logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano semanal para Pré-escola: Plano de aula números de 1 a 5 e vogais (com BNCC)

Plano de aula para a préescola vogais e números de 1 a 5 .

Se você está em busca de um plano de aula completo, lúdico e alinhado à BNCC para trabalhar números de 1 a 5 e vogais com crianças da Educação Infantil, este post é para você! Aqui você encontrará uma sequência didática pensada especialmente para a Pré-escola (4 e 5 anos) alimhada à BNCC.

🗓️ Cronograma Semanal

Dia da SemanaCampo de ExperiênciaHabilidade
Segunda-feiraEspaços, tempos, quantidades, relações e transformaçõesEI03ET07
Terça-feiraEscuta, fala, pensamento e imaginaçãoEI03EF09
Quarta-feiraTraços, sons, cores e formasEI03TS02
Quinta-feiraCorpo, gestos e movimentosEI03CG05
Sexta-feiraIntegração dos campos com atividades lúdicasEI03ET07 + EI03EF09


📘 Plano de Aula – Segunda-feira

Tema: Descobrindo os números de 1 a 5
Campo de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidade (EI03ET07): Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Objetivo:
Proporcionar experiências práticas para que as crianças reconheçam, associem e representem quantidades de 1 a 5 de maneira lúdica.

Metodologia:
Explorar jogos e materiais concretos que favoreçam a contagem, associação número/quantidade e manipulação de objetos.

Recursos Didáticos:

      • Cartazes com os números

      • Tampinhas plásticas

      • Cestinhos ou potes

      • Massinha de modelar

      • Atividade impressa com número e quantidade

    Desenvolvimento das Atividades (passo a passo):

        • Atividade 1 – Jogo das tampinhas numeradas
              • Organizar cinco cestinhos numerados de 1 a 5.

              • Disponibilizar tampinhas soltas sobre uma mesa.

              • Orientar as crianças a colocar a quantidade correta de tampinhas em cada cestinho conforme o número indicado.

              • Durante a atividade, ajudar verbalmente a contar em voz alta, apontar com o dedo e valorizar cada acerto com reforço positivo.

          • Atividade 2 – Moldando com massinha
                • Entregar massinha e cartões com os números de 1 a 5.

                • Incentivar as crianças a moldar o número com a massinha e depois formar bolinhas ou formas na quantidade correspondente.

                • Orientar e modelar junto, caso necessário, demonstrando com calma e paciência.

            • Atividade 3 – Atividade impressa: Ligue o número à quantidade
                  • Entregar folhas com desenhos variados e números de 1 a 5.

                  • Pedir que as crianças liguem o número à imagem que tenha a mesma quantidade.

                  • Circular pelas mesas, observar o traçado e ajudar gentilmente quem estiver com dificuldade.

            Avaliação:
            Observar se as crianças conseguiram associar número à quantidade e se participaram ativamente das propostas.

            📗 Plano de Aula – Terça-feira

            Tema: Explorando as vogais A, E, I, O, U
            Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
            Habilidade (EI03EF09): Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

            🎯 Objetivo:

            Estimular a identificação visual das vogais e sua representação gráfica, incentivando a oralidade, a escuta ativa e o início da escrita espontânea.

            🧠 Metodologia:

            Utilizar elementos visuais (cartazes, imagens e palavras) para que a criança associe o som da vogal à palavra. Estimular escrita espontânea com apoio visual e verbal.

            🧰 Recursos Didáticos:

                • Cartaz com as vogais AEIOU

                • Cartões com figuras que começam com cada vogal (abelha, elefante, índio, ovo, urso)

                • Folhas em branco

                • Lápis de cor, giz de cera, alfabeto móvel

              ✨ Desenvolvimento das Atividades:

                  • Atividade 1 – Roda das vogais com imagens
                        • Sentar em roda com os cartazes das vogais e figuras grandes.

                        • Mostrar uma figura (ex: abelha) e perguntar: “Com que letra começa?”

