
Se você está buscando um plano de aula para Educação Infantil – Maternal que trabalhe de forma lúdica e significativa o número 1 e a letra A, chegou ao lugar certo!
Neste post, trago uma proposta prática, criativa e alinhada à BNCC para ajudar professores a desenvolverem atividades que estimulam a coordenação motora, o raciocínio lógico e a aprendizagem inicial da linguagem.
Confira também o plano de aula vogais para pré escola
SUMÁRIO
Toggle📅 CRONOGRAMA SEMANAL – MATERNAL (2 e 3 anos)
Tema da semana: Letra A e Número 1
Dia da semana | Campo de experiência | Habilidades (códigos) |
---|---|---|
Segunda-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação Traços, sons, cores e formas | EI02EF09 EI02TS02 |
Terça-feira | Corpo, gestos e movimentos Espaços, tempos, quantidades… | EI02CG05 EI02ET07 |
Quarta-feira | Escuta, fala, pensamento e imaginação Traços, sons, cores e formas | EI02EF03 EI02TS02 |
Quinta-feira | O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e formas | EI02EO03 EI02TS02 |
Sexta-feira | Corpo, gestos e movimentos Espaços, tempos, quantidades… | EI02CG03 EI02ET08 |
🟥 SEGUNDA-FEIRA
Campo de experiência:
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
- EI02EF09 – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
- EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
🎯 Objetivo:
Apresentar a letra A e o número 1 por meio de imagens, sons e movimentos com o corpo, promovendo a observação e o traçado com apoio visual e manual.
🧠 Metodologia:
Explorar oralidade e imagem com músicas e palavras, associar a objetos do cotidiano e estimular a coordenação motora fina com massinha e traçado.
🧰 Recursos didáticos:
- Cartaz com letra A
- Imagens: abacaxi, avião, abelha
- Número 1 visual e objetos únicos
- Música da letra A (pode ser inventada com a turma)
- Massinha colorida
- Folha com letra A e número 1 tracejados
- Lápis jumbo ou giz de cera
✨ Atividade 1: Conhecendo a letra A e o número 1
Desenvolvimento passo a passo:
– Sentar com as crianças em roda e mostrar o cartaz da letra A.
– Falar o som da letra: “Aaaaa de avião! Aaaaa de abacaxi!”
– Mostrar objetos ou figuras de 1 item: “Olha só, temos 1 abelha aqui.”
– Dizer: “Vamos fazer o som do A bem alto: Aaaaa!”
– Repetir a palavra com as crianças apontando os objetos.
– O professor deve estimular a repetição com alegria e reforçar: “Só um avião. É o número 1!”
✨ Atividade 2: Modelagem com massinha
Desenvolvimento passo a passo:
– Entregar massinha de modelar para cada criança.
– Mostrar como modelar a letra A com rolinhos.
– Ajudar as crianças a formarem o número 1 com a massinha (um rolinho reto).
– Dizer: “Essa é a letra A. Agora vamos fazer o número 1, que é só um risquinho.”
– O professor deve circular e apoiar as criações, valorizando toda tentativa.
✨ Atividade 3: Cobrir a letra e o número
Desenvolvimento passo a passo:
– Entregar folha com letra A e número 1 em tracejado.
– Mostrar com o dedo como seguir a linha da letra e do número.
– Dar giz de cera ou lápis de cor e orientar: “Vamos pintar a letra A… Agora o número 1!”
– O professor deve ajudar com o traçado se necessário, guiando com a mão da criança com delicadeza.
✅ Avaliação:
Observar a curiosidade da criança ao ver a letra e o número, a participação nas repetições orais, e o envolvimento nas atividades manuais. Valorizar toda interação e produção.
🟨 TERÇA-FEIRA
Campo de experiência:
- Corpo, gestos e movimentos
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Habilidades da BNCC:
- EI02CG05 – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
- EI02ET07 – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
🎯 Objetivo:
Conectar a letra A com movimento e som, e associar o número 1 a objetos e ações do cotidiano de forma concreta e visual.
