Plano de Aula Semanal Educação Infantil– Sequência Didática: "O Grande Rabanete"
Olá querido professor da educação infantil! Preparamos um plano de aula recheado de atividade lúdicas com a história o grande rabanete. É uma sequência didática completa para ser trabalhada durante toda a semana.
São dois planos com diferentes habilidades para crianças de 2 e 3 anos e crianças de 4 e 5 anos.
- Baixe o livro ilustrado: O Grande rabanete
- Baixe livros ilustrados: Livros ilustrados histórias infantis
- Curso histórias e brincadeiras cantadas: Clique e faça sua inscrição
SUMÁRIO
TogglePlano de Aula Semanal Educação Infantil– Sequência Didática: “O Grande Rabanete” (2 e 3 anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (2 e 3 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02CG03) Explorar movimentos básicos como andar, correr, agachar e levantar, combinando com brincadeiras.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.
- (EI02TS02) Manipular materiais como tintas, papéis e objetos para criar algo relacionado à história.
Segunda-feira – Introdução à História e Dramatização Lúdica
Atividades:
- Leitura da História: Apresente a história “O Grande Rabanete” com imagens grandes e coloridas. Use entonação divertida para engajar as crianças e peça que imitem sons ou palavras simples, como “puxa!”.
- Objetivo: (EI02EF03) Desenvolver atenção e interesse pela história.
- Dramatização Lúdica:
- Simule a cena de puxar o rabanete usando um lençol grande ou tecido como “rabanete”. As crianças formam uma fila e puxam juntas, representando os personagens.
- Objetivo: (EI02CG03) Explorar movimentos corporais e trabalho em grupo.
- Sugestão de vídeo: História infantil: O grande rabanete
Terça-feira – Exploração Artística e Reconhecimento de Cores
Atividades:
- Desenho Livre Coletivo:
- As crianças desenham juntas em uma folha grande. A professora orienta a criação de uma “planta grande” (com folhas e raízes). Elas podem usar lápis de cor e giz de cera.
- Objetivo: (EI02TS02) Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Atividade Sensorial:
- Ofereça tampas de garrafa ou esponjas para carimbar círculos coloridos em papéis. As crianças podem escolher as cores e criar padrões simples.
- Objetivo: (EI02TS02) Explorar formas e cores de forma lúdica.
- Brincadeira de Movimento:
- Crie um circuito simples no chão com fita adesiva colorida. As crianças andam, pulam ou rastejam, simulando os personagens puxando algo pesado.
- Objetivo: (EI02CG03) Trabalhar equilíbrio e coordenação motora.
Quarta-feira – Conhecendo os Personagens
Atividades:
- História com Imagens:
- Mostre figuras grandes dos personagens (agricultor, esposa, neta, cachorro, gato e rato). Peça às crianças que escolham um personagem favorito e tentem imitar sons ou gestos relacionados.
- Objetivo: (EI02EO01) Incentivar a socialização e criatividade.
- Criação de Chapéus Simples:
- Use tiras de papel para que as crianças criem “chapéus de personagens”. Elas podem desenhar ou colar formas simples (orelhas de cachorro, bigodes de gato, etc.).
- Objetivo: (EI02TS02) Trabalhar coordenação motora fina e imaginação.
- Brincadeira de Roda:
- Cante uma música simples sobre trabalho em equipe enquanto as crianças dançam em roda.
- Sugestão de música e vídeo: Música Infantil – Trabalho em Equipe
Quinta-feira – Sequência de Eventos e Jogos Cooperativos
Atividades:
- Jogo de Sequência:
- Monte um caminho no chão com figuras dos personagens em ordem embaralhada. As crianças devem organizar os personagens na sequência da história.
- Objetivo: (EI02EF03) Trabalhar memória e compreensão da narrativa.
- Movimento Criativo:
- Simule a cena de “puxar o rabanete” com uma corda curta ou fita. As crianças trabalham juntas para “puxar” algo simbólico no final do caminho, como uma caixa leve.
- Objetivo: (EI02CG03) Trabalhar força e cooperação.
Sexta-feira – Encerramento com Arte e Expressão
Atividades:
- Teatro com Chapéus de Personagens:
- Usando os chapéus feitos anteriormente, as crianças dramatizam a história com a ajuda da professora.
- Objetivo: (EI02EF03) Desenvolver expressão oral e corporal.
- Mural Coletivo:
- Crie um mural com os desenhos, carimbos e chapéus feitos durante a semana. As crianças escolhem onde colar suas contribuições.
- Objetivo: (EI02TS02) Promover senso de pertencimento e valorização das produções artísticas.
Recursos Utilizados:
- Figuras grandes e coloridas dos personagens.
- Papel pardo, tiras de papel, lápis de cor, giz de cera.
- Tampas de garrafa e esponjas para carimbar.
- Lençol, fita adesiva colorida e chapéus simples.
- Vídeos e músicas sugeridos.
Avaliação:
A avaliação será feita observando a participação ativa das crianças nas atividades, o interesse pela história e a interação em grupo. Produções artísticas e atitudes de cooperação serão consideradas como indicadores de desenvolvimento.
Este plano de aula inclui atividades simples, acessíveis e criativas, garantindo que as crianças interajam de forma lúdica e educativa com a história “O Grande Rabanete”.
Plano de Aula Semanal – Sequência Didática: “O Grande Rabanete” (Atividades Simples e Criativas para 4 e 5 anos)
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 e 5 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Traços, Sons, Cores e Formas
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI03EO03) Desenvolver atitudes de cooperação em atividades em grupo.
