Plano de Aula Educação Infantil: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa
Olá amados professores! Elaboramos dois planos de aulas semanais e diários para a educação infantil:
- 2 e 3 anos
- 4 e 5 anos
Porque elaboramos dois planos de aula? Elaboramos dois planos de aula pois as habilidades cobradas pela BNCC para alunos de 2 e 3 anos são diferentes das habilidades cobradas para as crianças de 4 e 5 anos.
Sugestões de atividades no final.
- Baixe centenas de livros infantis ilustrados aqui: Baixar livros infantis ilustrados PDF
- Veja outros planos de aulas aqui: Planos de aulas prontos educação infantil
SUMÁRIO
TogglePlano de Aula – Tema: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa ( 2 e 3 Anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (2 a 3 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Corpo, Gesto e Movimento
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los, mesmo que de forma não verbal.
- (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.
- (EI02EF02) Participar de brincadeiras e atividades que envolvem expressões de afeto e respeito aos colegas e adultos.
Segunda-feira – Introdução às Palavras Mágicas
Atividades:
História sobre as Palavras Mágicas: A professora conta uma história curta sobre situações onde os personagens usam “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. As crianças são incentivadas a repetir as palavras durante a história.
Objetivo: (EI02EF03)
Jogo de Expressões: A professora sugere uma situação (por exemplo, pedir um brinquedo) e mostra como usar a palavra mágica “por favor”. As crianças tentam imitar e repetem o gesto e a expressão facial da professora.
Objetivo: (EI02EO04)
Desenho Livre: As crianças desenham uma situação onde possam usar uma palavra mágica, como pedir um brinquedo, e depois explicam suas ideias com a ajuda da professora.
Objetivo: (EI02CG05)
Terça-feira – A Importância de “Por Favor” e “Obrigado”
Atividades:
Brincadeira com Troca de Brinquedos: A professora ensina as crianças a pedir brinquedos com “por favor” e a agradecer com “obrigado”. Elas participam de uma brincadeira em duplas, trocando brinquedos e praticando as palavras mágicas.
Objetivo: (EI02EO01)
Canção das Palavras Mágicas: As crianças aprendem uma canção simples que inclui as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. Elas podem bater palmas ou tocar instrumentos enquanto cantam, reforçando o ritmo e a musicalidade.
Objetivo: (EI02TS01)
Atividade de Colagem: Cada criança cola pedaços de papel colorido para montar um desenho onde alguém pede ou agradece algo, como um brinquedo ou uma ajuda.
Objetivo: (EI02CG05)
Quarta-feira – Expressando “Desculpa” de Forma Divertida
Atividades:
Brincadeira de “Esbarrão e Desculpa”: Em uma atividade de movimento, as crianças praticam pedir “desculpa” quando esbarram de leve em um colega durante uma corrida leve. A professora orienta as crianças a pedir desculpas e dar um “toque de amizade”.
Objetivo: (EI02EO01)
Jogo de Imitar Emoções: A professora mostra como fazer expressões faciais de desculpas e arrependimento, e as crianças tentam imitar. Elas aprendem a diferenciar o sorriso de “obrigado” da expressão de “desculpa”.
Objetivo: (EI02EO04)
Desenho com Dedinhos: As crianças pintam com os dedos uma cena onde podem praticar “desculpa”, como duas crianças se abraçando. Esse desenho ajuda a desenvolver habilidades motoras e a expressar emoções.
Objetivo: (EI02CG05)
Quinta-feira – Contação de Histórias e Música
Atividades:
História Interativa com Palavras Mágicas: A professora conta uma história onde os personagens usam “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. As crianças são incentivadas a dizer as palavras mágicas em voz alta quando elas aparecem na história.
Objetivo: (EI02EF03)
Dança das Palavras Mágicas: As crianças participam de uma dança livre, onde a professora toca uma música e para em diferentes pontos. Ao parar a música, a professora sugere uma situação e pede que as crianças digam a palavra mágica apropriada.
Objetivo: (EI02TS01), (EI02EF02)
Desenho para Lembrar: As crianças fazem um desenho de um personagem da história ou da música e colam a palavra mágica que representa a ação do personagem (como “obrigado” ou “por favor”).
Objetivo: (EI02CG05)
Sexta-feira – Integração das Palavras Mágicas
Atividades:
Roda de Conversa sobre a Semana: A professora pergunta sobre momentos em que as crianças usaram “por favor”, “obrigado” e “desculpa” durante a semana. Elas compartilham suas experiências e escutam as dos colegas.
Objetivo: (EI02EO04)
Brincadeira Livre com Brinquedos: As crianças brincam com brinquedos e são incentivadas a pedir brinquedos emprestados usando “por favor” e agradecer com “obrigado”, aplicando as palavras mágicas aprendidas.
Objetivo: (EI02EO01)
Pintura de Mural: As crianças fazem um mural coletivo, desenhando e colando figuras que representam momentos em que usaram as palavras mágicas. Esse mural pode ser exibido na sala para relembrá-las da importância das palavras mágicas.
Objetivo: (EI02CG05)
Recursos Utilizados:
- Cartões com as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa”
- Fantoches e objetos relacionados às histórias
- Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)
- Materiais para colagem (papel colorido, cola)
- Tintas e pincéis para pintura de mural
Avaliação:
A avaliação será contínua, observando o uso das palavras mágicas pelas crianças nas interações com os colegas e a expressão de sentimentos durante as atividades. A professora deve incentivar e observar o reconhecimento das palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa” e avaliar o engajamento das crianças nas atividades de criação artística e nas canções.