🧠 Metodologia:
Brincar com palavras e números em movimento, explorar o corpo e objetos únicos para representar o número 1, e exercitar a coordenação fina com pintura.
🧰 Recursos didáticos:
- Música: “Marcha do A”, “Um, dois, feijão com arroz”
- Cartaz com letra A e número 1
- Objetos únicos para contagem (1 bola, 1 boneca, 1 dado)
- Pincel grosso, tinta guache, papel
- Lápis de cor grosso
✨ Atividade 1: Jogo do som da letra A
Desenvolvimento passo a passo:
– Fazer roda com as crianças.
– Cantar uma música com a letra A destacada (“A de avião… A de amor…”).
– Brincar de passar a bola: quem ficar com a bola fala “Aaaaaa!”
– Repetir com ritmo.
– O professor deve guiar a brincadeira com entusiasmo, chamando pelo nome e ajudando as crianças que ainda não falam claramente.
✨ Atividade 2: Caminhada do número 1
Desenvolvimento passo a passo:
– Espalhar 1 item de cada vez no chão (1 brinquedo, 1 colher, 1 cone).
– Fazer um circuito: “Vamos andar até o brinquedo número 1!”
– Contar oralmente com as crianças: “Temos só 1!”
– O professor deve conduzir com calma e repetir o numeral com os objetos.
✨ Atividade 3: Pintura com o número 1
Desenvolvimento passo a passo:
– Entregar folha com o número 1 grande desenhado.
– Oferecer tinta guache e pincel grosso.
– Mostrar como pintar dentro do traço do número.
– Incentivar com frases como: “Você está pintando o número 1 com muita atenção!”
– O professor deve apoiar o controle do pincel e valorizar a livre expressão.
✅ Avaliação:
Observar se a criança identifica o número 1 em diferentes contextos e participa das propostas com envolvimento motor. Valorizar a repetição, a tentativa e a exploração corporal.
🟩 QUARTA-FEIRA
Campo de experiência:
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
- EI02EF03 – Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações.
- EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação…
🎯 Objetivo:
Explorar a letra A e o número 1 por meio de contação de história, estimulação auditiva e atividade sensorial com colagem.
🧠 Metodologia:
Utilizar livros ilustrados para estimular a escuta e reconhecimento da letra A e do número 1. Estimular o toque e a criação artística com colagem usando materiais variados.
🧰 Recursos didáticos:
- Livro com palavras que comecem com A
- Cartaz com letra A e número 1
- Cola, algodão, papel colorido picado, tecido
- Cartolina com a letra A e o número 1 desenhados
✨ Atividade 1: Contação de história com A
Desenvolvimento passo a passo:
– Sentar em roda e apresentar o livro.
– Ler em voz alta, destacando palavras com A (Abelha Ana, por exemplo).
– Repetir: “A de Ana, A de Abacaxi!”
– Mostrar no cartaz a letra A após a leitura.
– O professor deve usar expressões e mudar a voz, cativando a turma.
✨ Atividade 2: Jogo do “Cadê o A?”
Desenvolvimento passo a passo:
– Esconder cartões com a letra A pela sala.
– Pedir que as crianças encontrem.
– Ao achar, repetir: “Achei o Aaaaaa!”
– Reunir todos os cartões em um mural.
– O professor deve acompanhar cada criança e parabenizar cada descoberta.
✨ Atividade 3: Colagem sensorial da letra A
Desenvolvimento passo a passo:
– Entregar folha com a letra A em tamanho grande.
– Oferecer materiais com textura: algodão, papel picado, retalhos.
– Passar cola e colar os elementos dentro da letra.
– Dizer: “Vamos deixar a letra A bem bonita e fofinha!”
– O professor deve auxiliar na colagem e incentivar a exploração sensorial.