                        • Incentivar as crianças a nomearem o som inicial e apontar a vogal.

                        • Fazer uma roda de repetições sonoras: “Aaaa de abelha, Eee de elefante…”

                    • Atividade 2 – Caça-vogal na folha branca
                          • Distribuir folhas em branco com a letra inicial de cada vogal escrita no canto.

                          • Pedir que as crianças desenhem ou tentem escrever palavras que comecem com essas vogais.

                          • Oferecer apoio com alfabeto móvel ou ditado ilustrado (sem cobrança de escrita correta).

                      • Atividade 3 – Pintando a vogal inicial da figura
                            • Entregar folhas com figuras e 2 ou 3 letras abaixo.

                            • Pedir: “Pinte a letra com que começa essa figura.”

                            • Circular para apoiar a identificação e reforçar o som inicial: “U de urso, muito bem!”

                      ✅ Avaliação:

                      Observar se a criança reconhece a vogal inicial das palavras, se tenta escrever espontaneamente e se demonstra relação som/letra ao longo das atividades.


                      📘 Plano de Aula – Quarta-feira

                      Tema: Criando com números e vogais
                      Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas
                      Habilidade (EI03TS02): Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

                      🎯 Objetivo:

                      Permitir que as crianças expressem livremente a aprendizagem das vogais e números por meio de atividades artísticas e sensoriais.

                      🧠 Metodologia:

                      Realizar propostas que envolvam desenho, colagem, pintura e manipulação de materiais, integrando os conteúdos estudados de forma lúdica.

                      🧰 Recursos Didáticos:

                          • Papel kraft ou cartolina

                          • Tinta guache, pincel, esponja, rolinho

                          • Papéis coloridos, cola, tesoura sem ponta

                          • Letras e números de EVA ou papelão

                        ✨ Desenvolvimento das Atividades:

                            • Atividade 1 – Pintura coletiva AEIOU e 1 a 5
                                  • Espalhar papel kraft no chão com letras e números desenhados.

                                  • Convidar as crianças a pintar livremente com pincéis ou esponjas sobre as letras e números.

                                  • Sugerir: “Vamos pintar o A de azul? E o número 3 de verde?”

                              • Atividade 2 – Colagem criativa da vogal e número preferido
                                    • Entregar uma folha para cada criança.

                                    • Pedir que escolham uma vogal e um número e façam uma colagem sobre eles.

                                    • Oferecer papel picado, pedaços de tecido, barbante.

                                    • Incentivar a escolha pessoal: “Qual número você mais gosta?”

                                • Atividade 3 – Criação livre com letras e números de EVA
                                      • Colocar letras e números móveis sobre uma mesa.

                                      • Deixar as crianças montarem sequências ou formar palavras livres com apoio.

                                      • Fazer perguntas: “O que você está criando? Que número é esse?”

                                ✅ Avaliação:

                                Observar a expressão criativa e o uso das letras e números nas produções, valorizando a livre construção e a relação com o conteúdo.


                                📒 Plano de Aula – Quinta-feira

                                Tema: Corpo em movimento com números e vogais
                                Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
                                Habilidade (EI03CG05): Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

                                🎯 Objetivo:

                                Explorar as vogais e os números de forma corporal, estimulando a coordenação motora fina e ampla com atividades motoras e manuais.

                                🧠 Metodologia:

                                Organizar um circuito motor temático com vogais e números, seguido de atividades manuais como dobradura e traçado com lápis.

                                🧰 Recursos Didáticos:

                                    • Cartões com letras e números grandes

                                    • Aros, cordas, cones, tapetes para circuito

                                    • Folhas com contorno de letras e números

                                    • Lápis de cor, giz de cera, cola

                                  ✨ Desenvolvimento das Atividades:

                                      • Atividade 1 – Circuito do AEIOU e 1 a 5
                                            • Criar um percurso com estações: pular no A, passar embaixo do O, andar até o número 3, etc.

