Plano de aula: Traços, Sons, Cores e Formas alinhado à BNCC
O plano de aula Traços, Sons, Cores e Formas é uma proposta lúdica e educativa voltada para crianças da educação infantil, que visa promover o desenvolvimento sensorial, motor e criativo dos pequenos.
Alinhado às diretrizes da BNCC, este plano utiliza atividades práticas e acessíveis que incentivam a exploração de diferentes sons, formas e cores de maneira divertida.
Além de desenvolver a percepção auditiva e visual, as crianças têm a oportunidade de expressar-se livremente por meio de desenho, colagem, escultura e música, usando materiais simples do cotidiano.
A seguir, você encontrará um passo a passo detalhado de como aplicar este plano de aula enriquecedor na sua prática pedagógica.
Plano de aula: Traços, Sons, Cores e Formas
Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas
Faixa Etária: 2 a 5 anos (Educação Infantil – Crianças Bem Pequenas)
Duração: 4 horas
Objetivos Gerais:
- Explorar diferentes qualidades dos sons de maneira simples e lúdica.
- Estimular a criatividade e a expressão artística em produções bidimensionais e tridimensionais com materiais acessíveis.
- Incentivar o uso de objetos do cotidiano para criar sons e formas.
Habilidades da BNCC:
- (EI03TS03): Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
- (EI03TS02): Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI03TS01): Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais e festas.
1. Acolhida e Exploração de Sons (20 minutos)
Material:
- Objetos simples do cotidiano que produzem sons: potes de plástico com tampas, colheres de madeira, copos de plástico, papel amassado.
Descrição:
Inicie com uma roda de conversa simples, pedindo às crianças que ouçam diferentes sons ao baterem ou tocarem suavemente nos objetos. Mostre como o som de bater em um pote é diferente de amassar um pedaço de papel. Pergunte quais sons são altos e quais são suaves, rápidos ou lentos.
Objetivo:
- Introduzir as qualidades do som (alto/suave, rápido/lento).
- Desenvolver a escuta ativa e a curiosidade.
2. Atividade Lúdica – Sons e Brincadeiras com Potes e Colheres (30 minutos)
Material:
- Potes de plástico de diferentes tamanhos e colheres de madeira ou plástico.
- Pedaços de tecido colorido (para variar a textura e o som ao bater).
Descrição:
As crianças irão brincar com os potes, batendo suavemente com as colheres ou as mãos para perceber as diferenças nos sons. Use pedaços de tecido para demonstrar como o som muda se colocarem o tecido sobre o pote. Deixe que explorem livremente os sons criados.
Objetivo:
- Estimular a produção de sons com objetos cotidianos.
- Incentivar a percepção de variações sonoras de maneira lúdica.
3. Atividade Artística – Pintura com Esponjas (40 minutos)
Material:
- Folhas grandes de papel.
- Esponjas pequenas de cozinha cortadas em diferentes formas (círculo, quadrado, triângulo).
- Tinta guache ou colorida não tóxica (fácil de lavar).
- Potes plásticos para colocar as tintas.
Descrição:
As crianças usarão esponjas embebidas em tinta para fazer formas no papel. Incentive-as a experimentar cores e traços diferentes com cada esponja, explorando livremente o uso das formas.
Objetivo:
- Desenvolver a coordenação motora fina.
- Estimular a criatividade ao experimentar formas e cores.
Habilidade BNCC:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho e pintura.
4. Brincadeira de Faz de Conta Musical – Banda com Objetos de Casa (40 minutos)
Material:
- Potes, colheres, caixas de papelão, copos plásticos, sinos pequenos, tampas de panelas (como pratos).
- Adereços simples para fantasias (chapéus de papel, faixas de tecido).
Descrição:
Organize uma banda de faz de conta com os objetos disponíveis. Cada criança escolherá um “instrumento” e, juntos, formarão uma banda que toca livremente. Incentive movimentos e expressões corporais enquanto tocam, como marchar ou dançar.
Objetivo:
- Promover a expressão corporal e musical de forma divertida.
- Trabalhar a socialização e a imaginação.
Habilidade BNCC:
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos durante brincadeiras de faz de conta.
