logo do site planejamento de aulas bncc 2024

Planejamento de Aulas BNCC 2024

Oi, pessoal! 🌸 A primavera chegou e com ela, o mundo se enche de cores e vida! E é claro que queremos que nossos pequenos vivenciem toda essa magia, não é mesmo?

Por isso, preparei um plano de aula sobre primavera, super especial focado na Educação Infantil, totalmente alinhado com a BNCC, para ajudar você a trazer o espírito da primavera para dentro da sala de aula. Vamos conferir?

Veja também: Plano de aula setembro amarelo educação infantil


Plano de Aula Semanal sobre a primavera educação infantil bncc

Plano de aula – Tema: Primavera

Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)

Direitos de Aprendizagem:

     

      • Participar

      • Conviver

      • Expressar

      • Brincar

      • Explorar

    Campos de Experiência:

       

        • O Eu, o Outro e o Nós

        • Corpo, Gesto e Movimento

        • Traços, Sons, Cores e Formas

        • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

        • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações


      Objetivos de Aprendizagem Selecionados:

         

          1. (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

          1. (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

          1. (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

          1. (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

          1. (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, personagens e a estrutura da história.

          1. (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.


        Segunda-feira – Introdução à Primavera

        Atividades:

           

            1. Roda de Conversa sobre a Primavera: A professora apresenta imagens de flores, árvores e animais que aparecem na primavera. As crianças falam sobre o que sabem sobre a estação e as mudanças que percebem na natureza.

                 

                  • Objetivo: EI03EO01

              1. Exploração de Flores de Brinquedo e Reais: As crianças exploram flores de brinquedo e flores reais, tocando e cheirando, enquanto discutem suas cores e formas.

                   

                    • Objetivo: EI03CG01

                1. Desenho Livre sobre a Primavera: As crianças desenham o que mais gostam da primavera, utilizando tintas ou giz de cera. Elas são incentivadas a usar muitas cores para representar flores, árvores e animais.

                     

                      • Objetivo: EI03TS02


                Terça-feira – Movimentos e Brincadeiras da Primavera

                Atividades:

                   

                    1. Brincadeira de Imitar Animais da Primavera: As crianças imitam os movimentos dos animais que aparecem na primavera, como pássaros voando ou borboletas dançando. Elas são incentivadas a expressar suas emoções por meio do movimento.

                         

                          • Objetivo: EI03CG01

                      1. Contação de História sobre Flores e Animais: A professora conta uma história sobre a primavera, focando nos ciclos das flores e dos animais. As crianças observam as ilustrações e participam ativamente com perguntas.

                           

                            • Objetivo: EI03EF04

                        1. Atividade Escrita: As crianças tentam desenhar e escrever o nome de suas flores favoritas, com a ajuda da professora, utilizando imagens e rótulos de flores.

                             

                              • Objetivo: EI03EF03


                        Quarta-feira – Arte e Criatividade da Primavera

                        Atividades:

                           

                            1. Pintura e Colagem com Folhas e Flores: As crianças fazem colagens utilizando folhas e flores secas ou desenham suas próprias versões das plantas que viram. Elas exploram diferentes formas e texturas.

                                 

                                  • Objetivo: EI03TS02

                              1. Jogo de Sequência com Números: As crianças organizam cartões com números em ordem e associam cada número a uma quantidade de flores. Elas são incentivadas a contar e comparar quantidades.

                                   

                                    • Objetivo: EI03ET07

                                1. Desenho da Natureza: As crianças desenham paisagens da primavera e falam sobre os elementos que desenharam (árvores, flores, animais). A professora ajuda a identificar as partes da natureza.

                                     

                                      • Objetivo: EI03EF03


                                Quinta-feira – Explorando a Natureza na Primavera

                                Atividades:

                                   

                                    1. Caminhada pelo Jardim ou Quintal: As crianças fazem uma caminhada em um espaço verde, observando as plantas e os insetos ao redor. Elas são incentivadas a tocar as folhas e flores e comentar o que estão vendo.

                                         

                                          • Objetivo: EI03EO01

                                      1. História Coletiva: As crianças criam uma história coletiva sobre a primavera. Cada criança contribui com uma parte da história, descrevendo uma flor ou animal que aparece durante a primavera.