                                            • Incentivar movimentos variados e nomear letras e números em voz alta.

                                            • Ex: “Vamos pular no número 2?”

                                        • Atividade 2 – Traçado com lápis colorido
                                              • Entregar folha com números e vogais grandes.

                                              • Mostrar o traçado correto com o dedo e depois com lápis.

                                              • Estimular: “Vamos cobrir a letra I com o lápis amarelo!”

                                          • Atividade 3 – Dobradura da letra A e do número 1
                                                • Utilizar papel colorido para fazer dobraduras simples representando a letra A e o número 1.

                                                • O professor pode pré-dobrar e pedir que as crianças colem em folha e enfeitem com colagem ou desenhos.

                                          ✅ Avaliação:

                                          Observar o desenvolvimento motor fino e amplo, a nomeação de letras e números durante o circuito e a coordenação na atividade manual.


                                          📕 Plano de Aula – Sexta-feira

                                          Tema: Revisando com alegria – vogais e números
                                          Campos de Experiência: Integração entre campos
                                          Habilidades:

                                              • EI03ET07 – Relacionar números às suas respectivas quantidades…

                                              • EI03EF09 – Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita…

                                            🎯 Objetivo:

                                            Revisar as vogais e números trabalhados na semana por meio de jogos, histórias e criação de um mural coletivo.

                                            🧠 Metodologia:

                                            Propor brincadeiras de revisão que envolvam escuta, movimento e arte. Criar um mural coletivo com as descobertas da semana.

                                            🧰 Recursos Didáticos:

                                                • Livro infantil com vogais e números

                                                • Caixa surpresa com objetos iniciados com AEIOU

                                                • Cartolina para mural

                                                • Imagens de números e letras

                                                • Cola, lápis, tinta

                                              ✨ Desenvolvimento das Atividades:

                                                  • Atividade 1 – História com vogais e números
                                                        • Contar história envolvendo personagens com nomes que começam com AEIOU e situações com quantidades.

                                                        • Ex: “Ana tem 1 abacaxi. O urso come 2 uvas.”

                                                        • Fazer pausas para perguntar: “Que letra começa Ana?” “Quantas uvas o urso comeu?”

                                                    • Atividade 2 – Jogo da caixa surpresa
                                                          • Apresentar caixa com objetos e letras dentro.

                                                          • Cada criança tira um item e diz o nome e com que letra/número se relaciona.

                                                          • Incentivar a escuta e a participação em grupo.

                                                      • Atividade 3 – Mural das vogais e números
                                                            • Convidar a turma para montar um mural com tudo que aprenderam.

                                                            • Colar imagens de palavras com A, E, I, O, U e representar números com desenhos (ex: 1 estrela, 2 peixes…).

                                                            • Permitir que desenhem ou pintem para enfeitar o mural.

                                                      ✅ Avaliação:

                                                      Observar se a criança reconhece vogais e números em diferentes contextos, participa das atividades com entusiasmo e demonstra memória do que foi vivenciado durante a semana.

                                                      Conclusão: Plano de aula com vogais e números na Educação Infantil

                                                      Trabalhar os números de 1 a 5 e as vogais com crianças da Educação Infantil vai muito além do reconhecimento de símbolos. É uma oportunidade rica de explorar sons, quantidades, cores, movimentos e emoções em um universo lúdico e encantador.

                                                      Com as atividades deste plano semanal, você garante experiências completas, alinhadas à BNCC, que estimulam a oralidade, a coordenação motora, o raciocínio lógico e a criatividade da turma. E o melhor: tudo isso com propostas que respeitam o ritmo da criança e favorecem a aprendizagem de forma afetiva e significativa.

                                                      Agora é só adaptar conforme sua turma, aplicar com carinho e ver o brilho nos olhos dos pequenos a cada nova descoberta!

                                                      Entre no grupo de whatsapp e receba planos semanais

                                                      POSTS RECENTES