logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2024

Plano de aula independência do Brasil Educação Infantil BNCC

plano de aula idenpendencia do brasil educação infantil

Ao planejar atividades para a educação infantil, é fundamental escolher temas que despertem o interesse das crianças e que tenham relevância histórica e cultural. 

A Independência do Brasil é um desses temas que, quando abordado de forma lúdica e criativa, pode enriquecer o aprendizado das crianças, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais desde cedo.

Neste plano de aula para educação infantil com o tem Independência do Brasil, alinhado a BNCC, apresentamos uma sequência de atividades interativas e dinâmicas, todas voltadas para a compreensão e celebração da Independência do Brasil. 

Com brincadeiras que envolvem movimento, contação de histórias adaptadas e atividades artísticas, as crianças terão a oportunidade de aprender de forma divertida e significativa.

Este plano de aula independência do Brasil Educação Infantil alinhado á BNCC foi pensado para engajar as crianças de 2 e 3 anos e 4 e 5 anos, utilizando estratégias que favorecem a participação ativa, o desenvolvimento motor e a expressão criativa. 

Plano de Aula – Tema: Independência do Brasil BNCC

Data: [Inserir a data da semana]
Público Alvo: Educação Infantil – 2 e 3  anos

Direitos de Aprendizagem:

      • Participar

      • Expressar

      • Conviver

      • Brincar

      • Explorar

      • Conhecer-se

    Campos de Experiência:

        • O Eu, o Outro e o Nós

        • Corpo, Gesto e Movimento

        • Traços, Sons, Cores e Formas

        • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação


      Segunda-feira

      Objetivos de Aprendizagem:

          1. (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

          1. (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.

        Atividades:

            • Roda de Conversa: Introdução ao tema “Independência do Brasil”, explicando de forma simples o que é e por que é importante.

            • Contação de História: Leitura de uma história sobre a Independência do Brasil adaptada para crianças.

            • Atividade Escrita: As crianças fazem desenhos da bandeira do Brasil, explorando as cores verde, amarelo, azul e branco.


          Terça-feira

          Objetivos de Aprendizagem:

              1. (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar).

              1. (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

            Atividades:

                • Atividade Física: Brincadeira “Marcha do Soldado”, onde as crianças marcham em fila e seguem comandos simples (parar, avançar, virar).

                • Contagem Oral: Contar quantas crianças estão marchando, quantas bandeiras desenharam, etc.

                • Atividade Escrita: As crianças desenham soldados e outros símbolos da Independência.


              Quarta-feira

              Objetivos de Aprendizagem:

                  1. (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar).

                  1. (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos.

                Atividades:

                    • Modelagem: Utilizar massa de modelar para criar figuras como o cavalo de Dom Pedro I, a espada ou a coroa.

                    • Leitura Dirigida: Leitura de uma história ilustrada sobre o grito da Independência.

                    • Atividade Escrita: As crianças desenham o que modelaram e associam essas figuras à história ouvida.


                  Quinta-feira

                  Objetivos de Aprendizagem:

                      1. (EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

                      1. (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

                    Atividades:

                        • Jogo Coletivo: “Brincando de Independência” – uma atividade em grupo onde as crianças precisam trabalhar juntas para “libertar” algo (ex: um brinquedo preso em uma caixa).

                        • Contagem de Elementos: Contar quantas bandeiras, soldados e outros elementos as crianças conseguem identificar na sala.

                        • Atividade Escrita: Desenho coletivo onde cada criança contribui com um símbolo do Brasil, como a bandeira, o mapa, etc.


                      Sexta-feira

                      Objetivos de Aprendizagem:

                          1. (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar).

                          1. (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar).

                        Atividades:

                            • Atividade Motora: Circuito “Independência” – Um percurso com diferentes desafios (pular, rastejar, rolar) que simbolizam os desafios enfrentados para conquistar a independência.

                            • Criação de Símbolos: Modelagem com massa para criar símbolos nacionais, como a bandeira ou o brasão.

                          • Atividade Escrita: As crianças desenham o percurso do circuito e os símbolos que modelaram, explicando o que cada um representa.
                           