5. Criação Tridimensional com Massinha Caseira (50 minutos)
Material:
- Massinha caseira (feita de farinha, água, sal e corante).
- Palitos de sorvete, botões, tampinhas de garrafa.
Descrição:
As crianças criarão figuras tridimensionais com massinha caseira, podendo usar os palitos e botões para adicionar detalhes. Elas podem criar formas simples, como animais ou objetos, combinando cores e texturas.
Objetivo:
- Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade.
- Incentivar a criação de produções tridimensionais.
Habilidade BNCC:
(EI03TS02) Criar produções tridimensionais por meio de escultura e colagem.
6. Intervalo Livre (20 minutos)
7. Atividade de Escuta – Sons da Natureza (40 minutos)
Material:
- Gravador ou celular com sons da natureza (barulho de água, pássaros, vento).
- Ventilador para simular o som do vento (opcional).
Descrição:
Coloque gravações de sons da natureza, como chuva, canto de pássaros ou o som do vento. Pergunte às crianças como elas imaginam esses sons e como esses sons as fazem sentir. Para deixar a experiência mais tátil, use um ventilador para simular o vento enquanto as crianças ouvem o som.
Objetivo:
- Desenvolver a percepção auditiva.
- Incentivar a imaginação ao relacionar sons com imagens e sensações.
Habilidade BNCC:
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som, como intensidade e timbre.
8. Desenho Livre – Inspirado em Sons (30 minutos)
Material:
- Folhas de papel e giz de cera ou lápis de cor.
- Repetição dos sons da natureza ou música instrumental tranquila.
Descrição:
Após ouvirem os sons da natureza, peça às crianças que desenhem algo inspirado nos sons que ouviram. Elas podem desenhar árvores ao ouvirem o vento ou gotas de chuva, conforme a imaginação delas fluir.
Objetivo:
- Relacionar estímulos auditivos com expressão visual.
- Desenvolver a criatividade e o pensamento associativo.
Habilidade BNCC:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio do desenho.
9. Encerramento e Reflexão (30 minutos)
Atividade:
Reúna as crianças em roda para conversarem sobre o que mais gostaram de fazer durante o dia. Cada uma pode mostrar seu desenho ou massinha e falar sobre os sons que mais chamaram atenção. Finalize com uma música simples que as crianças possam cantar juntas, como “O Sapo Não Lava o Pé” ou “A Dona Aranha”.
Objetivo:
- Refletir sobre as atividades e promover a socialização.
- Estimular a autoexpressão.
Atividades Escritas Alinhadas à BNCC:
- Folha de Sons Simples:
- Propor uma atividade escrita com imagens de objetos simples (pote, sino, pássaro). As crianças devem colorir cada objeto conforme o som que ele faz (alto/suave).
Habilidade BNCC: (EI03TS03)
- Propor uma atividade escrita com imagens de objetos simples (pote, sino, pássaro). As crianças devem colorir cada objeto conforme o som que ele faz (alto/suave).
- Desenho Associativo:
- Apresentar figuras de objetos cotidianos e pedir que as crianças desenhem o som que imaginam que esses objetos produzem, utilizando cores e traços.
Habilidade BNCC: (EI03TS01)
- Apresentar figuras de objetos cotidianos e pedir que as crianças desenhem o som que imaginam que esses objetos produzem, utilizando cores e traços.
Conclusão
O plano de aula Traços, Sons, Cores e Formas é uma excelente estratégia para incentivar o desenvolvimento sensorial e cognitivo de crianças na educação infantil.
Alinhado à BNCC, ele oferece uma abordagem rica em atividades lúdicas e práticas que trabalham não apenas a criatividade, mas também a percepção auditiva, visual e tátil dos pequenos.
Utilizando materiais simples e de fácil acesso, é possível criar um ambiente estimulante que valoriza a livre expressão e o aprendizado por meio da exploração de sons, cores e formas.
Incorporar essas atividades no cotidiano escolar contribui para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo o engajamento e a construção de conhecimentos de forma prazerosa e significativa.
A aplicação desse plano de aula é uma maneira maravilhosa de conectar diferentes áreas do aprendizado, garantindo uma experiência educativa completa e divertida para os alunos.