Plano de aula educação infantil: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina (4 e 5 anos)
Se você está buscando o plano de aula para educação infantil com tema Festa Junina com habilidades da BNCC e campos de experiência, então você acabou de encontrar um plano gratuito preparado para a educação infantil com o tema brincadeiras e tradições da Festa Junina.
Quer baixar e editar o plano gratuitamente? Deixamos o link no final do post.
Veja também: Plano de aula educação infantil: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina (2 e 3 anos)

Tema da Semana: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina
Dia da Semana | Campos de Experiência | Habilidades BNCC |
Segunda-feira | – Eu, o outro e o nós – Escuta, fala, pensamento e imaginação | EI03EO03 EI03EF01 |
Terça-feira | – Traços, sons, cores e formas – Eu, o outro e o nós | EI03TS02 EI03EO03 |
Quarta-feira | – Corpo, gestos e movimentos – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | EI03CG02 EI03ET01 |
Quinta-feira | – Corpo, gestos e movimentos – Traços, sons, cores e formas | EI03CG01 EI03TS01 |
Sexta-feira | – Corpo, gestos e movimentos – Eu, o outro e o nós | EI03CG02 EI03EO07 |
SUMÁRIO
TogglePlano Semanal Detalhado – Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Tema da Semana: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina
📌 Segunda-feira – Introdução ao Tema: “O que é Festa Junina?”
Campos de Experiência:
- Eu, o outro e o nós
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
Habilidades BNCC:
EI03EO03, EI03EF01
Objetivo:
Despertar o interesse das crianças pelas tradições juninas, estimulando a socialização, a oralidade e o conhecimento prévio.
Metodologia:
Atividade baseada em roda de conversa, exposição de imagens e audição de músicas típicas para gerar curiosidade e engajamento.
Recursos Didáticos:
- Imagens de festas juninas (impressas ou projetadas)
- Aparelho de som
- Playlist com músicas juninas
Desenvolvimento – Passo a Passo:
- Recepção temática: Receba as crianças com músicas juninas tocando ao fundo (Ex: “Pula a Fogueira”, “Capelinha de Melão”).
- Organizar a roda: Coloque as crianças em círculo no chão.
- Início da conversa: Pergunte: “Quem sabe o que é uma Festa Junina?” Dê tempo para que falem livremente.
- Mostrar imagens: Exiba fotos de fogueira, bandeirinhas, comidas típicas, roupas de caipira. Nomeie cada elemento e faça perguntas: “Alguém já viu uma fogueira de verdade?”
- Música de exemplo: Coloque uma música curta e dance com as crianças. Convide-as a imitar os movimentos.
- Finalização: Proponha que cada criança desenhe o que mais gostou de ver (fogueira, balão, comida…).
Avaliação:
Observação da participação na roda, interesse pelas imagens e envolvimento na atividade de desenho.
📌 Terça-feira – Oficina de Bandeirinhas: Decorando Nossa Sala
Campos de Experiência:
- Traços, sons, cores e formas
- Eu, o outro e o nós
Habilidades BNCC:
EI03TS02, EI03EO03
Objetivo:
Trabalhar coordenação motora fina e promover o trabalho em equipe, confeccionando bandeirinhas juninas para decorar a sala.
Metodologia:
Atividade de recorte, colagem e montagem de um varal coletivo de bandeirinhas.
Recursos Didáticos:
- Papéis coloridos
- Tesouras sem ponta
- Cola
- Barbante
- Fita adesiva
Desenvolvimento – Passo a Passo:
- Início com conversa rápida: Perguntar: “Quem já viu bandeirinhas em alguma festa?” Mostrar exemplos.
- Demonstração prática: Professor mostra como dobrar o papel, traçar o formato e recortar a bandeirinha.
- Distribuição dos materiais: Entregar o papel para cada criança.
- Momento de produção: Crianças recortam com ajuda (se necessário). Incentive a escolherem cores diferentes.
- Montagem do varal: O professor amarra o barbante em dois pontos da sala e as crianças colam suas bandeirinhas no varal.
- Apresentação coletiva: Finalizar com um passeio pela sala para todos admirarem a decoração feita por eles.
