão e Desculpa”: Em uma atividade de movimento, as crianças praticam pedir “desculpa” quando esbarram de leve em um colega durante uma corrida leve. A professora orienta as crianças a pedir desculpas e dar um “toque de amizade”.

          Objetivo: (EI02EO01)

          Jogo de Imitar Emoções: A professora mostra como fazer expressões faciais de desculpas e arrependimento, e as crianças tentam imitar. Elas aprendem a diferenciar o sorriso de “obrigado” da expressão de “desculpa”.

          Objetivo: (EI02EO04)

          Desenho com Dedinhos: As crianças pintam com os dedos uma cena onde podem praticar “desculpa”, como duas crianças se abraçando. Esse desenho ajuda a desenvolver habilidades motoras e a expressar emoções.

          Objetivo: (EI02CG05)


          Quinta-feira – Contação de Histórias e Música

          Atividades:

          História Interativa com Palavras Mágicas: A professora conta uma história onde os personagens usam “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. As crianças são incentivadas a dizer as palavras mágicas em voz alta quando elas aparecem na história.

          Objetivo: (EI02EF03)

          Dança das Palavras Mágicas: As crianças participam de uma dança livre, onde a professora toca uma música e para em diferentes pontos. Ao parar a música, a professora sugere uma situação e pede que as crianças digam a palavra mágica apropriada.

          Objetivo: (EI02TS01), (EI02EF02)

          Desenho para Lembrar: As crianças fazem um desenho de um personagem da história ou da música e colam a palavra mágica que representa a ação do personagem (como “obrigado” ou “por favor”).

          Objetivo: (EI02CG05)


          Sexta-feira – Integração das Palavras Mágicas

          Atividades:

          Roda de Conversa sobre a Semana: A professora pergunta sobre momentos em que as crianças usaram “por favor”, “obrigado” e “desculpa” durante a semana. Elas compartilham suas experiências e escutam as dos colegas.

          Objetivo: (EI02EO04)

          Brincadeira Livre com Brinquedos: As crianças brincam com brinquedos e são incentivadas a pedir brinquedos emprestados usando “por favor” e agradecer com “obrigado”, aplicando as palavras mágicas aprendidas.

          Objetivo: (EI02EO01)

          Pintura de Mural: As crianças fazem um mural coletivo, desenhando e colando figuras que representam momentos em que usaram as palavras mágicas. Esse mural pode ser exibido na sala para relembrá-las da importância das palavras mágicas.

          Objetivo: (EI02CG05)


          Recursos Utilizados:

              • Cartões com as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa”

              • Fantoches e objetos relacionados às histórias

              • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)

              • Materiais para colagem (papel colorido, cola)

              • Tintas e pincéis para pintura de mural


            Avaliação:

            A avaliação será contínua, observando o uso das palavras mágicas pelas crianças nas interações com os colegas e a expressão de sentimentos durante as atividades. A professora deve incentivar e observar o reconhecimento das palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa” e avaliar o engajamento das crianças nas atividades de criação artística e nas canções.


            Este plano de aula incentiva o uso das palavras mágicas de forma lúdica, ajudando as crianças a compreender a importância de “por favor”, “obrigado” e “desculpa” nas interações diárias, desenvolvendo empatia, expressividade e controle emocional.

            BAIXE O PLANO EDITÁVEL NO WORD PARA 2 E 3 ANOS

            Plano de Aula Semanal – Tema: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa (4 e 5 Anos)

            Data: [Inserir a data]
            Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)

            Direitos de Aprendizagem:

            • Participar
            • Conviver
            • Brincar
            • Explorar

            Campos de Experiência:

            • O Eu, o Outro e o Nós
            • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
            • Corpo, Gesto e Movimento

            Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

            1. (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
            2. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
            3. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música.
            4. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
            5. (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, personagens e a estrutura da história.
            6. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

            Segunda-feira – Introdução às Palavras Mágicas

            Atividades:

            História das Palavras Mágicas: A professora conta uma história sobre personagens que usam “por favor”, “obrigado” e “desculpa” para resolver conflitos. As crianças discutem como cada palavra ajuda na história e quando elas mesmas podem usá-las. 

            Objetivos: (EI03EO01), (EI03EF04)

            Roda de Conversa sobre Sentimentos: As crianças compartilham situações em que usaram ou ouviram as palavras mágicas e refletem sobre os sentimentos envolvidos.

            Objetivo: (EI03EO04)

            Desenho Livre: As crianças desenham uma cena onde alguém usa uma palavra mágica, como um amigo emprestando um brinquedo. Elas depois falam sobre seus desenhos para a turma.

            Objetivo: (EI03EF01)


            Terça-feira – Brincando com “Por Favor” e “Obrigado”

            Atividades:

            Brincadeira de Troca de Brinquedos: Em uma atividade em duplas, as crianças praticam pedir brinquedos usando “por favor” e agradecendo com “obrigado”. A professora observa e reforça o uso das palavras mágicas.

            Objetivos: (EI03EO01), (EI03EO04)

            Dança das Palavras Mágicas: As crianças dançam ao som de uma música alegre. Quando a música para, a professora menciona uma palavra mágica e pede que cada criança crie um gesto correspondente (por exemplo, fazer um sinal de “agradecimento” com as mãos para “obrigado”).

            Objetivo: (EI03CG01)

            Atividade Escrita – Cartões de Agradecimento: As crianças criam cartões de agradecimento simples, desenhando uma cena e, com a ajuda da professora, escrevem “obrigado”.

            Objetivo: (EI03EF01)


            Quarta-feira – Explorando a Palavra “Desculpa”

            Atividades:

            Peça de Teatro com Fantoches: A professora usa fantoches para encenar uma situação onde um personagem pede desculpa a outro. As crianças reagem e são incentivadas a repetir as falas dos fantoches, praticando a palavra “desculpa” com gestos.

            Objetivos: (EI03EF04), (EI03CG01)

            Roda de Conversa sobre Pedir Desculpas: As crianças compartilham situações em que pediram desculpas e falam sobre como se sentiram. Elas também são incentivadas a pensar sobre os sentimentos do outro.

            Objetivo: (EI03EO01)

            Desenho para Representar Desculpas: As crianças desenham uma situação onde alguém pede desculpa e expressam como se sentem sobre o momento, podendo usar expressões faciais em seus desenhos.

            Objetivo: (EI03EF01)


            Quinta-feira – Música e Expressão Corporal com Palavras Mágicas

            Atividades:

            Canção das Palavras Mágicas: As crianças aprendem uma canção que inclui as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. Elas cantam e fazem gestos para cada palavra, explorando ritmo e movimento.

            Objetivos: (EI03TS02), (EI03CG01)

            Movimentos Corporais: A professora propõe diferentes movimentos e as crianças escolhem uma palavra mágica para representar cada movimento, expressando sentimentos como alegria e empatia.

            Objetivo: (EI03CG01)

            Cartazes de Palavras Mágicas: As crianças criam pequenos cartazes, cada um com uma palavra mágica. Elas decoram os cartazes e os colocam em locais visíveis da sala.

            Objetivo: (EI03TS02)


            Sexta-feira – Recontagem e Encerramento

            Atividades:

            Recontando Histórias com Palavras Mágicas: As crianças recontam a história ouvida no início da semana, usando os fantoches para encenar cenas de “por favor”, “obrigado” e “desculpa”.

            Objetivos: (EI03EF04), (EI03EO04)

            Dança das Palavras Mágicas (Revisão): A professora toca uma música de encerramento e as crianças dançam, criando um gesto para cada palavra mágica. Elas relembram o que aprenderam sobre cada palavra ao longo da semana.

            Objetivo: (EI03CG01)

            Atividade Escrita e Desenho: As crianças desenham e escrevem uma palavra mágica de sua escolha, contando para a turma em que situação usariam essa palavra.

            Objetivo: (EI03EF01)


            Recursos Utilizados:

            • Fantoches para dramatização
            • Materiais para confecção de cartazes e cartões
            • Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)
            • Tintas, pincéis e papéis para atividades artísticas

            Avaliação:

            A avaliação será feita com base na observação da participação das crianças nas atividades, seu engajamento nas dramatizações e na compreensão do uso das palavras mágicas. A professora também observará a capacidade das crianças em usar as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa” de forma espontânea e apropriada.


            Este plano de aula ensina de forma divertida e lúdica o uso das palavras mágicas, incentivando as crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais essenciais, como empatia, comunicação e respeito ao próximo

            BAIXE O PLANO EDITÁVEL NO WORD PARA 4 E 5 ANOS

            Sugestões de Atividades e Recursos

            Plaquinha de desculpe para implementar no Plano de Aula Educação Infantil: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa
            Plaquinha de descuple
            Plaquinha de obrigado para implementar no Plano de Aula Educação Infantil: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa
            Plaquinha de obrigado
            Plaquinha de por favor para implementar no Plano de Aula Educação Infantil: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa
            Plaquinha de por favor
            Fale infantil para o plano de aula as 3 palavrinhas mágicas Obrigado com licença e por favor
            História infantil: as três palavrinhas mágicas
            Palavrinhas mágicas para baixar e implementar no plano de aula
            Palavrinhas mágicas para baixar
            Atividades palavra máximas para implementar o plano de aula
            Sugestões de atividades com palavrinhas mágicas 1
            Sugestões de atividades para trabalhar as palavrinhas mágicas E implementar o plano de aula da educação infantil
            Sugestões de atividades - 2
            Entre para nosso grupo de whsatapp

            Entre para nosso grupo de whatsapp e receba planos de aula alinhados à BNCC semanalmente para educalção infantil: pré-escola e maternal.

            Uma resposta

            Deixe um comentário

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            quatro × 3 =