                                           

                                            • Objetivo: EI03EF04

                                        1. Atividade Escrita: As crianças desenham a história coletiva criada e a professora escreve as falas ou ideias de cada uma para formar um pequeno livro de primavera da turma.

                                             

                                              • Objetivo: EI03EF03


                                        Sexta-feira – Fechamento da Semana: Primavera

                                        Atividades:

                                           

                                            1. Dança da Primavera: As crianças participam de uma dança livre, onde podem se movimentar como flores balançando ao vento ou borboletas voando. A professora coloca músicas suaves e alegres para estimular a criatividade e a expressão corporal.

                                                 

                                                  • Objetivo: EI03CG01

                                              1. Recontagem da Semana: As crianças recontam o que aprenderam durante a semana sobre a primavera. Elas podem usar fantoches ou objetos da natureza para ajudar a recontar.

                                                   

                                                    • Objetivo: EI03EF04

                                                1. Atividade Escrita: As crianças fazem um desenho da sua atividade favorita da semana e escrevem o que mais gostaram da primavera, com o apoio da professora.

                                                     

                                                      • Objetivo: EI03EF03


                                                Recursos Utilizados:

                                                   

                                                    • Imagens de flores, árvores e animais

                                                    • Flores reais e de brinquedo

                                                    • Materiais para colagem (folhas e flores secas)

                                                    • Tintas, pincéis e papéis para atividades de colagem e pintura

                                                    • Cartões numéricos para atividades de sequência

                                                    • Vídeos e músicas sobre a primavera


                                                  Avaliação:

                                                  A avaliação será contínua, com foco na observação da participação das crianças nas atividades, na interação com os colegas e na capacidade de expressar-se oral e artisticamente. A professora deve observar também o interesse das crianças nas histórias e atividades de contagem.


                                                  Esse plano de aula sobre a Primavera para Educação Infantil de acordo com BNCC foi criado para explorar a primavera de maneira lúdica e interativa, incentivando as crianças a expressarem-se de diversas formas, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

                                                  Confira também: Planos de aulas pronto para educação infantil

                                                  Por Que Celebrar a Primavera na Educação Infantil?

                                                  Despertar dos Sentidos

                                                  A primavera é a época perfeita para explorar os sentidos das crianças. Com novas cores, texturas e cheiros, cada atividade se transforma em uma descoberta!

                                                  Cofira: Cursos para professores da educação infantil

                                                  Aprendendo com a Natureza

                                                  As lições de ciências naturais se tornam muito mais palpáveis quando observamos as mudanças que ocorrem na natureza durante a primavera. É uma chance de ouro para falar sobre plantas, animais e como cada ser vive e se transforma.

                                                  Plano de Aula Primavera: O que Vamos Aprender?

                                                  Este plano de aula está recheado de atividades interativas que ajudarão as crianças a entenderem e celebrarem esta linda estação. Aqui vai um gostinho do que vem por aí:

                                                  Arte e Natureza (H3)

                                                  Vamos usar elementos naturais para criar arte! Folhas, flores e pequenos galhos se transformam em pincéis e parte da paleta de cores.

                                                  Histórias ao Ar Livre

                                                  Que tal levar a hora do conto para fora da sala? Com histórias que celebram a natureza, as crianças poderão vivenciar cada parte da narrativa com o cenário natural ao redor.

                                                  Integrando o Plano à BNCC

                                                  Cada atividade foi cuidadosamente planejada para atender aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que além de divertidas, cada tarefa contribua para o desenvolvimento educacional das crianças.

                                                  Conclusão: Vamos Florescer Juntos!

                                                  A primavera é uma das épocas mais bonitas do ano e uma excelente oportunidade para enriquecer as aulas. Com este plano de aula, você não só celebra a estação mas também promove um aprendizado significativo e alinhado com a BNCC. Vamos juntos fazer desta primavera um período inesquecível para nossos pequenos exploradores!

                                                  Espero que esse post ajude você a inspirar e engajar seus alunos de forma divertida e educativa. Não se esqueça de adaptar as atividades conforme as necessidades e interesses da sua turma. Feliz primavera! 🌼

                                                  Deixe um comentário

                                                  O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                                  5 × 2 =