logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2024

Plano de Aula Semanal Educação Infantil– Sequência Didática: "O Grande Rabanete"

Plano de aulas semanal e diário com sequência didática da história o grande rabanete para a educação infantil

Olá querido professor da educação infantil! Preparamos um plano de aula recheado de atividade lúdicas com a história o grande rabanete. É uma sequência didática completa para ser trabalhada durante toda a semana.

São dois planos com diferentes habilidades para crianças de 2 e 3 anos e crianças de 4 e 5 anos.

Plano de Aula Semanal Educação Infantil– Sequência Didática: “O Grande Rabanete” (2 e 3 anos)

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (2 e 3 anos)

Direitos de Aprendizagem:

  • Participar
  • Conviver
  • Brincar
  • Explorar

Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gesto e Movimento
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Traços, Sons, Cores e Formas

Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

  1. (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
  2. (EI02CG03) Explorar movimentos básicos como andar, correr, agachar e levantar, combinando com brincadeiras.
  3. (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.
  4. (EI02TS02) Manipular materiais como tintas, papéis e objetos para criar algo relacionado à história.


Segunda-feira – Introdução à História e Dramatização Lúdica

Atividades:

  1. Leitura da História: Apresente a história “O Grande Rabanete” com imagens grandes e coloridas. Use entonação divertida para engajar as crianças e peça que imitem sons ou palavras simples, como “puxa!”.
    • Objetivo: (EI02EF03) Desenvolver atenção e interesse pela história.
  2. Dramatização Lúdica:
    • Simule a cena de puxar o rabanete usando um lençol grande ou tecido como “rabanete”. As crianças formam uma fila e puxam juntas, representando os personagens.
    • Objetivo: (EI02CG03) Explorar movimentos corporais e trabalho em grupo.
  3. Sugestão de vídeo: História infantil: O grande rabanete


Terça-feira – Exploração Artística e Reconhecimento de Cores

Atividades:

  1. Desenho Livre Coletivo:
    • As crianças desenham juntas em uma folha grande. A professora orienta a criação de uma “planta grande” (com folhas e raízes). Elas podem usar lápis de cor e giz de cera.
    • Objetivo: (EI02TS02) Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  2. Atividade Sensorial:
    • Ofereça tampas de garrafa ou esponjas para carimbar círculos coloridos em papéis. As crianças podem escolher as cores e criar padrões simples.
    • Objetivo: (EI02TS02) Explorar formas e cores de forma lúdica.
  3. Brincadeira de Movimento:
    • Crie um circuito simples no chão com fita adesiva colorida. As crianças andam, pulam ou rastejam, simulando os personagens puxando algo pesado.
    • Objetivo: (EI02CG03) Trabalhar equilíbrio e coordenação motora.


Quarta-feira – Conhecendo os Personagens

Atividades:

  1. História com Imagens:
    • Mostre figuras grandes dos personagens (agricultor, esposa, neta, cachorro, gato e rato). Peça às crianças que escolham um personagem favorito e tentem imitar sons ou gestos relacionados.
    • Objetivo: (EI02EO01) Incentivar a socialização e criatividade.
  2. Criação de Chapéus Simples:
    • Use tiras de papel para que as crianças criem “chapéus de personagens”. Elas podem desenhar ou colar formas simples (orelhas de cachorro, bigodes de gato, etc.).
    • Objetivo: (EI02TS02) Trabalhar coordenação motora fina e imaginação.
  3. Brincadeira de Roda:


Quinta-feira – Sequência de Eventos e Jogos Cooperativos

Atividades:

  1. Jogo de Sequência:
    • Monte um caminho no chão com figuras dos personagens em ordem embaralhada. As crianças devem organizar os personagens na sequência da história.
    • Objetivo: (EI02EF03) Trabalhar memória e compreensão da narrativa.
  2. Movimento Criativo:
    • Simule a cena de “puxar o rabanete” com uma corda curta ou fita. As crianças trabalham juntas para “puxar” algo simbólico no final do caminho, como uma caixa leve.
    • Objetivo: (EI02CG03) Trabalhar força e cooperação.


