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Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Vogais Educação Infantil – Semana Completa com Atividades Detalhadas

As vogais são o ponto de partida para a alfabetização, e na Educação Infantil, esse trabalho precisa ser lúdico, envolvente e significativo. Neste post, você vai encontrar um plano de aula semanal completo e detalhado sobre o tema Vogais, ideal para crianças da Pré-escola (4 e 5 anos).

As propostas incluem atividades práticas, traçados, canções, leitura, pintura e jogos, todas alinhadas às habilidades da BNCC, promovendo o reconhecimento visual, auditivo e motor das letras A, E, I, O e U.

Confira abaixo o plano semanal completo, otimizado especialmente para quem busca um excelente plano de aula vogais educação infantil.

Tema da Semana: Vogais

Faixa etária: Pré-escola (4 e 5 anos)
Período sugerido: Segunda a sexta-feira
Objetivo geral: Proporcionar o reconhecimento, a pronúncia e o traçado das vogais por meio de atividades lúdicas e integradoras, promovendo o letramento inicial com base na escuta, na fala, na escrita espontânea e na expressão corporal.

Plano de Aula Semanal – Vogais

Segunda-feira – Descobrindo as vogais: Letra A

  • Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Traços, sons, cores e formas
  • Habilidades:
    • EI03EF01 – Expressar ideias, desejos e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita.
    • EI03TS02 – Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
  • Objetivo: Apresentar a vogal A, promovendo a familiarização com som, forma e uso.
  • Metodologia: Roda de conversa, música, massinha e colagem.
  • Recursos: Cartaz da letra A, massinha, imagens, música “A de Abelha”.
  • Desenvolvimento:
    • – Apresentar a letra A em roda de conversa.
    • – Cantar e dramatizar a música da letra A.
    • – Modelar a letra com massinha.
    • – Colar imagens que iniciam com A.
    • – Pintar a letra com guache.
  • Avaliação: Observar se a criança reconhece visual e sonoramente a letra A.

Terça-feira – Explorando a Letra E

  • Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gestos e movimentos
  • Habilidades:
    • EI03EF02 – Inventar brincadeiras cantadas e rimas.
    • EI03CG01 – Criar expressões com o corpo.
  • Objetivo: Desenvolver a consciência sonora da vogal E por meio de cantigas e expressão corporal.
  • Metodologia: Música, dramatização e pintura.
  • Recursos: Cartaz, música “Elefante incomoda”, guache.
  • Desenvolvimento:
    • – Apresentar a letra E e suas palavras.
    • – Cantar com movimentos a música do elefante.
    • – Pintar coletivamente com rolinho e guache.
    • – Falar palavras com E.
    • – Traçar a letra em pontilhado.
  • Avaliação: Verificar reconhecimento sonoro e visual da letra E.

Quarta-feira – Identificando a Letra I nas Palavras

  • Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades...
  • Habilidades:
    • EI03EF03 – Folhear livros e identificar palavras conhecidas.
    • EI03ET03 – Identificar fontes de informação e registrar.
  • Objetivo: Estimular a percepção da vogal I em palavras e ampliar o vocabulário.
  • Metodologia: Leitura, caça-letras e escrita espontânea.
  • Recursos: Cartaz, livros, imagens, cartolina com caça-letras.
  • Desenvolvimento:
    • – Buscar palavras com I em livros ilustrados.
    • – Ligar figuras à letra I.
    • – Fazer “caça ao I”.
    • – Escrever a letra com giz de cera.
    • – Circular a vogal I nas palavras.
  • Avaliação: Observar se a criança reconhece a letra I e amplia seu vocabulário.

Quinta-feira – Conhecendo a Letra O

  • Campos de experiência: Traços, sons, cores e formas; Corpo, gestos e movimentos
  • Habilidades:
    • EI03TS01 – Utilizar sons com objetos e instrumentos.
    • EI03CG02 – Demonstrar controle corporal em atividades artísticas.
  • Objetivo: Explorar a vogal O em sons, formas e movimentos.
  • Metodologia: Atividades sonoras e motoras.
  • Recursos: Instrumentos simples, argolas, tinta guache.
  • Desenvolvimento:
    • – Sons com a vogal O e instrumentos.
    • – Brincadeira com argolas e palavras com O.
    • – Pintura circular com guache e cotonete.
    • – Imitar o O com o corpo em movimentos circulares.
    • – Música com palavras com O.
  • Avaliação: Avaliar reconhecimento sonoro e corporal da letra O.

Sexta-feira – Unindo as Vogais: A, E, I, O, U

  • Campos de experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Eu, o outro e o nós
  • Habilidades:
    • EI03EF09 – Levantar hipóteses sobre linguagem escrita.
    • EI03EO04 – Comunicar ideias e sentimentos a grupos diversos.
  • Objetivo: Consolidar o reconhecimento das vogais por meio de jogos e escrita espontânea.
  • Metodologia: Jogos educativos, roda de conversa e expressão gráfica.
  • Recursos: Jogo bingo das vogais, lousa, papel, guache.
  • Desenvolvimento:
    • – Relembrar as vogais com cartazes.
    • – Jogar bingo das vogais.
    • – Escrever palavras espontaneamente com vogais.
    • – Expor produções em mural.
    • – Pintura livre com as vogais.
  • Avaliação: Observar a integração das vogais na escrita e na fala.

Conclusão

Trabalhar as vogais na Educação Infantil é mais do que apresentar letras: é construir uma ponte entre o mundo sonoro e o universo da escrita. Este plano de aula vogais educação infantil foi pensado para garantir experiências ricas, criativas e alinhadas à BNCC.

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A alfabetização começa com um som... e uma letra de cada vez.

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