Plano de Aula Dia dos Pais Educação Infantil Pré-Escola – Semana Completa com Atividades Detalhadas

O Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para fortalecer os vínculos afetivos das crianças com seus familiares e promover vivências que estimulem o autoconhecimento, a comunicação, a empatia e a criatividade.
Pensando nisso, elaboramos um plano de aula dia dos pais educação infantil pré escola completo, alinhado às habilidades do seu planejamento anual, para ser desenvolvido durante uma semana inteira com a turma da pré-escola.
Gostaria também de ver o plano de aula Dia dos Pais, educação infantil, maternal? Clique aqui.
SUMÁRIO
ToggleTema da Semana: Dia dos Pais
Faixa etária: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Período: Segunda a sexta-feira
Objetivo geral: Desenvolver a afetividade e a expressão de sentimentos em relação à figura paterna, ampliando o vocabulário, a comunicação e a autonomia das crianças por meio de atividades lúdicas e artísticas relacionadas à data comemorativa.
Plano Semanal – Dia dos Pais
Segunda-feira – Roda de conversa: Quem é o meu pai?
- Campos de experiência:
– O eu, o outro e o nós
– Escuta, fala, pensamento e imaginação - Habilidades:
– EI03EO04: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
– EI03EF06: Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. - Objetivo: Estimular a comunicação verbal e a expressão de sentimentos sobre o pai ou figura paterna.
- Metodologia: Conversa em roda, desenho, oralidade e escrita espontânea.
- Recursos didáticos:
– Papel sulfite
– Lápis de cor e giz de cera
– Fantoches e fotos de famílias - Desenvolvimento:
- – Realizar uma roda de conversa sobre "Quem é o meu pai" ou figura paterna.
- – Mostrar imagens de famílias diversas e conversar sobre elas.
- – Propor que a criança desenhe seu pai ou quem cuida dela.
- – Escrever (com apoio do professor) uma pequena frase sobre o que ela mais gosta de fazer com o pai.
- Avaliação: Observar a capacidade de comunicação, expressão de sentimentos e escuta dos colegas.
Terça-feira – Cartinha para o papai
- Campos de experiência:
– Escuta, fala, pensamento e imaginação
– Traços, sons, cores e formas - Habilidades:
– EI03EF09: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
– EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura. - Objetivo: Incentivar a produção de texto espontâneo e expressão artística por meio de uma cartinha afetiva.
- Metodologia: Produção dirigida, pintura e montagem.
- Recursos didáticos:
– Papel colorido, envelopes
– Canetinhas, cola, adesivos e glitter - Desenvolvimento:
- – Conversar com os alunos sobre o que gostariam de dizer ao pai.
- – Estimular a escrita espontânea com apoio do professor.
- – Decorar a cartinha com colagem e pintura livre.
- – Guardar a cartinha em um envelope para entregar no final da semana.
- Avaliação: Observar o envolvimento na escrita, a criatividade na decoração e a intenção comunicativa da criança.
Quarta-feira – Música e movimento: Dança para o papai
- Campos de experiência:
– Corpo, gestos e movimentos
– Traços, sons, cores e formas - Habilidades:
– EI03CG03: Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
– EI03TS01: Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas. - Objetivo: Desenvolver a expressão corporal e musical por meio de uma coreografia para o Dia dos Pais.
- Metodologia: Ensaios, dramatização e ritmo.
- Recursos didáticos:
– Música infantil sobre o tema
– Instrumentos de percussão
– Tiaras ou adereços de papel - Desenvolvimento:
- – Ensaiar uma música com coreografia simples.
- – Criar gestos que representem carinho, abraço, trabalho do pai, etc.
- – Acompanhar a música com instrumentos de sucata.
- – Ensaiar em duplas e pequenos grupos.
- Avaliação: Observar a coordenação, ritmo e expressão corporal das crianças.
Quinta-feira – Lembrancinha para o papai
- Campos de experiência:
– Traços, sons, cores e formas
– Corpo, gestos e movimentos - Habilidades:
– EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
– EI03CG05: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. - Objetivo: Criar uma lembrança artesanal para entregar ao pai, exercitando a coordenação motora fina e a criatividade.
- Metodologia: Oficina de arte passo a passo com apoio do professor.
- Recursos didáticos:
– EVA, cola quente (uso pelo adulto)
– Palito de picolé, barbante, olhos móveis, caneta permanente - Desenvolvimento:
- – Apresentar a ideia do presente (ex: chaveiro, porta-retrato, marcador de livro).
- – Ajudar as crianças a recortar, montar e decorar a peça com segurança.
- – Inserir o nome da criança e do pai na lembrancinha.
- Avaliação: Avaliar a autonomia, o cuidado com o material e o envolvimento na confecção da lembrança.
Sexta-feira – Entrega do presente e celebração
- Campos de experiência:
– O eu, o outro e o nós
– Escuta, fala, pensamento e imaginação - Habilidades:
– EI03EO01: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
– EI03EF04: Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações. - Objetivo: Proporcionar um momento de interação entre as crianças e os pais ou responsáveis em um ambiente acolhedor.
- Metodologia: Apresentação da música, entrega da lembrança e roda de conversa afetiva.
- Recursos didáticos:
– Cartazes
– Lembrancinhas
– Música ensaiada
– Tapete ou espaço confortável - Desenvolvimento:
- – Convidar os pais para o momento de celebração.
- – Apresentar a música ensaiada com coreografia.
- – Entregar a lembrancinha e cartinha.
- – Propor roda de conversa onde as crianças possam falar do que aprenderam.
- Avaliação: Observar a interação, a participação e o envolvimento das crianças na culminância da semana.
Conclusão
Com este plano de aula dia dos pais educação infantil pré escola, as crianças vivenciam momentos que fortalecem sua identidade, expressão emocional e relação com a família. Através da arte, da música, da linguagem e da afetividade, elas aprendem a valorizar os vínculos e a se comunicar com empatia.
Esperamos que esse plano enriqueça sua prática pedagógica e transforme o Dia dos Pais em uma semana memorável para seus pequenos!