Plano de Aula Primavera Educação Infantil BNCC - Semanal e Diário
Oi, pessoal! 🌸 A primavera chegou e com ela, o mundo se enche de cores e vida! E é claro que queremos que nossos pequenos vivenciem toda essa magia, não é mesmo?
Por isso, preparei um plano de aula sobre primavera, super especial focado na Educação Infantil, totalmente alinhado com a BNCC, para ajudar você a trazer o espírito da primavera para dentro da sala de aula. Vamos conferir?
Veja também: Plano de aula setembro amarelo educação infantil
Plano de Aula Semanal sobre a primavera educação infantil bncc
Plano de aula – Tema: Primavera
Data: [Inserir a data]
Turma: Educação Infantil (4 a 5 anos)
Direitos de Aprendizagem:
- Participar
- Conviver
- Expressar
- Brincar
- Explorar
Campos de Experiência:
- O Eu, o Outro e o Nós
- Corpo, Gesto e Movimento
- Traços, Sons, Cores e Formas
- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Objetivos de Aprendizagem Selecionados:
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
- (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
- (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
- (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
- (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, personagens e a estrutura da história.
- (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Segunda-feira – Introdução à Primavera
Atividades:
- Roda de Conversa sobre a Primavera: A professora apresenta imagens de flores, árvores e animais que aparecem na primavera. As crianças falam sobre o que sabem sobre a estação e as mudanças que percebem na natureza.
- Objetivo: EI03EO01
- Roda de Conversa sobre a Primavera: A professora apresenta imagens de flores, árvores e animais que aparecem na primavera. As crianças falam sobre o que sabem sobre a estação e as mudanças que percebem na natureza.
- Exploração de Flores de Brinquedo e Reais: As crianças exploram flores de brinquedo e flores reais, tocando e cheirando, enquanto discutem suas cores e formas.
- Objetivo: EI03CG01
- Exploração de Flores de Brinquedo e Reais: As crianças exploram flores de brinquedo e flores reais, tocando e cheirando, enquanto discutem suas cores e formas.
- Desenho Livre sobre a Primavera: As crianças desenham o que mais gostam da primavera, utilizando tintas ou giz de cera. Elas são incentivadas a usar muitas cores para representar flores, árvores e animais.
- Objetivo: EI03TS02
- Desenho Livre sobre a Primavera: As crianças desenham o que mais gostam da primavera, utilizando tintas ou giz de cera. Elas são incentivadas a usar muitas cores para representar flores, árvores e animais.
Terça-feira – Movimentos e Brincadeiras da Primavera
Atividades:
- Brincadeira de Imitar Animais da Primavera: As crianças imitam os movimentos dos animais que aparecem na primavera, como pássaros voando ou borboletas dançando. Elas são incentivadas a expressar suas emoções por meio do movimento.
- Objetivo: EI03CG01
- Brincadeira de Imitar Animais da Primavera: As crianças imitam os movimentos dos animais que aparecem na primavera, como pássaros voando ou borboletas dançando. Elas são incentivadas a expressar suas emoções por meio do movimento.
- Contação de História sobre Flores e Animais: A professora conta uma história sobre a primavera, focando nos ciclos das flores e dos animais. As crianças observam as ilustrações e participam ativamente com perguntas.
- Objetivo: EI03EF04
- Contação de História sobre Flores e Animais: A professora conta uma história sobre a primavera, focando nos ciclos das flores e dos animais. As crianças observam as ilustrações e participam ativamente com perguntas.
- Atividade Escrita: As crianças tentam desenhar e escrever o nome de suas flores favoritas, com a ajuda da professora, utilizando imagens e rótulos de flores.
- Objetivo: EI03EF03
- Atividade Escrita: As crianças tentam desenhar e escrever o nome de suas flores favoritas, com a ajuda da professora, utilizando imagens e rótulos de flores.
Quarta-feira – Arte e Criatividade da Primavera
Atividades:
- Pintura e Colagem com Folhas e Flores: As crianças fazem colagens utilizando folhas e flores secas ou desenham suas próprias versões das plantas que viram. Elas exploram diferentes formas e texturas.
- Objetivo: EI03TS02
- Pintura e Colagem com Folhas e Flores: As crianças fazem colagens utilizando folhas e flores secas ou desenham suas próprias versões das plantas que viram. Elas exploram diferentes formas e texturas.
- Jogo de Sequência com Números: As crianças organizam cartões com números em ordem e associam cada número a uma quantidade de flores. Elas são incentivadas a contar e comparar quantidades.
- Objetivo: EI03ET07
- Jogo de Sequência com Números: As crianças organizam cartões com números em ordem e associam cada número a uma quantidade de flores. Elas são incentivadas a contar e comparar quantidades.
- Desenho da Natureza: As crianças desenham paisagens da primavera e falam sobre os elementos que desenharam (árvores, flores, animais). A professora ajuda a identificar as partes da natureza.
- Objetivo: EI03EF03
- Desenho da Natureza: As crianças desenham paisagens da primavera e falam sobre os elementos que desenharam (árvores, flores, animais). A professora ajuda a identificar as partes da natureza.