✅ Avaliação:
Observar o interesse pelas histórias e o envolvimento com os materiais durante a colagem. Valorizar a escuta ativa e o contato com diferentes texturas.
🟦 QUINTA-FEIRA
Campo de experiência:
- O eu, o outro e o nós
- Traços, sons, cores e formas
Habilidades da BNCC:
- EI02EO03 – Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
- EI02TS02 – Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação…
🎯 Objetivo:
Promover o reconhecimento da letra A e do número 1 em uma atividade coletiva, incentivando a cooperação, o uso de materiais diversos e o respeito pelo espaço do outro.
🧠 Metodologia:
Trabalhar em duplas e grupos com pintura coletiva, respeitando a vez do outro, reforçando as aprendizagens da letra A e do número 1.
🧰 Recursos didáticos:
- Papel kraft grande
- Tinta guache, pincel, rolinho
- Adesivos com letras A e números 1
- Música instrumental suave
✨ Atividade 1: Pintura coletiva com a letra A
Desenvolvimento passo a passo:
– Colar papel kraft grande no chão.
– Desenhar várias letras A e números 1.
– Entregar pincéis para grupos e incentivar: “Vamos pintar o A com azul e o 1 com amarelo!”
– Revezar entre as crianças.
– O professor deve organizar a ordem e elogiar a cooperação entre os pares.
✨ Atividade 2: Colando os adesivos no mural
Desenvolvimento passo a passo:
– Distribuir adesivos de letra A e número 1.
– Orientar: “Cole a letra A perto de outra letra A.”
– Deixar que explorem livremente.
– O professor deve observar, chamar atenção para agrupamentos e reforçar as relações visuais.
✨ Atividade 3: Música do A com roda
Desenvolvimento passo a passo:
– Cantar música simples com letra A:
“A de amor, A de avião,
Vamos bater palma e fazer coração!”
– Rodar, pular e bater palmas conforme o som da música.
– O professor deve cantar com eles e conduzir a brincadeira com alegria.
✅ Avaliação:
Observar o comportamento social, a participação em grupo e a relação com os símbolos aprendidos. Valorizar o trabalho em equipe e o progresso na linguagem visual.
🟪 SEXTA-FEIRA
Campo de experiência:
- Corpo, gestos e movimentos
- Espaços, tempos, quantidades…
Habilidades da BNCC:
- EI02CG03 – Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar)…
- EI02ET08 – Registrar com números a quantidade de crianças…
🎯 Objetivo:
Consolidar o aprendizado da letra A e número 1 com brincadeiras, contagem e movimento livre.
🧠 Metodologia:
Promover jogos motores, leitura rápida de imagens e contagem com objetos reais.
🧰 Recursos didáticos:
- Cartões de letras e números
- Caixa com objetos diversos
- Aros, cordas ou cones
- Tinta para registro com dedo
✨ Atividade 1: Circuito do A e do número 1
Desenvolvimento:
– Criar percurso com aros e cones.
– Em cada parada, mostrar uma letra ou número.
– Dizer: “Vamos pular até o A! Agora corra até o número 1!”
– O professor deve guiar cada etapa e reforçar os nomes.
✨ Atividade 2: Contando os brinquedos
Desenvolvimento:
– Entregar caixas com objetos (1 bola, 1 boneca, 1 carrinho…).
– Pedir que contem com o professor.
– Dizer: “Quantos temos aqui? Só 1!”
– Repetir com diferentes crianças.
✨ Atividade 3: Pintura com o dedo no número 1
Desenvolvimento:
– Entregar folha com número 1.
– Molhar o dedo na tinta e carimbar sobre o traçado.
– Estimular: “Vamos enfeitar o número 1 com bolinhas de dedo!”
– O professor deve ajudar a controlar o uso da tinta e valorizar cada obra.
✅ Avaliação:
Observar o reconhecimento final dos símbolos, a participação nos movimentos e o progresso individual. Reforçar com carinho tudo o que aprenderam na semana!