                          Baixe o plano editável no word

                          Baixe gratuitamente o plano de aula semanal e diário para educação infantil e faça as adaptações para o tema Indepedência do Brasil: Baixe aqui o plano editável gratuitamente

                          Plano de Aula – Tema: Independência do Brasil

                          Data: [Inserir a data da semana]
                          Público Alvo: Educação Infantil – 4 e 5  anos

                          Direitos de Aprendizagem:

                          • Participar
                          • Expressar
                          • Conviver
                          • Brincar
                          • Explorar
                          • Conhecer-se

                          Campos de Experiência:

                          • O Eu, o Outro e o Nós
                          • Corpo, Gesto e Movimento
                          • Traços, Sons, Cores e Formas
                          • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

                          Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

                          1. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
                          2. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
                          3. (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
                          4. (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
                          5. (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

                          Segunda-feira

                          Objetivos de Aprendizagem:

                          1. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
                          2. (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

                          Atividades:

                          • Roda de Conversa: Introdução ao tema “Independência do Brasil”, onde as crianças compartilham o que sabem sobre o Brasil e a importância da data.
                          • Atividade Escrita: As crianças desenham a bandeira do Brasil e tentam escrever ou copiar palavras simples relacionadas ao tema, como “Brasil”, “Paz”, “Liberdade”.
                          • Leitura Guiada: As crianças escolhem livros ilustrados sobre o Brasil e sua história, explorando as imagens e tentando identificar palavras conhecidas.

                          Terça-feira

                          Objetivos de Aprendizagem:

                          1. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
                          2. (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.

                          Atividades:

                          • Atividade Física: Brincadeira de “Desfile da Independência”, onde as crianças marcham e usam o corpo para expressar sentimentos de orgulho, alegria e união.
                          • Oficina Musical: Criação de instrumentos musicais simples com materiais recicláveis, como chocalhos e tambores de lata, e experimentação de sons e ritmos inspirados no Hino Nacional.
                          • Atividade Escrita: As crianças desenham os instrumentos que criaram e tentam escrever o nome dos sons ou das emoções expressas.

                          Quarta-feira

                          Objetivos de Aprendizagem:

                          1. (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
                          2. (EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.

                          Atividades:

                          • Classificação de Objetos: As crianças classificam figuras ou objetos relacionados ao Brasil, como símbolos nacionais (bandeira, mapa, animais), pela cor, forma, ou função.
                          • Atividade Musical: Repetição dos sons produzidos pelos instrumentos criados na terça-feira, com foco em diferenciar sons agudos e graves, longos e curtos, utilizando músicas patrióticas.
                          • Atividade Escrita: Desenhos dos objetos ou figuras classificados, com tentativas de escrita dos nomes das categorias.

                          Quinta-feira

                          Objetivos de Aprendizagem:

                          1. (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
                          2. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.

                          Atividades:

                          • Dramatização: As crianças participam de uma pequena encenação do “Grito do Ipiranga”, expressando-se através de gestos e falas simples.
                          • Atividade Escrita: As crianças desenham cenas da dramatização e tentam escrever frases simples ou palavras relacionadas ao tema da Independência do Brasil.
                          • Roda de Conversa: Reflexão sobre a atividade de dramatização, onde as crianças expressam como se sentiram durante a encenação e o que aprenderam sobre o tema.

                          Sexta-feira

                          Objetivos de Aprendizagem:

                          1. (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
                          2. (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

                          Atividades:

                          • Atividade de Classificação: Revisão das classificações feitas na quarta-feira, com adição de novos critérios ou objetos relacionados ao Brasil e sua história.
                          • Leitura e Escrita: As crianças escolhem livros sobre o Brasil e tentam criar pequenas histórias ou rimas, usando palavras que identificaram e aprenderam durante a semana.
                          • Atividade Escrita: Desenhos ou colagens que representam os temas explorados durante a semana, acompanhados por palavras ou frases curtas.

                          —————————————————————————————————————–

                          BAIXE O PAINEL DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: (CLIQUE AQUI) 

                          VEJA OUTROS PLANOS: (CLIQUE AQUI)

                          Respostas de 2

                          Deixe um comentário

                          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                          5 × cinco =