logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2025

Plano de Aula Dia dos Pais Educação Infantil Pré-Escola – Semana Completa com Atividades Detalhadas

Plano de aula , Dia dos Pais para educação infantil , alinhado à BNCC para a semana inteira completa com códigos e habilidades .

O Dia dos Pais é uma excelente oportunidade para fortalecer os vínculos afetivos das crianças com seus familiares e promover vivências que estimulem o autoconhecimento, a comunicação, a empatia e a criatividade.

Pensando nisso, elaboramos um plano de aula dia dos pais educação infantil pré escola completo, alinhado às habilidades do seu planejamento anual, para ser desenvolvido durante uma semana inteira com a turma da pré-escola.

Gostaria também de ver o plano de aula Dia dos Pais, educação infantil, maternal? Clique aqui.

Tema da Semana: Dia dos Pais

Faixa etária: Educação Infantil – Pré-escola (4 e 5 anos)
Período: Segunda a sexta-feira
Objetivo geral: Desenvolver a afetividade e a expressão de sentimentos em relação à figura paterna, ampliando o vocabulário, a comunicação e a autonomia das crianças por meio de atividades lúdicas e artísticas relacionadas à data comemorativa.

Plano Semanal – Dia dos Pais

Segunda-feira – Roda de conversa: Quem é o meu pai?

  • Campos de experiência:
    – O eu, o outro e o nós
    – Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Habilidades:
    – EI03EO04: Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
    – EI03EF06: Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
  • Objetivo: Estimular a comunicação verbal e a expressão de sentimentos sobre o pai ou figura paterna.
  • Metodologia: Conversa em roda, desenho, oralidade e escrita espontânea.
  • Recursos didáticos:
    – Papel sulfite
    – Lápis de cor e giz de cera
    – Fantoches e fotos de famílias
  • Desenvolvimento:
    • – Realizar uma roda de conversa sobre "Quem é o meu pai" ou figura paterna.
    • – Mostrar imagens de famílias diversas e conversar sobre elas.
    • – Propor que a criança desenhe seu pai ou quem cuida dela.
    • – Escrever (com apoio do professor) uma pequena frase sobre o que ela mais gosta de fazer com o pai.
  • Avaliação: Observar a capacidade de comunicação, expressão de sentimentos e escuta dos colegas.

Terça-feira – Cartinha para o papai

  • Campos de experiência:
    – Escuta, fala, pensamento e imaginação
    – Traços, sons, cores e formas
  • Habilidades:
    – EI03EF09: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
    – EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
  • Objetivo: Incentivar a produção de texto espontâneo e expressão artística por meio de uma cartinha afetiva.
  • Metodologia: Produção dirigida, pintura e montagem.
  • Recursos didáticos:
    – Papel colorido, envelopes
    – Canetinhas, cola, adesivos e glitter
  • Desenvolvimento:
    • – Conversar com os alunos sobre o que gostariam de dizer ao pai.
    • – Estimular a escrita espontânea com apoio do professor.
    • – Decorar a cartinha com colagem e pintura livre.
    • – Guardar a cartinha em um envelope para entregar no final da semana.
  • Avaliação: Observar o envolvimento na escrita, a criatividade na decoração e a intenção comunicativa da criança.

Quarta-feira – Música e movimento: Dança para o papai

  • Campos de experiência:
    – Corpo, gestos e movimentos
    – Traços, sons, cores e formas
  • Habilidades:
    – EI03CG03: Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
    – EI03TS01: Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
  • Objetivo: Desenvolver a expressão corporal e musical por meio de uma coreografia para o Dia dos Pais.
  • Metodologia: Ensaios, dramatização e ritmo.
  • Recursos didáticos:
    – Música infantil sobre o tema
    – Instrumentos de percussão
    – Tiaras ou adereços de papel
  • Desenvolvimento:
    • – Ensaiar uma música com coreografia simples.
    • – Criar gestos que representem carinho, abraço, trabalho do pai, etc.
    • – Acompanhar a música com instrumentos de sucata.
    • – Ensaiar em duplas e pequenos grupos.
  • Avaliação: Observar a coordenação, ritmo e expressão corporal das crianças.

Quinta-feira – Lembrancinha para o papai

  • Campos de experiência:
    – Traços, sons, cores e formas
    – Corpo, gestos e movimentos
  • Habilidades:
    – EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura.
    – EI03CG05: Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
  • Objetivo: Criar uma lembrança artesanal para entregar ao pai, exercitando a coordenação motora fina e a criatividade.
  • Metodologia: Oficina de arte passo a passo com apoio do professor.
  • Recursos didáticos:
    – EVA, cola quente (uso pelo adulto)
    – Palito de picolé, barbante, olhos móveis, caneta permanente
  • Desenvolvimento:
    • – Apresentar a ideia do presente (ex: chaveiro, porta-retrato, marcador de livro).
    • – Ajudar as crianças a recortar, montar e decorar a peça com segurança.
    • – Inserir o nome da criança e do pai na lembrancinha.
  • Avaliação: Avaliar a autonomia, o cuidado com o material e o envolvimento na confecção da lembrança.

Sexta-feira – Entrega do presente e celebração

  • Campos de experiência:
    – O eu, o outro e o nós
    – Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Habilidades:
    – EI03EO01: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
    – EI03EF04: Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações.
  • Objetivo: Proporcionar um momento de interação entre as crianças e os pais ou responsáveis em um ambiente acolhedor.
  • Metodologia: Apresentação da música, entrega da lembrança e roda de conversa afetiva.
  • Recursos didáticos:
    – Cartazes
    – Lembrancinhas
    – Música ensaiada
    – Tapete ou espaço confortável
  • Desenvolvimento:
    • – Convidar os pais para o momento de celebração.
    • – Apresentar a música ensaiada com coreografia.
    • – Entregar a lembrancinha e cartinha.
    • – Propor roda de conversa onde as crianças possam falar do que aprenderam.
  • Avaliação: Observar a interação, a participação e o envolvimento das crianças na culminância da semana.

Conclusão

Com este plano de aula dia dos pais educação infantil pré escola, as crianças vivenciam momentos que fortalecem sua identidade, expressão emocional e relação com a família. Através da arte, da música, da linguagem e da afetividade, elas aprendem a valorizar os vínculos e a se comunicar com empatia.

Esperamos que esse plano enriqueça sua prática pedagógica e transforme o Dia dos Pais em uma semana memorável para seus pequenos!

POSTS RECENTES