- (EI03CG02) Demonstrar controle corporal em diferentes movimentos, como andar, correr, saltar e agachar.
- (EI03EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir histórias, diferenciando escrita de ilustrações.
- (EI03TS02) Criar produções artísticas bidimensionais utilizando diferentes materiais e técnicas.
Segunda-feira – Introdução à História e Dramatização Lúdica
Atividades:
- Leitura Interativa: Leia a história “O Grande Rabanete” destacando os personagens e suas ações. Incentive as crianças a repetirem palavras-chave, como “puxa” e “forte”.
- Objetivo: (EI03EF03) Desenvolver a escuta ativa e a participação.
- Dramatização Lúdica:
- Use um tecido ou corda como “rabanete”. As crianças formam uma fila e representam os personagens, puxando o “rabanete” juntas, explorando movimentos de coordenação e cooperação.
- Objetivo: (EI03CG02) Trabalhar movimentos corporais e cooperação em grupo.
- Sugestão de vídeo: História Infantil – “O Grande Rabanete”
Terça-feira – Arte e Criação com Personagens
Atividades:
- Desenho Livre Coletivo:
- Em uma folha grande, as crianças desenham juntos uma planta imaginária gigante, inspirada na história. Cada uma contribui com uma parte, como folhas, flores ou raízes.
- Objetivo: (EI03TS02) Promover trabalho em equipe e habilidades artísticas.
- Construção de Personagens:
- Crie personagens com materiais simples, como rolos de papelão, papéis coloridos e cola. Cada criança pode fazer um personagem da história e decorá-lo com materiais disponíveis.
- Objetivo: (EI03TS02) Desenvolver coordenação motora fina e criatividade.
Quarta-feira – Explorando Sequência e Movimento
Atividades:
- Jogo de Sequência:
- Mostre imagens dos personagens em ordem misturada e peça às crianças para organizá-las na sequência correta da história.
- Objetivo: (EI03EF03) Trabalhar memória e compreensão da narrativa.
- Circuito de Movimento:
- Crie um percurso no chão com obstáculos simples (como almofadas ou cones). As crianças percorrem o circuito enquanto fingem ser os personagens, representando ações como “puxar”, “pular” e “andar”.
- Objetivo: (EI03CG02) Desenvolver coordenação e controle corporal.
Quinta-feira – Cooperação e Trabalho em Equipe
Atividades:
- Brincadeira de Puxar:
- Use uma corda curta para as crianças brincarem de puxar juntas um objeto leve (como uma caixa ou almofada). Estimule-as a trabalhar em equipe, lembrando a cena da história.
- Objetivo: (EI03EO03) Desenvolver cooperação e interação social.
- Música e Dança Criativa:
- Crie uma música simples com palavras como “puxar” e “forte”, incentivando movimentos criativos enquanto as crianças dançam e imitam os personagens.
- Sugestão de música: Música Infantil – Trabalho em Equipe
Sexta-feira – Teatro e Encerramento Artístico
Atividades:
- Teatro de Personagens:
- Usando os personagens criados no papelão, as crianças dramatizam a história em grupos pequenos. Cada uma assume o papel de um personagem e reconta a história com ajuda da professora.
- Objetivo: (EI03EF03) Trabalhar expressão oral e corporal.
- Criação de Mural Coletivo:
- Monte um mural com desenhos, colagens e personagens criados pelas crianças durante a semana. Cada criança pode apresentar sua contribuição para o mural.
- Objetivo: (EI03TS02) Valorizar as produções artísticas e o senso de pertencimento.
Recursos Utilizados:
- Livro ou ilustrações da história “O Grande Rabanete”.
- Tecido, corda ou objetos leves para dramatização.
- Materiais para artes: papel pardo, lápis de cor, papéis coloridos, cola, rolos de papelão.
- Obstáculos simples para o circuito de movimento.
- Músicas e vídeos sugeridos.
Avaliação:
A avaliação será feita observando a participação ativa das crianças nas atividades, seu envolvimento na dramatização e no trabalho em grupo. Produções artísticas e atitudes de cooperação serão registradas como avanços no aprendizado.
Este plano adapta atividades simples e criativas para crianças de 4 e 5 anos, estimulando habilidades motoras, sociais e cognitivas de forma lúdica e envolvente com a história “O Grande Rabanete”.
Sugestões de Atividades Para Implementar no Plano de Aula
Conclusão do Plano de Aula: Sequência Didática o Grande Rabanete
A sequência didática baseada na história “O Grande Rabanete” permitiu explorar, de maneira lúdica e criativa, conceitos fundamentais para o desenvolvimento infantil, como trabalho em equipe, coordenação motora, criatividade e expressão oral. A partir de atividades diversificadas e alinhadas às habilidades propostas, as crianças puderam:
Ampliar a Compreensão sobre Cooperação:
A história e as dramatizações reforçaram a importância do trabalho em equipe, mostrando que desafios podem ser superados com esforço coletivo.Desenvolver a Coordenação Motora:
Brincadeiras como puxar o “rabanete” e percursos com obstáculos estimularam movimentos básicos, como andar, pular e agachar, essenciais para a faixa etária.Estimular a Criatividade e a Expressão Artística:
As atividades de desenho, colagem e construção de personagens proporcionaram momentos de expressão individual e coletiva, fortalecendo o senso de pertencimento e a valorização das produções.Enriquecer o Vocabulário e a Expressão Oral:
A leitura, os diálogos e as encenações permitiram às crianças explorar novas palavras e aprimorar a comunicação, enquanto mergulhavam no universo narrativo.
Uma resposta