logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de aula educação infantil: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina (4 e 5 anos)

 Se você está buscando o plano de aula para educação infantil com tema Festa Junina com habilidades da BNCC e campos de experiência, então você acabou de encontrar um plano gratuito  preparado para a educação infantil com o tema brincadeiras e tradições da Festa Junina. 

Quer baixar e editar o plano gratuitamente? Deixamos o link no final do post.

Veja também: Plano de aula educação infantil: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina (2 e 3 anos)

Plano de aula a Festa Junina educação infantil com o tema brincadeiras E tradições da Festa Junina

Tema da Semana: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina

Dia da SemanaCampos de ExperiênciaHabilidades BNCC
Segunda-feira– Eu, o outro e o nós – Escuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI03EO03 EI03EF01
Terça-feira– Traços, sons, cores e formas – Eu, o outro e o nósEI03TS02 EI03EO03
Quarta-feira– Corpo, gestos e movimentos – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI03CG02 EI03ET01
Quinta-feira– Corpo, gestos e movimentos – Traços, sons, cores e formasEI03CG01 EI03TS01
Sexta-feira– Corpo, gestos e movimentos – Eu, o outro e o nósEI03CG02 EI03EO07

Plano Semanal Detalhado – Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)

Tema da Semana: Brincadeiras e Tradições da Festa Junina


📌 Segunda-feira – Introdução ao Tema: “O que é Festa Junina?”

Campos de Experiência:

  • Eu, o outro e o nós
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades BNCC:
EI03EO03, EI03EF01

Objetivo:
Despertar o interesse das crianças pelas tradições juninas, estimulando a socialização, a oralidade e o conhecimento prévio.

Metodologia:
Atividade baseada em roda de conversa, exposição de imagens e audição de músicas típicas para gerar curiosidade e engajamento.

Recursos Didáticos:

  • Imagens de festas juninas (impressas ou projetadas)
  • Aparelho de som
  • Playlist com músicas juninas

Desenvolvimento – Passo a Passo:

  1. Recepção temática: Receba as crianças com músicas juninas tocando ao fundo (Ex: “Pula a Fogueira”, “Capelinha de Melão”).
  2. Organizar a roda: Coloque as crianças em círculo no chão.
  3. Início da conversa: Pergunte: “Quem sabe o que é uma Festa Junina?” Dê tempo para que falem livremente.
  4. Mostrar imagens: Exiba fotos de fogueira, bandeirinhas, comidas típicas, roupas de caipira. Nomeie cada elemento e faça perguntas: “Alguém já viu uma fogueira de verdade?”
  5. Música de exemplo: Coloque uma música curta e dance com as crianças. Convide-as a imitar os movimentos.
  6. Finalização: Proponha que cada criança desenhe o que mais gostou de ver (fogueira, balão, comida…).

Avaliação:
Observação da participação na roda, interesse pelas imagens e envolvimento na atividade de desenho.


📌 Terça-feira – Oficina de Bandeirinhas: Decorando Nossa Sala

Campos de Experiência:

  • Traços, sons, cores e formas
  • Eu, o outro e o nós

Habilidades BNCC:
EI03TS02, EI03EO03

Objetivo:
Trabalhar coordenação motora fina e promover o trabalho em equipe, confeccionando bandeirinhas juninas para decorar a sala.

Metodologia:
Atividade de recorte, colagem e montagem de um varal coletivo de bandeirinhas.

Recursos Didáticos:

  • Papéis coloridos
  • Tesouras sem ponta
  • Cola
  • Barbante
  • Fita adesiva

Desenvolvimento – Passo a Passo:

  1. Início com conversa rápida: Perguntar: “Quem já viu bandeirinhas em alguma festa?” Mostrar exemplos.
  2. Demonstração prática: Professor mostra como dobrar o papel, traçar o formato e recortar a bandeirinha.
  3. Distribuição dos materiais: Entregar o papel para cada criança.
  4. Momento de produção: Crianças recortam com ajuda (se necessário). Incentive a escolherem cores diferentes.
  5. Montagem do varal: O professor amarra o barbante em dois pontos da sala e as crianças colam suas bandeirinhas no varal.
  6. Apresentação coletiva: Finalizar com um passeio pela sala para todos admirarem a decoração feita por eles.