Avaliação:
Observar habilidades de recorte, interesse, capricho e trabalho em equipe.
📌 Quarta-feira – Brincadeira: Pescaria com Argolas
Campos de Experiência:
- Corpo, gestos e movimentos
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades BNCC:
EI03CG02, EI03ET01
Objetivo:
Estimular a coordenação motora ampla, o equilíbrio e a noção de quantidade por meio da pescaria junina.
Metodologia:
Vivência prática e divertida com montagem de uma pescaria adaptada com argolas.
Recursos Didáticos:
- Garrafas PET ou latas decoradas como “alvos”
- Argolas feitas de papelão ou plástico
- Música junina ambiente
Desenvolvimento – Passo a Passo:
- Preparação prévia: Monte as garrafas ou latas no chão, com uma distância razoável entre elas.
- Explicação: Mostrar como segurar e lançar a argola. Fazer uma demonstração.
- Organização dos turnos: Cada criança terá 3 tentativas para acertar a argola nas garrafas.
- Dicas para os pequenos: Se a criança tiver dificuldade, aproxime a distância para facilitar o acerto.
- Registro divertido: Após cada rodada, incentive a criança a contar quantos pontos fez. Se quiser, use um quadro para anotar.
- Revezamento: Todos participam e torcem pelos amigos.
Avaliação:
Observar a coordenação, atenção, respeito às regras e capacidade de esperar a vez.
📌 Quinta-feira – Música e Dança: Aprendendo os Passos da Quadrilha
Campos de Experiência:
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
Habilidades BNCC:
EI03CG01, EI03TS01
Objetivo:
Trabalhar expressão corporal, ritmo e socialização por meio de uma sequência simples de passos de quadrilha.
Metodologia:
Ensino progressivo dos passos básicos da quadrilha, com muita música e diversão.
Recursos Didáticos:
- Aparelho de som
- Músicas típicas de quadrilha
- Fitas coloridas ou lenços para os movimentos
Desenvolvimento – Passo a Passo:
- Roda de conversa: Perguntar: “Quem já dançou quadrilha?” Mostrar um pequeno vídeo se possível.
- Apresentar os passos básicos:
- Andar de mãos dadas com o amigo.
- Girar em volta um do outro.
- Bater palmas juntos.
- Fazer um túnel com os braços.
- Ensaiar os passos: Fazer por partes, com todos juntos.
- Colocar a música: Dançar os passos aprendidos com a música.
- Finalizar com muita festa: Incentivar gritos típicos como “Anarriê!”, “Olha a chuva!” (com as crianças repetindo).
Avaliação:
Observar o envolvimento corporal, o ritmo e a interação com os colegas.
📌 Sexta-feira – Circuito Junino: Dia de Brincar em Estações
Campos de Experiência:
- Corpo, gestos e movimentos
- Eu, o outro e o nós
Habilidades BNCC:
EI03CG02, EI03EO07
Objetivo:
Encerrar a semana de forma lúdica, reforçando o espírito de equipe, a socialização e a diversão.
Metodologia:
Criação de um circuito com diferentes brincadeiras juninas em forma de rodízio.
Recursos Didáticos:
- Sacos para corrida
- Cadeiras para dança da cadeira
- Argolas e garrafas para a pescaria
- Música junina
Desenvolvimento – Passo a Passo:
- Organizar as estações:
- Estação 1: Corrida do saco
- Estação 2: Dança da cadeira
- Estação 3: Pescaria com argolas
- Explicar as regras de cada estação antes de iniciar.
- Dividir as crianças em pequenos grupos.
- Cada grupo passa por todas as estações em esquema de rodízio (aproximadamente 10 minutos por estação).
- Encerramento: Fazer uma roda final e perguntar: “Qual brincadeira vocês mais gostaram?”
Avaliação:
Observar a cooperação, o respeito às regras, o entusiasmo e o nível de engajamento de cada criança.
Baixe o plano edite no word e deixe seu comentário
Se você gostou do plano e deseja aplicar com a sua turminha, então baixe gratuitamente e edite no Word. Não esqueça de deixar um comentário para que saibamos que você gostou do nosso plano e possamos fazer outros planos e disponibilizar gratuitamente aqui em nosso site.