Plano de aula sobre cores educação infantil
A exploração das cores é uma oportunidade riquíssima para ampliar a percepção visual, o vocabulário e a criatividade das crianças na Educação Infantil. Neste plano de aula, vamos trabalhar as cores primárias e secundárias por meio de atividades sensoriais, pintura, colagem e muita diversão, utilizando materiais simples que despertam o encantamento e a expressão artística nos pequenos.
SUMÁRIO
ToggleCronograma semanal
Dia da semana | Campo de experiência | Habilidades (código) |
---|---|---|
Segunda-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
Terça-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
Quarta-feira | Traços, sons, cores e formas | EI03TS02 |
Quinta-feira | Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos | EI03TS02 / EI03CG05 |
Sexta-feira | Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos | EI03TS02 / EI03CG03 |
Segunda-feira
Tema: Cores primárias – Vermelho
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Habilidade: EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Objetivo: Identificar a cor vermelha e utilizá-la em produções artísticas com diferentes materiais.
Metodologia: Propor um momento de roda de conversa sobre objetos vermelhos do cotidiano, seguido de experimentação com tinta guache.
Recursos didáticos:
- Tinta guache vermelha
- Papel pardo
- Pincéis, esponjas, carimbos
- Figuras de objetos vermelhos
Desenvolvimento (passo a passo):
- Reunir as crianças em roda e mostrar imagens de objetos vermelhos.
- Perguntar o que elas conhecem dessa cor, onde já viram.
- Entregar papel e tinta vermelha e propor livre criação com carimbo de esponja.
- Circular pela sala nomeando os elementos da cor vermelha.
- Finalizar com exposição dos trabalhos.
Avaliação: Observar se a criança reconhece a cor vermelha e participa das propostas com interesse.
Terça-feira
Tema: Cores primárias – Azul
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Habilidade: EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Objetivo: Explorar a cor azul e suas possibilidades artísticas com pintura e recortes.
Metodologia: Atividade prática com colagem de retalhos e pintura monocromática em azul.
Recursos didáticos:
- Papel azul, EVA, papel crepom
- Cola, pincéis, tinta azul
- Papel branco A4
Desenvolvimento (passo a passo):
- Apresentar cartelas com tons de azul e conversar sobre o céu, o mar e objetos azuis.
- Propor uma colagem com diferentes materiais azuis em formato livre.
- Estimular a sobreposição de recortes para criar texturas.
- Expor os trabalhos no mural da sala.
Avaliação: Verificar se a criança utilizou o material corretamente e identificou a cor azul em diferentes elementos.
Quarta-feira
Tema: Cores primárias – Amarelo
Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas
Habilidade: EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Objetivo: Vivenciar o uso da cor amarela em atividades expressivas e sensoriais.
Metodologia: Atividade de pintura com tinta amarela e colagem de papéis variados com foco em criatividade.
Recursos didáticos:
- Tinta amarela
- Papel crepom, revistas, folhas secas
- Tesoura sem ponta, cola
Desenvolvimento (passo a passo):
- Iniciar com uma roda de conversa sobre o sol, bananas, flores amarelas.
- Propor pintura livre com tinta amarela.
- Em seguida, fazer colagem de elementos amarelos retirados de revistas.
- Finalizar com conversa sobre o que construíram.
Avaliação: Observar se a criança reconhece e nomeia a cor amarela nas suas criações.
Quinta-feira
Tema: Cores secundárias – Laranja
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos
Habilidades:
- EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- EI03CG05 – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
Objetivo: Descobrir a cor laranja através da mistura de vermelho e amarelo, promovendo o uso consciente das mãos e materiais.
Metodologia: Atividade de experimentação com mistura de tintas e pintura coletiva.
Recursos didáticos:
- Tintas guache vermelha e amarela
- Folhas grandes
- Aventais ou camisetas velhas
Desenvolvimento (passo a passo):
- Mostrar as cores primárias e perguntar: “Será que dá pra criar uma cor nova misturando essas duas?”
- Propor a mistura de vermelho com amarelo para formar a cor laranja.
- Distribuir folhas grandes para pintura coletiva em grupos.
- Estimular movimentos amplos com pincéis largos.
Avaliação: Analisar a participação ativa na mistura e uso da nova cor.
Sexta-feira
Tema: Cores secundárias – Verde
Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos
Habilidades:
- EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- EI03CG03 – Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
Objetivo: Explorar a cor verde através de atividades artísticas e expressão corporal.
Metodologia: Propor uma atividade artística aliada a uma brincadeira com o corpo e observação do ambiente.
Recursos didáticos:
- Tinta verde
- Cartolinas
- Fitas de cetim, folhas verdes naturais
Desenvolvimento (passo a passo):
- Levar as crianças a um passeio pelo pátio para observar folhas e plantas verdes.
- Conversar sobre a natureza e o que tem essa cor.
- Retornar para a sala e propor uma dança livre com fitas verdes.
- Depois, criar um painel coletivo com tinta e colagem de folhas.
Avaliação: Observar a integração entre expressão artística e corporal na vivência da cor verde.
Conclusão
Trabalhar as cores na Educação Infantil é muito mais do que pintar e colar — é desenvolver percepção visual, coordenação motora, criatividade e expressão emocional. Com este plano de aula sobre cores educação infantil, você garante uma sequência didática rica, divertida e alinhada às habilidades da BNCC, promovendo aprendizagens significativas e momentos encantadores com os pequenos.
Se você gostou desse plano e quer ter acesso a mais conteúdos como esse, com atividades prontas para imprimir, sugestões práticas e planos completos para o ano todo, aproveite para explorar nossa loja pedagógica ou salvar este conteúdo para aplicar sempre que precisar!