logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2024

Plano de aula setembro amarelo educação infantil

Como educador na educação infantil, acredito firmemente que é essencial introduzir temas de bem-estar emocional e conscientização sobre saúde mental desde cedo.

O Setembro Amarelo, uma campanha dedicada à prevenção do suicídio, oferece uma oportunidade perfeita para abordar esses temas de forma adequada com os pequenos.

Este post detalhará um Plano de Aula Setembro Amarelo para Educação Infantil, com atividades pensadas especificamente para crianças nesta faixa etária.


Plano de Aula – Tema: Setembro Amarelo

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 anos)

Direitos de Aprendizagem:

  • Participar
  • Conviver
  • Expressar
  • Brincar
  • Explorar

Campos de Experiência:

  • O Eu, o Outro e o Nós
  • Corpo, Gesto e Movimento
  • Traços, Sons, Cores e Formas
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação


Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:

  1. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
  2. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita.
  3. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
  4. (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais e instrumentos musicais para expressar sentimentos.


Conteúdo:

  • Valorização da vida e promoção da saúde mental.
  • Expressão de sentimentos através de atividades lúdicas, artísticas e corporais.
  • Identificação e representação de emoções e sentimentos.


Desenvolvimento das Atividades:

1. Início:

  • Roda de Conversa: “O que nos faz felizes?”
    A professora inicia a aula com uma roda de conversa, onde as crianças são incentivadas a falar sobre o que as faz felizes, como brincadeiras, momentos em família, ou atividades que gostam de fazer. Cada criança pode escolher um sentimento e explicar, com o auxílio da professora, como ele se manifesta no seu dia a dia.
  • Atividade Artística: “Desenhando Emoções”
    Cada criança desenha algo que a faz feliz, como uma pessoa, um lugar ou uma atividade. Após o desenho, elas apresentam à turma o que desenharam, trabalhando a expressão oral.

2. Desenvolvimento:

  • Vídeo Educativo: “Entendendo as Emoções”
    As crianças assistem a um vídeo educativo sobre as diferentes emoções (ex: alegria, tristeza, raiva, surpresa). A professora faz pausas para discutir cada emoção e perguntar se as crianças já sentiram algo parecido.
  • Brincadeira de Mímica: “Imitando Emoções”
    A professora propõe uma brincadeira de mímica, onde as crianças são convidadas a imitar emoções como felicidade, tristeza, raiva e medo, usando gestos e expressões faciais. As outras crianças tentam adivinhar qual emoção está sendo representada.
  • Música e Dança: “Dançando as Emoções”
    As crianças participam de uma atividade de dança onde cada uma pode se expressar de acordo com o sentimento representado pela música. A professora utiliza músicas suaves para alegria, mais lentas para tristeza, e mais agitadas para sentimentos de surpresa ou raiva.

3. Encerramento:

  • Criação de Instrumentos Musicais: “A Banda dos Sentimentos”
    As crianças criam seus próprios instrumentos musicais com materiais recicláveis (como latas e garrafas), e utilizam esses instrumentos para representar diferentes sentimentos através de sons. Por exemplo, batidas suaves para representar alegria ou sons mais fortes para representar raiva.
  • Avaliação e Reflexão: “Como Me Senti Hoje?”
    No final da aula, a professora faz uma nova roda de conversa para discutir como as crianças se sentiram durante as atividades. Cada criança pode desenhar um sorriso ou uma carinha triste para expressar como se sentiu ao longo do dia.


Recursos Utilizados:

  • Vídeos educativos sobre emoções.
  • Papéis, giz de cera, tintas, pincéis.
  • Materiais recicláveis (latas, garrafas) para a confecção de instrumentos musicais.
  • Músicas variadas para a atividade de dança.


Avaliação:

A avaliação será contínua, observando a participação das crianças nas atividades propostas, sua capacidade de expressar sentimentos e emoções, e o desenvolvimento da comunicação oral e corporal.

A professora também poderá observar como as crianças interagem entre si e como lidam com as atividades de cooperação e criatividade.


Importância do Setembro Amarelo na Educação Infantil

Introdução ao Bem-estar Emocional

O Plano de Aula Setembro Amarelo para Educação Infantil começa com atividades que introduzem conceitos básicos de emoções e sentimentos. É crucial que as crianças aprendam a reconhecer e nomear suas emoções, uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de uma boa saúde mental.

Exemplo de Atividade:

  • Uso de “rodas de emoções” onde as crianças podem apontar como estão se sentindo. Esta atividade ajuda no reconhecimento emocional e promove uma conversa sobre sentimentos de forma simples e acessível.

Cultivando Ambientes de Suporte

O Plano de Aula Setembro Amarelo para Educação Infantil também inclui atividades que incentivam a empatia e o suporte mútuo entre os alunos. Ensinar as crianças a serem amigas e apoiadoras umas das outras é essencial para construir uma comunidade escolar saudável.

Exemplo de Atividade:

  • “Amigo secreto das boas ações”, onde cada criança recebe o nome de um colega e deve realizar pequenos gestos de bondade para esse amigo ao longo de uma semana.

Atividades Práticas do Plano de Aula

Artes Expressivas

As artes oferecem uma maneira excelente para as crianças expressarem seus sentimentos. O Plano de Aula Setembro Amarelo para Educação Infantil utiliza artes visuais para permitir que as crianças demonstrem suas emoções de forma não verbal.

Exemplo de Atividade:

  • Pintura de sentimentos, onde as crianças escolhem cores que representam diferentes emoções e pintam livremente, expressando como se sentem através das cores e formas.

Histórias e Leituras Compartilhadas

Histórias são uma ferramenta poderosa para discutir temas delicados de maneira adequada. No Plano de Aula Setembro Amarelo para Educação Infantil, utilizamos livros infantis que abordam temas como amizade, cuidado e emoções.

Exemplo de Atividade:

  • Leitura do livro “O Monstro das Cores”, seguido de uma discussão sobre o que cada cor no livro representa e como podemos ajudar amigos que estão se sentindo tristes ou zangados.

Conclusão: A Base para uma Sociedade Mais Consciente

Implementar o Plano de Aula Setembro Amarelo para Educação Infantil não apenas educa as crianças sobre a importância da saúde mental, mas também põe a base para uma sociedade futura que seja mais consciente e cuidadosa. Iniciar esse diálogo cedo garante que cresçam sabendo como cuidar de si mesmos e dos outros.

Encorajo todos os educadores a adaptarem este plano às necessidades de suas salas de aula e a observarem o impacto positivo que pode ter não apenas nos alunos, mas em toda a comunidade escolar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 14 =