Quinta-feira – Explorando a Natureza na Primavera
Atividades:
- Caminhada pelo Jardim ou Quintal: As crianças fazem uma caminhada em um espaço verde, observando as plantas e os insetos ao redor. Elas são incentivadas a tocar as folhas e flores e comentar o que estão vendo.
- Objetivo: EI03EO01
- Caminhada pelo Jardim ou Quintal: As crianças fazem uma caminhada em um espaço verde, observando as plantas e os insetos ao redor. Elas são incentivadas a tocar as folhas e flores e comentar o que estão vendo.
- História Coletiva: As crianças criam uma história coletiva sobre a primavera. Cada criança contribui com uma parte da história, descrevendo uma flor ou animal que aparece durante a primavera.
- Objetivo: EI03EF04
- História Coletiva: As crianças criam uma história coletiva sobre a primavera. Cada criança contribui com uma parte da história, descrevendo uma flor ou animal que aparece durante a primavera.
- Atividade Escrita: As crianças desenham a história coletiva criada e a professora escreve as falas ou ideias de cada uma para formar um pequeno livro de primavera da turma.
- Objetivo: EI03EF03
- Atividade Escrita: As crianças desenham a história coletiva criada e a professora escreve as falas ou ideias de cada uma para formar um pequeno livro de primavera da turma.
Sexta-feira – Fechamento da Semana: Primavera
Atividades:
- Dança da Primavera: As crianças participam de uma dança livre, onde podem se movimentar como flores balançando ao vento ou borboletas voando. A professora coloca músicas suaves e alegres para estimular a criatividade e a expressão corporal.
- Objetivo: EI03CG01
- Dança da Primavera: As crianças participam de uma dança livre, onde podem se movimentar como flores balançando ao vento ou borboletas voando. A professora coloca músicas suaves e alegres para estimular a criatividade e a expressão corporal.
- Recontagem da Semana: As crianças recontam o que aprenderam durante a semana sobre a primavera. Elas podem usar fantoches ou objetos da natureza para ajudar a recontar.
- Objetivo: EI03EF04
- Recontagem da Semana: As crianças recontam o que aprenderam durante a semana sobre a primavera. Elas podem usar fantoches ou objetos da natureza para ajudar a recontar.
- Atividade Escrita: As crianças fazem um desenho da sua atividade favorita da semana e escrevem o que mais gostaram da primavera, com o apoio da professora.
- Objetivo: EI03EF03
- Atividade Escrita: As crianças fazem um desenho da sua atividade favorita da semana e escrevem o que mais gostaram da primavera, com o apoio da professora.
Recursos Utilizados:
- Imagens de flores, árvores e animais
- Flores reais e de brinquedo
- Materiais para colagem (folhas e flores secas)
- Tintas, pincéis e papéis para atividades de colagem e pintura
- Cartões numéricos para atividades de sequência
- Vídeos e músicas sobre a primavera
Avaliação:
A avaliação será contínua, com foco na observação da participação das crianças nas atividades, na interação com os colegas e na capacidade de expressar-se oral e artisticamente. A professora deve observar também o interesse das crianças nas histórias e atividades de contagem.
Esse plano de aula sobre a Primavera para Educação Infantil de acordo com BNCC foi criado para explorar a primavera de maneira lúdica e interativa, incentivando as crianças a expressarem-se de diversas formas, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades motoras, cognitivas e emocionais.
Confira também: Planos de aulas pronto para educação infantil
Por Que Celebrar a Primavera na Educação Infantil?
Despertar dos Sentidos
A primavera é a época perfeita para explorar os sentidos das crianças. Com novas cores, texturas e cheiros, cada atividade se transforma em uma descoberta!
Cofira: Cursos para professores da educação infantil
Aprendendo com a Natureza
As lições de ciências naturais se tornam muito mais palpáveis quando observamos as mudanças que ocorrem na natureza durante a primavera. É uma chance de ouro para falar sobre plantas, animais e como cada ser vive e se transforma.
Plano de Aula Primavera: O que Vamos Aprender?
Este plano de aula está recheado de atividades interativas que ajudarão as crianças a entenderem e celebrarem esta linda estação. Aqui vai um gostinho do que vem por aí:
Arte e Natureza (H3)
Vamos usar elementos naturais para criar arte! Folhas, flores e pequenos galhos se transformam em pincéis e parte da paleta de cores.
Histórias ao Ar Livre
Que tal levar a hora do conto para fora da sala? Com histórias que celebram a natureza, as crianças poderão vivenciar cada parte da narrativa com o cenário natural ao redor.
Integrando o Plano à BNCC
Cada atividade foi cuidadosamente planejada para atender aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo que além de divertidas, cada tarefa contribua para o desenvolvimento educacional das crianças.
Conclusão: Vamos Florescer Juntos!
A primavera é uma das épocas mais bonitas do ano e uma excelente oportunidade para enriquecer as aulas. Com este plano de aula, você não só celebra a estação mas também promove um aprendizado significativo e alinhado com a BNCC. Vamos juntos fazer desta primavera um período inesquecível para nossos pequenos exploradores!
Espero que esse post ajude você a inspirar e engajar seus alunos de forma divertida e educativa. Não se esqueça de adaptar as atividades conforme as necessidades e interesses da sua turma. Feliz primavera! 🌼