Sexta-feira – Encerramento com Arte e Expressão

Atividades:

  1. Teatro com Chapéus de Personagens:
    • Usando os chapéus feitos anteriormente, as crianças dramatizam a história com a ajuda da professora.
    • Objetivo: (EI02EF03) Desenvolver expressão oral e corporal.
  2. Mural Coletivo:
    • Crie um mural com os desenhos, carimbos e chapéus feitos durante a semana. As crianças escolhem onde colar suas contribuições.
    • Objetivo: (EI02TS02) Promover senso de pertencimento e valorização das produções artísticas.


Recursos Utilizados:

  • Figuras grandes e coloridas dos personagens.
  • Papel pardo, tiras de papel, lápis de cor, giz de cera.
  • Tampas de garrafa e esponjas para carimbar.
  • Lençol, fita adesiva colorida e chapéus simples.
  • Vídeos e músicas sugeridos.


Avaliação:

A avaliação será feita observando a participação ativa das crianças nas atividades, o interesse pela história e a interação em grupo. Produções artísticas e atitudes de cooperação serão consideradas como indicadores de desenvolvimento.

Este plano de aula inclui atividades simples, acessíveis e criativas, garantindo que as crianças interajam de forma lúdica e educativa com a história “O Grande Rabanete”.

Baixar plano de aula editável no Word


Plano de Aula Semanal – Sequência Didática: “O Grande Rabanete” (Atividades Simples e Criativas para 4 e 5 anos)

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 e 5 anos)

Direitos de Aprendizagem:

  • Participar
  • Conviver
  • Brincar
  • Explorar

Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gesto e Movimento
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
  • Traços, Sons, Cores e Formas

Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

  1. (EI03EO03) Desenvolver atitudes de cooperação em atividades em grupo.
  2. (EI03CG02) Demonstrar controle corporal em diferentes movimentos, como andar, correr, saltar e agachar.
  3. (EI03EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir histórias, diferenciando escrita de ilustrações.
  4. (EI03TS02) Criar produções artísticas bidimensionais utilizando diferentes materiais e técnicas.


Segunda-feira – Introdução à História e Dramatização Lúdica

Atividades:

  1. Leitura Interativa: Leia a história “O Grande Rabanete” destacando os personagens e suas ações. Incentive as crianças a repetirem palavras-chave, como “puxa” e “forte”.
    • Objetivo: (EI03EF03) Desenvolver a escuta ativa e a participação.
  2. Dramatização Lúdica:
    • Use um tecido ou corda como “rabanete”. As crianças formam uma fila e representam os personagens, puxando o “rabanete” juntas, explorando movimentos de coordenação e cooperação.
    • Objetivo: (EI03CG02) Trabalhar movimentos corporais e cooperação em grupo.
  3. Sugestão de vídeo: História Infantil – “O Grande Rabanete”


Terça-feira – Arte e Criação com Personagens

Atividades:

  1. Desenho Livre Coletivo:
    • Em uma folha grande, as crianças desenham juntos uma planta imaginária gigante, inspirada na história. Cada uma contribui com uma parte, como folhas, flores ou raízes.
    • Objetivo: (EI03TS02) Promover trabalho em equipe e habilidades artísticas.
  2. Construção de Personagens:
    • Crie personagens com materiais simples, como rolos de papelão, papéis coloridos e cola. Cada criança pode fazer um personagem da história e decorá-lo com materiais disponíveis.
    • Objetivo: (EI03TS02) Desenvolver coordenação motora fina e criatividade.


Quarta-feira – Explorando Sequência e Movimento

Atividades:

  1. Jogo de Sequência:
    • Mostre imagens dos personagens em ordem misturada e peça às crianças para organizá-las na sequência correta da história.
    • Objetivo: (EI03EF03) Trabalhar memória e compreensão da narrativa.
  2. Circuito de Movimento:
    • Crie um percurso no chão com obstáculos simples (como almofadas ou cones). As crianças percorrem o circuito enquanto fingem ser os personagens, representando ações como “puxar”, “pular” e “andar”.
    • Objetivo: (EI03CG02) Desenvolver coordenação e controle corporal.