Avaliação:
Observar habilidades de recorte, interesse, capricho e trabalho em equipe.


📌 Quarta-feira – Brincadeira: Pescaria com Argolas

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Habilidades BNCC:
EI03CG02, EI03ET01

Objetivo:
Estimular a coordenação motora ampla, o equilíbrio e a noção de quantidade por meio da pescaria junina.

Metodologia:
Vivência prática e divertida com montagem de uma pescaria adaptada com argolas.

Recursos Didáticos:

  • Garrafas PET ou latas decoradas como “alvos”
  • Argolas feitas de papelão ou plástico
  • Música junina ambiente

Desenvolvimento – Passo a Passo:

  1. Preparação prévia: Monte as garrafas ou latas no chão, com uma distância razoável entre elas.
  2. Explicação: Mostrar como segurar e lançar a argola. Fazer uma demonstração.
  3. Organização dos turnos: Cada criança terá 3 tentativas para acertar a argola nas garrafas.
  4. Dicas para os pequenos: Se a criança tiver dificuldade, aproxime a distância para facilitar o acerto.
  5. Registro divertido: Após cada rodada, incentive a criança a contar quantos pontos fez. Se quiser, use um quadro para anotar.
  6. Revezamento: Todos participam e torcem pelos amigos.

Avaliação:
Observar a coordenação, atenção, respeito às regras e capacidade de esperar a vez.


📌 Quinta-feira – Música e Dança: Aprendendo os Passos da Quadrilha

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas

Habilidades BNCC:
EI03CG01, EI03TS01

Objetivo:
Trabalhar expressão corporal, ritmo e socialização por meio de uma sequência simples de passos de quadrilha.

Metodologia:
Ensino progressivo dos passos básicos da quadrilha, com muita música e diversão.

Recursos Didáticos:

  • Aparelho de som
  • Músicas típicas de quadrilha
  • Fitas coloridas ou lenços para os movimentos

Desenvolvimento – Passo a Passo:

  1. Roda de conversa: Perguntar: “Quem já dançou quadrilha?” Mostrar um pequeno vídeo se possível.
  2. Apresentar os passos básicos:
    • Andar de mãos dadas com o amigo.
    • Girar em volta um do outro.
    • Bater palmas juntos.
    • Fazer um túnel com os braços.
  3. Ensaiar os passos: Fazer por partes, com todos juntos.
  4. Colocar a música: Dançar os passos aprendidos com a música.
  5. Finalizar com muita festa: Incentivar gritos típicos como “Anarriê!”, “Olha a chuva!” (com as crianças repetindo).

Avaliação:
Observar o envolvimento corporal, o ritmo e a interação com os colegas.


📌 Sexta-feira – Circuito Junino: Dia de Brincar em Estações

Campos de Experiência:

  • Corpo, gestos e movimentos
  • Eu, o outro e o nós

Habilidades BNCC:
EI03CG02, EI03EO07

Objetivo:
Encerrar a semana de forma lúdica, reforçando o espírito de equipe, a socialização e a diversão.

Metodologia:
Criação de um circuito com diferentes brincadeiras juninas em forma de rodízio.

Recursos Didáticos:

  • Sacos para corrida
  • Cadeiras para dança da cadeira
  • Argolas e garrafas para a pescaria
  • Música junina

Desenvolvimento – Passo a Passo:

  1. Organizar as estações:
    • Estação 1: Corrida do saco
    • Estação 2: Dança da cadeira
    • Estação 3: Pescaria com argolas
  2. Explicar as regras de cada estação antes de iniciar.
  3. Dividir as crianças em pequenos grupos.
  4. Cada grupo passa por todas as estações em esquema de rodízio (aproximadamente 10 minutos por estação).
  5. Encerramento: Fazer uma roda final e perguntar: “Qual brincadeira vocês mais gostaram?”

Avaliação:
Observar a cooperação, o respeito às regras, o entusiasmo e o nível de engajamento de cada criança.

Baixe o plano edite no word e deixe seu comentário

Se você gostou do plano e deseja aplicar com a sua turminha, então baixe gratuitamente e edite no Word. Não esqueça de deixar um comentário para que saibamos que você gostou do nosso plano e possamos fazer outros planos e disponibilizar gratuitamente aqui em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + um =