logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula sobre cores educação infantil

Plano de aula sobre cores educação infantil

A exploração das cores é uma oportunidade riquíssima para ampliar a percepção visual, o vocabulário e a criatividade das crianças na Educação Infantil. Neste plano de aula, vamos trabalhar as cores primárias e secundárias por meio de atividades sensoriais, pintura, colagem e muita diversão, utilizando materiais simples que despertam o encantamento e a expressão artística nos pequenos.

Cronograma semanal

Dia da semanaCampo de experiênciaHabilidades (código)
Segunda-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS02
Terça-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS02
Quarta-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS02
Quinta-feiraTraços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentosEI03TS02 / EI03CG05
Sexta-feiraTraços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentosEI03TS02 / EI03CG03

Segunda-feira

Tema: Cores primárias – Vermelho

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas

Habilidade: EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivo: Identificar a cor vermelha e utilizá-la em produções artísticas com diferentes materiais.

Metodologia: Propor um momento de roda de conversa sobre objetos vermelhos do cotidiano, seguido de experimentação com tinta guache.

Recursos didáticos:

  • Tinta guache vermelha
  • Papel pardo
  • Pincéis, esponjas, carimbos
  • Figuras de objetos vermelhos

Desenvolvimento (passo a passo):

  • Reunir as crianças em roda e mostrar imagens de objetos vermelhos.
  • Perguntar o que elas conhecem dessa cor, onde já viram.
  • Entregar papel e tinta vermelha e propor livre criação com carimbo de esponja.
  • Circular pela sala nomeando os elementos da cor vermelha.
  • Finalizar com exposição dos trabalhos.

Avaliação: Observar se a criança reconhece a cor vermelha e participa das propostas com interesse.

Terça-feira

Tema: Cores primárias – Azul

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas

Habilidade: EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivo: Explorar a cor azul e suas possibilidades artísticas com pintura e recortes.

Metodologia: Atividade prática com colagem de retalhos e pintura monocromática em azul.

Recursos didáticos:

  • Papel azul, EVA, papel crepom
  • Cola, pincéis, tinta azul
  • Papel branco A4

Desenvolvimento (passo a passo):

  • Apresentar cartelas com tons de azul e conversar sobre o céu, o mar e objetos azuis.
  • Propor uma colagem com diferentes materiais azuis em formato livre.
  • Estimular a sobreposição de recortes para criar texturas.
  • Expor os trabalhos no mural da sala.

Avaliação: Verificar se a criança utilizou o material corretamente e identificou a cor azul em diferentes elementos.

Quarta-feira

Tema: Cores primárias – Amarelo

Campo de experiência: Traços, sons, cores e formas

Habilidade: EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Objetivo: Vivenciar o uso da cor amarela em atividades expressivas e sensoriais.

Metodologia: Atividade de pintura com tinta amarela e colagem de papéis variados com foco em criatividade.

Recursos didáticos:

  • Tinta amarela
  • Papel crepom, revistas, folhas secas
  • Tesoura sem ponta, cola

Desenvolvimento (passo a passo):

  • Iniciar com uma roda de conversa sobre o sol, bananas, flores amarelas.
  • Propor pintura livre com tinta amarela.
  • Em seguida, fazer colagem de elementos amarelos retirados de revistas.
  • Finalizar com conversa sobre o que construíram.

Avaliação: Observar se a criança reconhece e nomeia a cor amarela nas suas criações.

Quinta-feira

Tema: Cores secundárias – Laranja

Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos

Habilidades:

  • EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • EI03CG05 – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Objetivo: Descobrir a cor laranja através da mistura de vermelho e amarelo, promovendo o uso consciente das mãos e materiais.

Metodologia: Atividade de experimentação com mistura de tintas e pintura coletiva.

Recursos didáticos:

  • Tintas guache vermelha e amarela
  • Folhas grandes
  • Aventais ou camisetas velhas

Desenvolvimento (passo a passo):

  • Mostrar as cores primárias e perguntar: “Será que dá pra criar uma cor nova misturando essas duas?”
  • Propor a mistura de vermelho com amarelo para formar a cor laranja.
  • Distribuir folhas grandes para pintura coletiva em grupos.
  • Estimular movimentos amplos com pincéis largos.

Avaliação: Analisar a participação ativa na mistura e uso da nova cor.

Sexta-feira

Tema: Cores secundárias – Verde

Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas / Corpo, gestos e movimentos

Habilidades:

  • EI03TS02 – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • EI03CG03 – Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Objetivo: Explorar a cor verde através de atividades artísticas e expressão corporal.

Metodologia: Propor uma atividade artística aliada a uma brincadeira com o corpo e observação do ambiente.

Recursos didáticos:

  • Tinta verde
  • Cartolinas
  • Fitas de cetim, folhas verdes naturais

Desenvolvimento (passo a passo):

  • Levar as crianças a um passeio pelo pátio para observar folhas e plantas verdes.
  • Conversar sobre a natureza e o que tem essa cor.
  • Retornar para a sala e propor uma dança livre com fitas verdes.
  • Depois, criar um painel coletivo com tinta e colagem de folhas.

Avaliação: Observar a integração entre expressão artística e corporal na vivência da cor verde.

Conclusão

Trabalhar as cores na Educação Infantil é muito mais do que pintar e colar — é desenvolver percepção visual, coordenação motora, criatividade e expressão emocional. Com este plano de aula sobre cores educação infantil, você garante uma sequência didática rica, divertida e alinhada às habilidades da BNCC, promovendo aprendizagens significativas e momentos encantadores com os pequenos.

Se você gostou desse plano e quer ter acesso a mais conteúdos como esse, com atividades prontas para imprimir, sugestões práticas e planos completos para o ano todo, aproveite para explorar nossa loja pedagógica ou salvar este conteúdo para aplicar sempre que precisar!

POSTS RECENTES