Quinta-feira – Cooperação e Trabalho em Equipe

Atividades:

  1. Brincadeira de Puxar:
    • Use uma corda curta para as crianças brincarem de puxar juntas um objeto leve (como uma caixa ou almofada). Estimule-as a trabalhar em equipe, lembrando a cena da história.
    • Objetivo: (EI03EO03) Desenvolver cooperação e interação social.
  2. Música e Dança Criativa:
    • Crie uma música simples com palavras como “puxar” e “forte”, incentivando movimentos criativos enquanto as crianças dançam e imitam os personagens.
    • Sugestão de música: Música Infantil – Trabalho em Equipe


Sexta-feira – Teatro e Encerramento Artístico

Atividades:

  1. Teatro de Personagens:
    • Usando os personagens criados no papelão, as crianças dramatizam a história em grupos pequenos. Cada uma assume o papel de um personagem e reconta a história com ajuda da professora.
    • Objetivo: (EI03EF03) Trabalhar expressão oral e corporal.
  2. Criação de Mural Coletivo:
    • Monte um mural com desenhos, colagens e personagens criados pelas crianças durante a semana. Cada criança pode apresentar sua contribuição para o mural.
    • Objetivo: (EI03TS02) Valorizar as produções artísticas e o senso de pertencimento.


Recursos Utilizados:

  • Livro ou ilustrações da história “O Grande Rabanete”.
  • Tecido, corda ou objetos leves para dramatização.
  • Materiais para artes: papel pardo, lápis de cor, papéis coloridos, cola, rolos de papelão.
  • Obstáculos simples para o circuito de movimento.
  • Músicas e vídeos sugeridos.


Avaliação:

A avaliação será feita observando a participação ativa das crianças nas atividades, seu envolvimento na dramatização e no trabalho em grupo. Produções artísticas e atitudes de cooperação serão registradas como avanços no aprendizado.

Este plano adapta atividades simples e criativas para crianças de 4 e 5 anos, estimulando habilidades motoras, sociais e cognitivas de forma lúdica e envolvente com a história “O Grande Rabanete”.

Baixar plano de aula editável no Word

Sugestões de Atividades Para Implementar no Plano de Aula

Plano de aula consequência didática da história o grande rabanete para a educação infantil
atividade de matemática Plano de aula consequência didática da história o grande rabanete para a educação infantil
atividade com frutas Plano de aula consequência didática da história o grande rabanete para a educação infantil
atividade de corte e colagem Plano de aula consequência didática da história o grande rabanete para a educação infantil
atividade coordenação motora Plano de aula consequência didática da história o grande rabanete para a educação infantil

Conclusão do Plano de Aula: Sequência Didática o Grande Rabanete

A sequência didática baseada na história “O Grande Rabanete” permitiu explorar, de maneira lúdica e criativa, conceitos fundamentais para o desenvolvimento infantil, como trabalho em equipe, coordenação motora, criatividade e expressão oral. A partir de atividades diversificadas e alinhadas às habilidades propostas, as crianças puderam:

  1. Ampliar a Compreensão sobre Cooperação:
    A história e as dramatizações reforçaram a importância do trabalho em equipe, mostrando que desafios podem ser superados com esforço coletivo.

  2. Desenvolver a Coordenação Motora:
    Brincadeiras como puxar o “rabanete” e percursos com obstáculos estimularam movimentos básicos, como andar, pular e agachar, essenciais para a faixa etária.

  3. Estimular a Criatividade e a Expressão Artística:
    As atividades de desenho, colagem e construção de personagens proporcionaram momentos de expressão individual e coletiva, fortalecendo o senso de pertencimento e a valorização das produções.

  4. Enriquecer o Vocabulário e a Expressão Oral:
    A leitura, os diálogos e as encenações permitiram às crianças explorar novas palavras e aprimorar a comunicação, enquanto mergulhavam no universo narrativo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =