Plano de aula independência do Brasil Educação Infantil BNCC
Ao planejar atividades para a educação infantil, é fundamental escolher temas que despertem o interesse das crianças e que tenham relevância histórica e cultural.
A Independência do Brasil é um desses temas que, quando abordado de forma lúdica e criativa, pode enriquecer o aprendizado das crianças, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais desde cedo.
Neste plano de aula para educação infantil com o tem Independência do Brasil, alinhado a BNCC, apresentamos uma sequência de atividades interativas e dinâmicas, todas voltadas para a compreensão e celebração da Independência do Brasil.
Com brincadeiras que envolvem movimento, contação de histórias adaptadas e atividades artísticas, as crianças terão a oportunidade de aprender de forma divertida e significativa.
Este plano de aula independência do Brasil Educação Infantil alinhado á BNCC foi pensado para engajar as crianças de 2 e 3 anos e 4 e 5 anos, utilizando estratégias que favorecem a participação ativa, o desenvolvimento motor e a expressão criativa.
Plano de Aula – Tema: Independência do Brasil BNCC
Data: [Inserir a data da semana]
Público Alvo: Educação Infantil – 2 e 3 anos
SUMÁRIO
ToggleDireitos de Aprendizagem:
- Participar
- Expressar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
- Conhecer-se
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Segunda-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.
Atividades:
- Roda de Conversa: Introdução ao tema “Independência do Brasil”, explicando de forma simples o que é e por que é importante.
- Contação de História: Leitura de uma história sobre a Independência do Brasil adaptada para crianças.
- Atividade Escrita: As crianças fazem desenhos da bandeira do Brasil, explorando as cores verde, amarelo, azul e branco.
Terça-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar).
- (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Atividades:
- Atividade Física: Brincadeira “Marcha do Soldado”, onde as crianças marcham em fila e seguem comandos simples (parar, avançar, virar).
- Contagem Oral: Contar quantas crianças estão marchando, quantas bandeiras desenharam, etc.
- Atividade Escrita: As crianças desenham soldados e outros símbolos da Independência.
Quarta-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar).
- (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.
Atividades:
- Modelagem: Utilizar massa de modelar para criar figuras como o cavalo de Dom Pedro I, a espada ou a coroa.
- Leitura Dirigida: Leitura de uma história ilustrada sobre o grito da Independência.
- Atividade Escrita: As crianças desenham o que modelaram e associam essas figuras à história ouvida.
Quinta-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
- (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Atividades:
- Jogo Coletivo: “Brincando de Independência” – uma atividade em grupo onde as crianças precisam trabalhar juntas para “libertar” algo (ex: um brinquedo preso em uma caixa).
- Contagem de Elementos: Contar quantas bandeiras, soldados e outros elementos as crianças conseguem identificar na sala.
- Atividade Escrita: Desenho coletivo onde cada criança contribui com um símbolo do Brasil, como a bandeira, o mapa, etc.
Sexta-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar).
- (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar).
Atividades:
- Atividade Motora: Circuito “Independência” – Um percurso com diferentes desafios (pular, rastejar, rolar) que simbolizam os desafios enfrentados para conquistar a independência.
- Criação de Símbolos: Modelagem com massa para criar símbolos nacionais, como a bandeira ou o brasão.
- Atividade Escrita: As crianças desenham o percurso do circuito e os símbolos que modelaram, explicando o que cada um representa.
Baixe o plano editável no word
Baixe gratuitamente o plano de aula semanal e diário para educação infantil e faça as adaptações para o tema Indepedência do Brasil: Baixe aqui o plano editável gratuitamente
Plano de Aula – Tema: Independência do Brasil
Data: [Inserir a data da semana]
Público Alvo: Educação Infantil – 4 e 5 anos
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Expressar
- Conviver
- Brincar
- Explorar
- Conhecer-se
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
- (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Segunda-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Atividades:
- Roda de Conversa: Introdução ao tema “Independência do Brasil”, onde as crianças compartilham o que sabem sobre o Brasil e a importância da data.
- Atividade Escrita: As crianças desenham a bandeira do Brasil e tentam escrever ou copiar palavras simples relacionadas ao tema, como “Brasil”, “Paz”, “Liberdade”.
- Leitura Guiada: As crianças escolhem livros ilustrados sobre o Brasil e sua história, explorando as imagens e tentando identificar palavras conhecidas.
Terça-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.
Atividades:
- Atividade Física: Brincadeira de “Desfile da Independência”, onde as crianças marcham e usam o corpo para expressar sentimentos de orgulho, alegria e união.
- Oficina Musical: Criação de instrumentos musicais simples com materiais recicláveis, como chocalhos e tambores de lata, e experimentação de sons e ritmos inspirados no Hino Nacional.
- Atividade Escrita: As crianças desenham os instrumentos que criaram e tentam escrever o nome dos sons ou das emoções expressas.
Quarta-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
- (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.
Atividades:
- Classificação de Objetos: As crianças classificam figuras ou objetos relacionados ao Brasil, como símbolos nacionais (bandeira, mapa, animais), pela cor, forma, ou função.
- Atividade Musical: Repetição dos sons produzidos pelos instrumentos criados na terça-feira, com foco em diferenciar sons agudos e graves, longos e curtos, utilizando músicas patrióticas.
- Atividade Escrita: Desenhos dos objetos ou figuras classificados, com tentativas de escrita dos nomes das categorias.
Quinta-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
Atividades:
- Dramatização: As crianças participam de uma pequena encenação do “Grito do Ipiranga”, expressando-se através de gestos e falas simples.
- Atividade Escrita: As crianças desenham cenas da dramatização e tentam escrever frases simples ou palavras relacionadas ao tema da Independência do Brasil.
- Roda de Conversa: Reflexão sobre a atividade de dramatização, onde as crianças expressam como se sentiram durante a encenação e o que aprenderam sobre o tema.
Sexta-feira
Objetivos de Aprendizagem:
- (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
Atividades:
- Atividade de Classificação: Revisão das classificações feitas na quarta-feira, com adição de novos critérios ou objetos relacionados ao Brasil e sua história.
- Leitura e Escrita: As crianças escolhem livros sobre o Brasil e tentam criar pequenas histórias ou rimas, usando palavras que identificaram e aprenderam durante a semana.
- Atividade Escrita: Desenhos ou colagens que representam os temas explorados durante a semana, acompanhados por palavras ou frases curtas.
—————————————————————————————————————–
BAIXE O PAINEL DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: (CLIQUE AQUI)
VEJA OUTROS PLANOS: (CLIQUE AQUI)
Respostas de 2