Este plano de aula incentiva o uso das palavras mágicas de forma lúdica, ajudando as crianças a compreender a importância de “por favor”, “obrigado” e “desculpa” nas interações diárias, desenvolvendo empatia, expressividade e controle emocional.
BAIXE O PLANO EDITÁVEL NO WORD PARA 2 E 3 ANOS
Plano de Aula Semanal – Tema: Palavras Mágicas: Por Favor, Obrigado e Desculpa (4 e 5 Anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Corpo, Gesto e Movimento
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música.
- (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, personagens e a estrutura da história.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Segunda-feira – Introdução às Palavras Mágicas
Atividades:
História das Palavras Mágicas: A professora conta uma história sobre personagens que usam “por favor”, “obrigado” e “desculpa” para resolver conflitos. As crianças discutem como cada palavra ajuda na história e quando elas mesmas podem usá-las.
Objetivos: (EI03EO01), (EI03EF04)
Roda de Conversa sobre Sentimentos: As crianças compartilham situações em que usaram ou ouviram as palavras mágicas e refletem sobre os sentimentos envolvidos.
Objetivo: (EI03EO04)
Desenho Livre: As crianças desenham uma cena onde alguém usa uma palavra mágica, como um amigo emprestando um brinquedo. Elas depois falam sobre seus desenhos para a turma.
Objetivo: (EI03EF01)
Terça-feira – Brincando com “Por Favor” e “Obrigado”
Atividades:
Brincadeira de Troca de Brinquedos: Em uma atividade em duplas, as crianças praticam pedir brinquedos usando “por favor” e agradecendo com “obrigado”. A professora observa e reforça o uso das palavras mágicas.
Objetivos: (EI03EO01), (EI03EO04)
Dança das Palavras Mágicas: As crianças dançam ao som de uma música alegre. Quando a música para, a professora menciona uma palavra mágica e pede que cada criança crie um gesto correspondente (por exemplo, fazer um sinal de “agradecimento” com as mãos para “obrigado”).
Objetivo: (EI03CG01)
Atividade Escrita – Cartões de Agradecimento: As crianças criam cartões de agradecimento simples, desenhando uma cena e, com a ajuda da professora, escrevem “obrigado”.
Objetivo: (EI03EF01)
Quarta-feira – Explorando a Palavra “Desculpa”
Atividades:
Peça de Teatro com Fantoches: A professora usa fantoches para encenar uma situação onde um personagem pede desculpa a outro. As crianças reagem e são incentivadas a repetir as falas dos fantoches, praticando a palavra “desculpa” com gestos.
Objetivos: (EI03EF04), (EI03CG01)
Roda de Conversa sobre Pedir Desculpas: As crianças compartilham situações em que pediram desculpas e falam sobre como se sentiram. Elas também são incentivadas a pensar sobre os sentimentos do outro.
Objetivo: (EI03EO01)
Desenho para Representar Desculpas: As crianças desenham uma situação onde alguém pede desculpa e expressam como se sentem sobre o momento, podendo usar expressões faciais em seus desenhos.
Objetivo: (EI03EF01)
Quinta-feira – Música e Expressão Corporal com Palavras Mágicas
Atividades:
Canção das Palavras Mágicas: As crianças aprendem uma canção que inclui as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa”. Elas cantam e fazem gestos para cada palavra, explorando ritmo e movimento.
Objetivos: (EI03TS02), (EI03CG01)
Movimentos Corporais: A professora propõe diferentes movimentos e as crianças escolhem uma palavra mágica para representar cada movimento, expressando sentimentos como alegria e empatia.
Objetivo: (EI03CG01)
Cartazes de Palavras Mágicas: As crianças criam pequenos cartazes, cada um com uma palavra mágica. Elas decoram os cartazes e os colocam em locais visíveis da sala.
Objetivo: (EI03TS02)
Sexta-feira – Recontagem e Encerramento
Atividades:
Recontando Histórias com Palavras Mágicas: As crianças recontam a história ouvida no início da semana, usando os fantoches para encenar cenas de “por favor”, “obrigado” e “desculpa”.
Objetivos: (EI03EF04), (EI03EO04)
Dança das Palavras Mágicas (Revisão): A professora toca uma música de encerramento e as crianças dançam, criando um gesto para cada palavra mágica. Elas relembram o que aprenderam sobre cada palavra ao longo da semana.
Objetivo: (EI03CG01)
Atividade Escrita e Desenho: As crianças desenham e escrevem uma palavra mágica de sua escolha, contando para a turma em que situação usariam essa palavra.
Objetivo: (EI03EF01)
Recursos Utilizados:
- Fantoches para dramatização
- Materiais para confecção de cartazes e cartões
- Instrumentos musicais simples (chocalhos, tambores)
- Tintas, pincéis e papéis para atividades artísticas
Avaliação:
A avaliação será feita com base na observação da participação das crianças nas atividades, seu engajamento nas dramatizações e na compreensão do uso das palavras mágicas. A professora também observará a capacidade das crianças em usar as palavras “por favor”, “obrigado” e “desculpa” de forma espontânea e apropriada.
Este plano de aula ensina de forma divertida e lúdica o uso das palavras mágicas, incentivando as crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais essenciais, como empatia, comunicação e respeito ao próximo
BAIXE O PLANO EDITÁVEL NO WORD PARA 4 E 5 ANOS
Sugestões de Atividades e Recursos
Entre para nosso grupo de whatsapp e receba planos de aula alinhados à BNCC semanalmente para educalção infantil: pré-escola e maternal.
Uma resposta